(Foto/Divulgação)
"Entrei pela porta da frente e vou sair pela porta da frente", disse Aguinaldo Silva ao confirmar que está deixando o cargo de Secretário do Agronegócio. Vai sair do governo sem briga, mas por opção. Quer se dedicar mais aos seus próprios negócios. Mas Aguinaldo vai aguardar a definição do nome do seu substituto para fazer a transição. Discreto, porém extremamente dedicado, Aguinaldo conferiu eficiência, respeito e transparência à pasta do Agronegócio durante sua gestão. Fez um trabalho digno de todos os elogios.
QUEBRA DE TABUS
Dentre os feitos de Aguinaldo no comando da Sagri talvez o maior tenha sido a reforma do Mercado Municipal. Com seu estilo de político habilidoso e experiente, ele manteve o diálogo permanente e respeitoso com os permissionários, evitando atritos e desgastes no relacionamento com o governo. Mesmo quando a empreiteira abandonou a obra, Aguinaldo manteve a serenidade de um lado, e do outro, o pulso firme para buscar o ressarcimento total dos prejuízos. Tanto assim que pela primeira vez na história de Uberaba o governo recebeu um seguro garantia de uma obra pública. Foram mais de R$ 230 mil nesse caso do Mercadão. Além disso, Aguinaldo implantou a Feira do Produtor nos fins de semana, e trouxe uma edição especial para o Calçadão, um feito inédito que resultou num grande sucesso. Foram muitos outros feitos da Secretaria sob sua batuta, incluindo os programas de melhoramento genético animal nas pequenas propriedades rurais do município, por exemplo. Tomara que quem vier a sucedê-lo dê continuidade a todo esse trabalho vitorioso.
BACCHERETTI EM UBERABA
Secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, virá a Uberaba nesta segunda-feira para conhecer o serviço prestado pelo Instituto Maria Modesto, que realiza atendimentos na área de saúde mental sob gestão da Sociedade Educacional Uberabense. De lá o secretário seguirá para o Hospital Mário Palmério, onde irá almoçar. Na agenda oficial de Bacchereti está ainda uma reunião com secretários de saúde e prefeitos da região para tratar sobre demandas diversas.
SAMU EM PAUTA
Certamente a demora no início das operações do Samu regional estará na pauta da reunião do secretário de Estado da Saúde na sua vinda a Uberaba. Vale lembrar que apenas o Triângulo Sul ainda não conseguiu implantar o serviço regional de atendimento médico de urgência.
ATRASO
Inicialmente, a previsão indicava início de agosto para o início das atividades do SAMU regional. Mas deve demorar um pouco mais, porque muitas licitações não prosperaram por falta de interessados. Agora já se fala em final de agosto ou início de setembro como data provável. Oremos!
MAIS LEITOS
Depois de pedir mais leitos no Hospital de Clínicas, semana passada, a prefeita Elisa deverá pedir o credenciamento de mais leitos no Hospital Regional. Elisa já determinou à secretária de Saúde, Valdilene Rocha, que providencie os ofícios sobre a necessidade de ampliação de leitos.
ESCOLHA
Considerado um dos delegados mais eficientes que já passaram por Uberaba em todos os tempos, o ex-deputado estadual Heli Andrade, o Grilo, foi o entrevistado do programa O Pingo do Jota desta quarta-feira. Defendeu uma atualização urgente no Estatuto da Criança e do Adolescente, para se adequar aos tempos modernos. Para ele, todo adolescente a partir de 16 anos de idade que comete crime violento deveria responder como adulto, exceto no local de cumprimento da pena. O adulto fica no sistema prisional, enquanto o adolescente começa no sistema socioeducativo inicialmente e depois segue para o outro sistema. “Aí você me pergunta: vai lotar a penitenciária de presos? Pois eu acho preferível encher a cadeia de presos do que a sociedade de vítimas”.
NA BALANÇA
Por outro lado, Grilo considera mais importante punir quem comete um crime violento do que reduzir a maioridade penal. Ele cita o exemplo dos Estados Unidos, onde as sentenças estabelecem o tempo da pena e a partir de quando o condenado terá direito à progressão de pena. Mas nunca antes de cumprir pelo menos 80% da pena a que foi condenado.
DECLARADO
Ex-deputado Heli Andrade, o Grilo, continua evitando falar em candidatura pessoal a deputado no ano que vem. Por enquanto, apenas assume que vai trabalhar, ou melhor, está trabalhando pela eleição do senador Cleitinho a governador. Resta saber se Cleitinho vai mesmo encarar essa disputa, ou está apenas se cacifando.
DESELEGANTE
“Achei de extrema indelicadeza o Mateus (Simões) falar que está esperando o (Rodrigo) Pacheco sair para ele entrar no PSD”. Declaração é do ex-deputado Heli Andrade, o Grilo, criticando a declaração recente do vice-governador de Minas sobre seu potencial adversário nas urnas em 2026 na disputa pelo governo do Estado.
SEBO NAS CANELAS
Bastou a prefeita Elisa, que é vice-presidente estadual do PSD, dizer que o partido em Minas deve apoiar a continuidade do governo Zema nas eleições do ano que vem para o senador Rodrigo Pacheco se movimentar. Ainda filiado ao PSD, Pacheco começou a andar pelo Estado em visíveis atos de campanha. No site da revista “Veja” consta que “o ex-presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, só deve anunciar sua pré-candidatura ao governo de Minas Gerais no segundo semestre, mas já corre o estado e fala como candidato a governador.”
EM TODAS
A Veja online vai além: “Com a agenda lotada de prefeitos — de diferentes regiões de Minas, que vão até o senador declarar apoio e se oferecer para organizar a campanha –, Pacheco tem corrido o estado em inaugurações de obras. Nesses eventos, costuma destacar que foi graças ao seu papel como chefe do Legislativo que “Minas Gerais voltou a figurar no Orçamento do Brasil”. Antes de Elisa, Pacheco estava “deitado em berço esplêndido”. Resta saber se o PSD vai optar por Mateus Simões ou Rodrigo Pacheco para ser seu candidato ao governo de Minas em 2026...
A PRÓXIMA?
Depois da Praça do Zé do Tiro, que agora está clara como a luz do dia, será que os usuários da avenida Filomena Cartafina poderão ser contemplados com iluminação pelo menos no trecho entre a Tonico da Santos e os condomínios lindeiros? Não custa sonhar...EFEITO COLATERALA Usina Coruripe anunciou nesta semana que vai adiar a construção de uma nova unidade em Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, e outra unidade em União de Minas (MG). No total, o investimento passaria dos R$ 600 milhões. A Usina Coruripe justificou a suspensão dos investimentos em razão do atual cenário econômico do país, com taxas de juros absurdamente altas.