Meritocracia reconhecida
Os brasileiros Arthur de Oliveira Abrantes e Walquíria Lajoia Garcia estão entre os 212 estudantes estrangeiros admitidos este ano pela prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O resultado acaba de ser informado aos candidatos, que têm até 1º de maio para decidir pela matrícula. O que chama a atenção nesse fat os dois jovens estudaram exclusivamente em escolas públicas, sendo que Arthur concluiu o ensino médio no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, enquanto Walquíria concluiu seus estudos em colégios militares. Com apenas 18 anos de idade, natural de Paracatu (MG), filho de mecânico e de cuidadora de idosos, ele não teria como bancar uma despesa anual de mais de R$ 250 mil. Com a ajuda da bolsa de estudos, Arthur sempre tirou boas notas na escola e gostou de estudar. Pelo visto, terá uma carreira profissional brilhante pela frente.
À bala
A guerra pelo controle de partidos políticos em Uberaba tem chegado a níveis impensáveis nos bastidores. O clima anda pesadíssimo, com brigas e bate-bocas marcados por uma baixaria sem precedentes. Numa dessas brigas, a disputa pelo comando de um partido levou dois ex-amigos e hoje adversários à troca de acusações, sendo que, ao final, um deles ameaçou o outro de morte. Segundo consta, quem perdeu a sigla chegou a dizer que contrataria jagunços para apagar o “ladrão de partido”.
Beijim-beijim
Como em política 2 mais 2 não são necessariamente 4, levem em consideração a reaproximação entre Ricardo Saud e Anderson Adauto. Saud integrou o 1º escalão do governo AA e, ao deixar o cargo, tornou-se inimigo do ex-prefeito. Como o mundo dá voltas, Ricardo e AA estão aos poucos aparando as arestas do passado. Tanto assim que Saud até convidou Anderson para feijoada no fim de semana. Detalhe: AA não foi. Estava com dengue.
Novos amigos? - Uma foto correndo nas redes sociais chama a atenção. Almir Silva, vice-prefeito de Piau, aparece ao lado de Ricardo Saud e do deputado estadual Lerin. O encontro foi no final de semana. Estaria aí uma nova dobradinha para o pleito desse ano? Nos bastidores há rumores de que o PR estaria com um pé fora do governo municipal.
5 – Um, dois, três... Uberaba deve ter pelo menos cinco ou seis candidatos a prefeitos em outubro, entre candidatos de verdade e aqueles que estão apenas “jogando o jogo”. As reuniões nas madrugadas têm sido uma constante. O fato é que até o dia 14, quando termina o prazo para o envio das listas de filiações, muita água vai rolar debaixo da ponte chamada eleição municipal.
Protesto dos prefeitos
Prefeitos e vereadores de toda a região vão participar de uma carreata de protesto contra a queda nas receitas e o aumento das obrigações dos Municípios pelo Estado e União. A concentração dos manifestantes acontecerá no trevo de saída para São Paulo, de onde sairão em carreata até a Ceasa. Dali os manifestantes seguirão até o Plenário da Câmara para reunião com representantes do Legislativo federal e Judiciário.
Muito barulho
Intenção dos prefeitos é chamar a atenção para os problemas que vêm enfrentando. A falta de recursos e a queda nos repasses deixaram todos os prefeitos de pires na mão, justamente nos municípios onde os problemas se avolumam. Por isso, vão fazer uma megaoperação de protesto na BR-050 nesta sexta feira. As ações devem ocorrer em todo o Brasil. Em Uberaba, os 27 municípios da região já confirmaram presença.
Vai ter coragem?
Integrantes do Movimento Acorda Uberaba vão se concentrar na porta do escritório político do deputado federal Aelton Freitas nesta sexta-feira, às 16h30. Os manifestantes vão cobrar uma definição do parlamentar em relação ao processo de impeachment. Resta saber se o deputado vai recebê-los ou vai preferir ficar em Brasília...
Marcando território
A turma do Acorda Uberaba também esteve com os cinco vereadores da bancada do PR na Câmara Municipal, aos quais pediram apoio ao Movimento e, principalmente, para serem recebidos por Aelton depois de amanhã.
Falta pouco
Para quem já está com saudade, uma garantia: vai ter JM Magazine este mês. A revista entrou na fase final de produção e virá recheada de conteúdo. Dentro de poucos dias estará prontinha para ser folheada por seus leitores.