Gê Alves - redatora interina
gealves13@gmail.com
Comum - O ex-governador que vai buscar o Senado, Antonio Augusto Anastasia, desembarcou ontem em Uberaba como cidadão comum, em aeronave da Azul e puxando a própria mala. Ele esteve na cidade para falar sobre “Pacto federativo” no Fórum Regional de Vereadores. E chegou bem-humorado, reforçando uma de suas características fortes que é o cumprimento quase britânico de horários. “Não sou mais governador, mas continuo chegando na hora”, disse ele, conferindo o relógio de pulso. Pois é, Anastasia, que sorte a sua, mesmo viajando em voo comercial ter desembarcado na hora!
Jornada tripla - Anastasia, que após renunciar ao governo tirou 30 dias de férias - segundo ele, após 18 anos sem trégua -, disse que pensou que ao deixar o cargo teria uma vida mais sossegada, mas ela está ainda mais atribulada. Também não é por menos, é o cara da linha de frente de três campanhas: a sua própria ao Senado, a de Pimenta da Veiga ao governo de Minas e a de Aécio Neves rumo ao Palácio do Planalto. Aliás, AAA veio para Uberaba após passar a quarta-feira em São Paulo cuidando de interesses de Aécio. De Uberaba voou para Belo Horizonte.
Quase lá - Entre um e outro papo ao pé do ouvido, consegui captar quando Anastasia afirmou que “a conversa com o PR está bem adiantada”. Tal sigla integra a base dos governos petistas há 12 anos e estaria, confirmando os rumores, por um triz para trocar Dilma Rousseff por Aécio Neves. O PR reúne 32 deputados federais e quatro senadores e já vem há algum tempo demonstrando insatisfações. Se o PR fechar mesmo com Aécio, o ministro dos Transportes, César Borges, pode ser desfiliado caso teime em continuar com a presidente.
Diplomático - O prefeito Paulo Piau tem conseguido separar bem as questões institucionais dos assuntos políticos. Isto é inegável. Recebe em eventos oficiais com a mesma cordialidade políticos - inclusive pré-candidatos - de todas as vertentes. Ontem, no aeroporto, homenageou Anastasia pelo apoio que possibilitou a municipalização dos Distritos Industriais 1 e 2 e acabou garantindo a Uberaba a segunda colocação no prêmio “Prefeito Empreendedor”, promovido pelo Sebrae.
Tranquilidade - De oratória rara entre políticos contemporâneos, o ex-governador, diferente dos demais pré-candidatos que falaram no Fórum de Vereadores, não escancarou a questão política, não atropelou o momento pré-eleitoral, no máximo esbarrou. Segundo ele, um “capricho jurídico pôs em risco a planta de amônia e o gasoduto de Uberaba”. É que Brasília, através da Agência Nacional do Petróleo, apresentou parecer contrário. “O nosso governo, num ato de coragem, assumiu fazer por Minas”, arrematou, confirmando a obra pronta em 2016.
Descentralização - Falando sobre o pacto federativo, Anastasia ressaltou que o povo tem a sensação de que o Brasil está parado, de que o país não anda. “E é verdade!”, atestou, apontando ser fruto do processo de centralização. “Não é falta de dinheiro, nem é falta de boa vontade, mas ineficiência, da concentração - cada vez mais aguda - de poder”, concluiu.
Tirando a toga - O ministro do STF Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria. Realmente, para mim, um homem que pontuou bem sua atuação na corte suprema do Judiciário. Mas não penso que deva ser transformado num mito. Ele trabalhou como todo magistrado, político, servidores públicos, profissionais de forma geral deveriam fazer. A questão é que é tanta lambança no Brasil que as exceções viram deuses. Um dos lamentos veio do promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior, para quem, com tal aposentadoria, ganha a bandidagem do colarinho-branco e perde a sociedade brasileira. Ele admite não ser fácil combater a corrupção e pede: “Não nos deixemos esmorecer”.
O hóspede - Quem se hospedou na casa do querido Mário Franco Júnior não foi Eduardo Pimentel, mas Pimenta da Veiga, o candidato de Aécio e Anastasia para o governo de Minas. Júnior Franco é amigo pessoal e de longa data do neto de Tancredo Neves.
Indignação - Causou mal-estar entre a tropa da Polícia Militar de Uberaba a abordagem com revista feita por viatura da Subcorregedoria em outra viatura operacional.
Oba!!! - No mês dos namorados, o Shopping Uberaba comemora 15 anos e vai levar dez pessoas para conhecer o mundo. São cinco viagens, cinco destinos, cinco ganhadores com acompanhantes. Até 16 de junho, cada R$300 em compras dão direito a um cupom e as compras gastronômicas valem em dobro. Corre que ainda dá tempo!
Adote - Estamos na Semana da Adoção. Sou defensora ferrenha. "Adotar é acreditar que a história é mais forte que a hereditariedade; que o amor é mais forte que o destino". Amor que é amor não faz distinção. Mãe que é mãe é MÃE e pronto e isto independe se o filho foi ou não gerado no ventre próprio.