ALTERNATIVA

Análise sobre indeferimento da candidatura de AA agita grupos de Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 10/06/2024 às 22:42Atualizado em 12/06/2024 às 19:06
Compartilhar

(Foto/José Cruz/Agência Brasil)

PRA DEPOIS
Construção de acostamentos na MG-190 e Ligação 798 ainda vai demorar três anos. Esse benefício está previsto para ser implantado no quarto ano do contrato com a concessionária EPR Triângulo. É o que revela o diretor-presidente Diogo Santiago. Tem mais: não há previsão contratual para a construção de caminho pavimentado para romeiros que vão anualmente a Romaria, no mês de agosto. Mas Diogo ressalta que a concessionária está em tratativas com a Igreja e a Polícia Rodoviária para montarem um esquema de segurança para os romeiros. Esse planejamento inclui sinalização específica do trecho que liga Uberaba a Romaria e assistência aos romeiros, com apoio médico, distribuição de água e outras medidas.

 PEGOU FIRME
Depois do protesto dos moradores da comunidade rural de Santa Fé, a sinalização da via andou ligeiro. Em entrevista à Rádio JM, Diogo Santiago contou que a prefeita Elisa jogou duro com o governo do Estado para agilizar a sinalização do local. Tanto assim que no dia seguinte a EPR estava lá, executando o serviço.

 MÚLTIPLOS CENÁRIOS
Deu o que falar a análise publicada por esta coluna no sábado, envolvendo a situação jurídica de Anderson Adauto para efeito de registro de sua eventual candidatura a prefeito. Aliás, gerou até bate-boca em grupos de WhatsApp. Isso porque o advogado Jacob Estevam disse acreditar que o ex-prefeito fatalmente terá seu registro indeferido, porque Anderson não terá as certidões exigidas pela legislação eleitoral. Com isso, ele terá de recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral, pedindo efeito suspensivo dos efeitos da decisão de primeiro grau, para poder colocar seu nome na urna este ano.

 EXPECTATIVA
Do alto da sua experiência como advogado e político, o presidente do PSB, Toninho Andrada, naturalmente não se envolveu nos embates, mas ponderou que o grupo de Anderson espera superar as pendências judiciais antes do pedido de registro da candidatura, para que ele possa concorrer sem qualquer entrave. “Discordo das colocações do advogado, porque ele parte do princípio de que a Justiça Eleitoral irá indeferir o registro da candidatura do Anderson. E constrói toda a sua argumentação com base nesta suposição. Nós entendemos que ele terá seu registro deferido” – afirmou Toninho.

 OLHA ELE!
Por falar em Anderson, ele foi entrevistado no domingo (9) por Emanuel e Diego, casal que tem milhares de seguidores nas redes sociais e faz o maior sucesso no Instagram. Dirigindo o próprio carro, Anderson chegou sozinho à casa dos influencers, que não aliviaram nas perguntas. Começaram indagando a participação do entrevistado no escândalo do Mensalão, no qual ele foi inocentado. Dentre outras afirmações, Anderson admitiu ter pouca afinidade com redes sociais, mas reconhece que vai precisar delas na campanha eleitoral.

 SEBO NAS CANELAS
A liderança na única pesquisa registrada até agora em Uberaba turbinou o pré-candidato Tony Carlos. Mesmo não gostando de sair de casa, muito menos de dormir tarde, Tony passou um fim de semana agitadíssimo. No sábado (8), por exemplo, participou da cavalgada do Tileo e da festa junina do Asilo São Vicente. Amanheceu domingo (9) na feira da Prudente de Moraes, depois festa de Reis, no Costelão do Rotary e finalizou no “Nosso terreno”, com samba e pagode. Interessante que nesses eventos os pré-candidatos estão “trombando” uns nos outros. Foi o que se viu com Tony, Anderson e Franco, no domingo.

 POP STAR
“Acho que o povo está apaixonado por mim”, brinca Tony Carlos, contando que ele sai às ruas e o povo grita, motoristas buzinam, acenam, querem abraçá-lo e até fazer selfie com ele. “Eu nunca vi isso. Estou impressionado” – diz o pré-candidato do MDB.

 NAS REDES
Já o pré-candidato do PL assumiu um tom mais incisivo nas redes sociais, centrado no governo municipal. Neste fim de semana, Samir Cecílio voltou suas críticas à Codau. Mas até o fechamento da ALTERNATIVA o número de visualizações do seu reel ainda não havia decolado.

 NÚMEROS
No Instagram, Elisa ocupa a liderança isolada no ranking do número de seguidores dos pré-candidatos. A prefeita conta com 55,7 mil seguidores, contra 18 mil de Franco. Em terceiro lugar vem Tony, com 13,3 mil seguidores, e Piau, com 10,6 mil. Anderson tem 6.302 seguidores e Samir, na lanterninha, conta com 3.432 seguidores.

 SOLA E SALIVA
A propósito, a advogada Juliana Gallindo ressalta que o candidato não pode nem deve abandonar o corpo a corpo com o eleitor para focar apenas na internet.

 AMADORISMO NÃO
Aliás, Juliana Gallindo ressalta que as campanhas precisam ter cinco profissionais especialistas. O primeiro é um advogado que entenda e saiba interpretar a legislação eleitoral para orientar o candidato. O outro é o contador, para prestação de contas em tempo real. Terceiro, um administrador financeiro, porque a função do candidato não é acompanhar conta bancária. Candidato tem de se preocupar com captação de recursos. O quarto é o coordenador de campanha, que precisa ter liderança sobre a equipe e a confiança do candidato. Por último, mas não menos importante, um marketeiro que entenda de tráfego pago para não fazer besteira. A advogada adverte os pré-candidatos que as campanhas hoje em dia não permitem mais amadorismo. Tudo tem de ser devidamente planejado, com máxima atenção aos temos da lei eleitoral. “Time qualificado ganha eleição”, frisa a advogada.

 PRESTAÇÃO DE CONTAS
Na pré-campanha os pré-candidatos não estão obrigados a prestar contas dos gastos à Justiça Eleitoral. Apenas na campanha. Mas os pré-candidatos precisam ter lastro financeiro próprio para bancar os gastos, sob pena de serem acusados de abuso do poder econômico. Os pré-candidatos também não podem receber doações. Juliana Gallindo orienta os pré-candidatos a ter em mente dois princípios básicos na hora de contrair uma despesa: a proporcionalidade e a razoabilidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por