Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Limites
Alunos da UFTM passaram dos limites ontem ao protestar na porta do prédio onde mora o reitor Virmondes Rodrigues Junior. E pior, utilizando palavras de baixo calão e acusações sem fundamento. Até a PM teve que ser acionada. Atitudes como esta desvirtuam o movimento estudantil, onde existem reivindicações legítimas. Com isso fica claro e evidente que por trás das manifestações e a ocupação do prédio está o grupo que pretende disputar as eleições na instituição. Tudo politicagem. Algo repugnante. Os alunos não podem servir de massa de manobra.
Perdendo a razão
Quanto à reunião extraordinária do Conselho Superior Universitário (Consu) da UFTM, que iria discutir quarta-feira as reivindicações, os alunos conseguiram, no início da semana, as assinaturas necessárias para realizá-la. Mas, ao invadirem o prédio, na terça-feira, um dia antes de levar as reivindicações para o debate legítimo, eles perderam não só a razão como o apoio daqueles que haviam assinado a convocação. Muitos retiraram os nomes e a reunião foi cancelada. Algo até previsível.
Pegou mal
O posicionamento contrário ao armamento da Guarda Municipal, feita no fim de semana por Paulo Piau, não foi bem recebido pelo contingente. A GM aguardava um posicionamento favorável do prefeito, visto que a proposta foi plenamente discutida na campanha eleitoral.
Copervale
Informações obtidas pela coluna dão conta de que existem investidores que pretendem adquirir a Copervale S/A. Os interessados, no entanto, ainda avaliam os riscos do investimento e aguardam o desfecho do pedido de recuperação judicial que tramita no Fórum Melo Viana.
Resposta
Em nota encaminhada à coluna, coronel Laércio Conceição Lima nega qualquer deliberação dele no sentido de permitir a retirada da linha de ônibus de transporte coletivo, em algum horário ou local específico, ou até mesmo parcial de itinerários. “Pode ter havido alguma medida nesse sentido por parte das empresas do setor, em acordo ou não com a Secretaria Municipal de Planejamento, mas sem a participação da Polícia Militar”, assegurou.
Diálogo
Coronel Laércio coloca que a Polícia Militar está estreitando o diálogo aos setores público e privado envolvidos, de modo que a decisão seja compartilhada, e que não haja prejuízo à sociedade em relação a qualquer outro serviço público oferecido à população de Uberaba.
Proposta ecológica
“Páscoa Verde” acontece até domingo, dia 20 de abril, das 14h às 20h, no Espaço Integração do Shopping Uberaba. No local, a criançada de 3 a 12 anos participa de diversas oficinas onde os materiais utilizados são recicláveis. Tudo direcionado à Páscoa. A proposta tem como objetivo mostrar às crianças maneiras de reutilizar objetos que seriam descartados, fazendo compreenderem a importância da reciclagem. Para participar basta colaborar com dois litros de leite longa vida, que serão doados à Casa de Apoio Daniele.
Sortudo
Um uberabense acaba de ficar milionário. Ele foi o único apostador que acertou sozinho as quinze dezenas do concurso 1043 da Lotofácil, realizado na noite de segunda-feira (15). E como prêmio vai receber R$1.742.177,90.
Leão alado
Rasante de helicóptero a serviço da Receita Federal ontem em condomínio de luxo ao lado do Centro Administrativo chamou a atenção de todos. A Receita quer pegar supostos sonegadores da Previdência que deveria ser recolhida de obras particulares.
Fôlego
Piau quer todo mundo trabalhando e não concedeu o feriado nesta quinta-feira para nenhum servidor. E o prefeito será o primeiro a chegar e o último a sair do Centro Administrativo. Haja pique!
Negando
Ex-secretário Carlos Assis nega categoricamente que teria apresentado qualquer tipo de representação relacionada à ZPE no Ministério Público. Ele diz que apenas distribuiu documentos a várias pessoas no sentido de colaborar com a discussão que envolve alteração de lei que dispõe sobre o assunto.
Amplo debate
A propósito, a discussão sobre a ZPE já se esgotou. A Câmara já fez audiência pública com a participação do presidente das associações de ZPE do Brasil, Elson Braga. Na ocasião, ele disse que o novo modelo que está sendo proposto pelo município está correto. Inclusive, o Ministério do Desenvolvimento avalizou a proposta.
Lembrando
Além de o assunto ter sido amplamente debatido, é importante destacar que no governo passado a licitação da ZPE deu-se deserta, ou seja, não apareceu ninguém. Agora, a expectativa é que o novo modelo mude esta situação, visto que é considerada mais atrativa.