Como era previsto, a Justiça Eleitoral foi acionada para se posicionar sobre a suposta ocorrência de fraude na composição da chapa de vereadores do União Brasil, bem como contra os vereadores Baltazar da Farmácia e Lu Fachinelli, reeleitos pelo partido. Ação foi proposta pela Comissão Executiva Provisória do Podemos, representada pelo presidente Elias Divino, e protocolada na tarde desta terça-feira.
CANDIDATURA DE ARAQUE
Na inicial da ação de investigação judicial eleitoral, o Podemos alega que o União Brasil utilizou “candidatura fictícia no intuito de fraudar a cota de gênero”. Argumenta, também que o UB “se valeu, para a prática da ilicitude, de candidata que emprestou seu nome para o cumprimento da proporcionalidade determinada na Lei eleitoral. Trata-se de candidatura meramente formal” – destaca o Podemos.
TUDO ZERADO
O Podemos ainda sustenta que além de registrar apenas 2 votos no dia 6 de outubro, a candidata do União Brasil “está com a prestação de contas zerada até a presente data”, além de “ausência total de qualquer movimentação financeira, evidenciando que a candidatura, também por isso, foi de fachada”. Por fim, destaca que a candidata não praticou qualquer ato efetivo de campanha eleitoral: seus perfis nas redes sociais são fechados e sequer teriam sido usados durante a campanha para promoção de seu nome ou apresentação de propostas. Apenas na noite do dia 5 de outubro, véspera da eleição, ela teria se manifestado pelo Facebook. Não participou de eventos políticos, nem distribui santinhos – aponta a inicial do Podemos.
E AGORA?
O Podemos pede a suspensão da diplomação de todos os candidatos eleitos pelo União Brasil, assim como a recontagem dos votos com novo cálculo do quociente eleitoral de acordo com os votos válidos remanescentes, excluindo-se os votos do UB, o que resultaria da cassação da chapa de vereadores, inelegibilidade dos que eventualmente teriam praticado a fraude e daqueles que supostamente anuíram com ela e invalidar a reeleição dos vereadores Baltazar da Farmácia e Lu Fachinelli, eleitos pelo partido. Representam o Podemos os advogados Raphael Miziara e Jacob Estevam.
POR QUE O PODEMOS?
Se o Podemos lograr êxito na ação contra o União Brasil, há quem entenda que os vereadores Professor Wander e Elias Divino poderão se beneficiar, sendo guindados às cadeiras que hoje seriam de Lu Fachinelli e Baltazar da Farmácia. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela.
RODA DE CONVERSA
Candidata à reeleição, a prefeita Elisa esteve na CDL na noite de segunda-feira, para roda de conversa com os dirigentes lojistas. Além do presidente Fernando Lucas, lá estavam dentre outros os diretores Alceu Vieira Neto, Matusalém José Alves, Mário Vilmair, Angelo Crema, Orlando Vieira e Lourival (Panela) futuro presidente da entidade classista. Confira a foto:
(Foto/Divulgação)
COMPANHEIRO
Vice-governador Mateus Simões deve voltar a Uberaba neste fim de semana, para caminhada em apoio à reeleição de Elisa.
MAIS ÁGUA
Marca “Água Nobre” agora integra o Grupo Agronelli. Foi adquirida pelo arrojado empreendedor Marco Túlio Paolinelli.
MUDANÇA DE MÃOS
As quatro unidades da rede Bretas em Uberaba está sendo negociada com o Supermercado BH, que quer ampliar sua participação na cidade. Sinal que vem tendo bons resultados aqui. Aliás, o BH é um dos principais patrocinadores do Uberaba Sport Club, que vem conquistando vitórias importantes nessa temporada.
OLHA A DENGUE!
Novo LIRAa deve ser divulgado no dia 1º de novembro. Os levantamentos começarão a ser feitos na semana que vem, em todos os bairros da cidade. Informação é do diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção. Segundo Matheus, com a volta das chuvas, é preciso redobrar a atenção aos potenciais criadouros do Aedes, de modo a prevenir a dengue.
COLETA
De janeiro até 14 de outubro, a Prefeitura recolheu nada menos do que 131 mil quilos de material inservível, vulgo entulho, nas ruas da cidade. O caminhão da Zoonoses não tem trégua...
Ê Ê Ê FUMACÊ
Para não ficar mais à mercê do Estado, a Prefeitura contratou empresa para fazer o trabalho do Fumacê pela cidade, priorizando os bairros onde for constatada real necessidade. Paralelamente, segundo Matheus Assumpção, Uberaba aderiu à ata de registro de preços do Consórcio do Alta Paranaíba para contratar empresa de drone, com o objetivo de monitorar áreas sensíveis e colocar assertivamente pastilhas em caixas d´água abertas. Os drones não serão usados para pulverização de inseticida lá do alto.
VEZ DOS ESTREANTES
Esta semana, os novatos eleitos para o Legislativo a partir de 2025 foram convidados para sessão da Câmara. Dois deles tiveram oportunidade de falar. Ripposati Filho (PSD) optou por fazer uma homenagem póstuma ao pai, saudoso vereador João Gilberto Ripposati e garantiu que honrará a memória dele. Ellen Miziara (PL), por sua vez, prometeu muito trabalho e garantiu posição independente de diferenças ideológicas.
ENGAVETADO!
Mas o ponto alto da sessão de boas-vindas aos novatos foi o pronunciamento da vereadora reeleita Rochelle Bazaga. Além de destacar a necessidade de ter mais mulheres no Legislativo, ela cobrou o desengavetamento de projeto de Resolução de sua autoria que institui a licença maternidade para vereadoras. O projeto foi apresentado no ano passado, mas até hoje não entrou na pauta...
HOMENAGEM
Deputada federal e primeira-dama de Uberlândia, Ana Paula Junqueira Leão será homenageada pela ABCZ na abertura da Expoleite, no dia 23, no Pavilhão multiúso do Parque Fernando Costa. Além da parlamentar, receberão o Mérito Expoleite 2024 João Cruz Reis Filho e Leo Machado Ferreira. Evento está marcado para as 10h.