Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Palanque
Lançamento do Programa Agrovilas, realizado ontem, se transformou em um verdadeiro palanque eleitoral. Não há como negar. Pelo menos dois pré-candidatos discursaram: o atual deputado Tony Carlos e o presidente da Cohagra, Wagner do Nascimento. E na plateia ainda estava o vice-prefeito Almir Silva, que também está no páreo. E, nos bastidores do evento, o que não se falava era da situação difícil do prefeito Paulo Piau em relação ao processo eleitoral do ano que vem. O que dizem é que ele está com “a batata quente nas mãos”.
Mulher na política
Por falar em eleições, Uberaba possui pretensas candidatas femininas. Temos aí Luciene Fachinelli (PSL), Marilda Ribeiro (PMDB) e Eclair Gonçalves (DEM). Vamos ver se todas elas vão emplacar candidatura em 2014. Até porque, com mandato eletivo, só temos Denise Max, na Câmara de Vereadores.
Voluntariado
O que não falta agora são pessoas trabalhando de forma voluntária na política. Na Prefeitura, nós temos a primeira-dama Heloísa Piau. Agora, a coluna recebe informações de que Werner, irmão do presidente Wagner do Nascimento, também parece fazer o mesmo na Cohagra. Segundo informações recebidas pela coluna, ele “bate o ponto” lá todos os dias, sem ter nomeação ou ser servidor de carreira.
Gasoduto - E o que tem de gente enchendo a bola do prefeito Paulo Piau pelo fim do impasse envolvendo a construção do gasoduto! Até outdoor está nas ruas. E pelas redes sociais a rasgação de seda é total.
Verba - Nota distribuída ontem por assessoria de imprensa informa que o senador Clésio Andrade requereu R$500 mil ao Ministério da Saúde. Os recursos serão destinados à reestruturação do Hospital Universitário de Uberaba. Nada como ano pré-eleitoral.
Confirmado
Em meio à possibilidade de ter a votação barrada pela Justiça, Câmara Municipal de Uberaba confirmou ontem a inclusão da Lei Orçamentária Anual na pauta de votação da sessão desta segunda-feira, dia 9.
Apelação
Advogado do Conselho Municipal de Saúde, Frederico Fortes confirma que vai na segunda-feira a Belo Horizonte tentar impedir a votação da LOA no Tribunal de Justiça. Em primeira instância o pedido levou bomba.
Correto - Juiz Timóteo Yagura fez bem em negar a liminar que tentava impedir a votação da proposta orçamentária pretendida pelo Conselho Municipal de Saúde. O argumento dele foi de ser temerário interferir no Poder Legislativo. E outra: durante a votação pela Câmara, a matéria deverá ser discutida, sendo possível inserir emendas que aumentem o valor dos recursos para a Saúde.
Atraso - Adriano Cesar Leal, secretário-geral do Pros Uberaba, acredita que o município está atrasado quanto ao apoio aos profissionais de esporte em relação às demais cidades da região. Segundo ele, o poder público não faz sua parte como mola propulsora para captação junto às empresas locais, “deixando desportistas, na maioria das vezes simples mortais, relegados à própria sorte ou ajuda de amigos”. A afirmação foi feita durante a Conferência para Captação de Recursos.
Reclamação
Abandono de imóvel localizado na avenida Francisco Pagliaro, 210, no São Benedito, gera reclamações à coluna. Informações dão conta que a casa, doada à igreja São Benedito, está desocupada há um ano. E isso faz com que o local seja invadido por vândalos e drogados. O pedido é para que a instituição, que recebeu o imóvel através de uma doação, tome providência para que o mesmo seja ocupado.
Copa do Mundo
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi ofuscado pela beleza da apresentadora Fernanda Lima. Ela chamou mais atenção do que o sorteio, propriamente dito. E quem assinou o visual dela foi o stylist uberabense (isso mesmo, uberabense) Rodrigo Grunfeld, que também cuida do figurino dela no programa “Amor & Sexo”. Nossa cidade sempre em todas!
Insegurança pública
Moradores do conjunto Alfredo Freire estão indignados com a falta de policiamento. É praticamente impossível ver alguma viatura fazenda algum tipo de ronda. Complicado!
Ilegal
Possível greve da Guarda Municipal é considerada ilegal. Comunicado já foi repassado à corporação através do procurador-geral Paulo Salge, que também afirma que as reivindicações não podem ser atendidas de imediato.