Tesoura afiada
O enxugamento da máquina administrativa deve ser mais abrangente do que tem sido dito até aqui. Segundo a secretária Eclair Gonçalves, os cortes vão atingir uma grande quantidade de cargos de confiança, como tem sido dito. Na Secretaria de Administração, por exemplo, as diretorias deverão ser reduzidas drasticamente. Mas os cortes vão alcançar outras despesas para os cofres públicos. Na mira da tesoura afiada do prefeito Paulo Piau deverá entrar, ainda, a devolução de carrões locados para atender as secretarias. Vão ficar no máximo dois ou três para eventualidade, segundo Eclair.
E o concurso?
A pergunta que não quer calar é “quando sai a homologação definitiva do resultado do concurso público na Prefeitura de Uberaba?” A diretora da Central de Recursos Humanos da PMU, Sandra Barra, explica que a data final para essa homologação é 7 de julho. No entanto, ela acredita que será possível antecipar o resultado para final de maio, início de junho.
Cautela
A propósito, a substituição dos contratados pelos aprovados no concurso público será gradativa. A secretária Eclair Gonçalves explica que essa decisão está alicerçada em dois pilares: evitar comprometer o andamento do serviço prestado à população, com a troca de servidores já acostumados ao serviço por novatos que ainda estão ingressando no serviço público, e, paralelamente, não causar uma sangria gigantesca nos cofres públicos com as rescisões dos contratos de trabalho. É bem verdade que, na rescisão, os contratados vão receber apenas 13º e férias, ambos proporcionais. O problema é que são muitos contratados...
Economia – Sandra Barra ressalta, também, que a economia tributária para o Município deverá girar em torno de R$800 mil por mês, apenas com a troca do INSS pelo Ipserv para o recolhimento da contribuição previdenciária dos concursados. Vale lembrar que a PMU gasta atualmente R$24 milhões (valor bruto) por mês com a folha salarial de seus 8.400 servidores.
Atrativo – Sandra Barra avalia que o Plano de Cargos e Salários implantado recentemente serviu para atrair candidatos de excelente nível técnico para os diversos cargos oferecidos no concurso da PMU, o que deve elevar a qualidade do serviço prestado à população.
E o café???
Pois é. Aquela compra de mais de 10 mil quilos de café pela Secretaria de Administração, publicada no Porta Voz da véspera do feriado, tem uma explicação convincente. Segundo Fátima Bessa, responsável pelo setor de compras da PMU com 38 anos de “casa”, esse café todo será usado para abastecer as diversas secretarias municipais, e não apenas a de Administração. Intenção é criar um estoque regulador de mercadorias, com o fornecimento do produto pelo vencedor da licitação à medida que houver necessidade. Para chegar a esse volume de 10 mil quilos, o Município fez a média do consumo dos últimos 12 meses.
Preço X preço
Fátima Bessa também ressalta que a diferença de preço do quilo do café nas duas licitações homologadas e publicadas no Porta Voz da semana passada está relacionada à obrigatoriedade de cumprimento de uma lei de reserva de quotas. Até 25% do volume total do produto licitado precisam ser comprados de microempresas e empresas de pequeno porte. E essas empresas menores não conseguem competir com as grandes no preço, o que gera sempre alguma diferença. Ou seja, a lei de quotas de um lado protege os pequenos, de outro dá prejuízo ao Poder Público.
Esgotado
O primeiro lote de vacinas contra a gripe H1N1 acabou num piscar de olhos. Secretário municipal de Saúde, Túlio Cury, espera para os próximos dias a liberação de mais um lote para Uberaba.
Dia D
Cerca de 30 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe H1N1 nesse primeiro lote. Mas Uberaba tem direito a 73.150 doses. Esta semana a nova remessa precisa chegar aqui, porque sábado, dia 30, é o Dia D da campanha de vacinação este ano. Todas as 35 unidades básicas de saúde vão participar da campanha, durante o dia todo, para cumprir a meta de vacinar pelo menos 58.520 uberabenses, ou o equivalente a 80% da população alvo.
Caiu na Rede
Alvo de discórdia nos últimos dias, a Rede (partido de Marina Silva) até agora só tem quatro filiados em Uberaba: Fabrício Araújo, Cacá Peres, Herval Ferreira Neto e Ari Zabin. Todos eles se filiaram no dia 1º deste mês, com registro oficializado no dia 15. Nem o empresário Nagib Facury, nem o presidente do Sinduscon, Roberto Velludo, aparecem como filiados oficialmente à Rede.
É hoje!
Hoje tem lançamento da JM Magazine para anunciantes e parceiros, logo mais à noite. E amanhã os exemplares estarão nas bancas. Mate sua curiosidade reservando desde já o seu exemplar na banca mais próxima da sua casa!