Gasoduto sai
Ex-prefeito Anderson Adauto chegou ontem à noite em Uberaba e, segundo ele, tem garantias de fontes seguras que o gasoduto vai sair. “Mas não com aquele traçado anunciado pelo governo anterior”, ressalta AA. Aliás, Anderson lembra que desde o anúncio feito pelo então governador Anastasia da opção pelo gasoduto Betim/Uberaba ele tem dito que esse traçado é inviável, porque é excessivamente caro. “A lógica é uma só: o governo de Minas precisa viabilizar o gás para alimentar a fábrica de amônia em Uberaba. Não há necessidade alguma de fazer um gasoduto caríssimo, cortando quase todo o Estado, e levando gás a regiões onde não será sequer aproveitado. Basta colocar o gás em Uberaba”, analisa Anderson.
União imediata
Anderson ainda avalia que estamos todos fazendo leitura errada do plano de contingenciamento feito pela Petrobras esta semana, quando acenou com cortes de despesas e venda de projetos em andamento. “Se a Petrobras vai vender uma fábrica de amônia que está 75% pronta em Três Lagoas, que motivos teria para começar do zero a fábrica de Uberaba?”, indaga. Por essa razão, ele defende que nossas lideranças políticas e classistas se unam para cobrar da presidente Dilma Rousseff o cumprimento da promessa que ela fez aos uberabenses, que foi a implantação da fábrica de amônia em Uberaba. “Só depende da Presidente. É ela quem tem de reafirmar o compromisso que assumiu e indicar um caminho, seja ele através da associação da Petrobras a outra empresa, como a Vale, por exemplo, ou outro para viabilizar a planta de amônia em Uberaba”.
Devagar com o andor
Para encerrar, o ex-prefeito avalia que é uma "injustiça" crucificar o governador Pimentel pelo atraso nas obras da fábrica de amônia em Uberaba. “Nosso caminho não é cobrar do governo de Minas. Cemig, Gasmig, Codemig estão envolvidas nos estudos para achar uma solução para o gasoduto, que pode até ser através da TGBC. Na verdade, nós temos é que ser parceiros do governo de Minas nessa empreitada e trabalhar em conjunto com o governador”. Em outras palavras, Anderson acredita que não é hora de fazer pressão sobre o governador, mas de sensibilizá-lo para lutar ao lado de Uberaba.
Na frente – De fonte limpa: Karim Mauad viajou ontem a Brasília para encontro com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, objetivando selar o comando do partido em Uberaba. Pelo visto, vai prevalecer a vontade do jovem deputado federal Caio Narcio sobre a dos “tucanos históricos”.
Pesquisas - A onda das pesquisas pré-eleitorais já começou. Segundo consta, o G9 teria encomendado uma pesquisa para avaliar o governo Paulo Piau e saber como a população vê o empresariado local. Dentre outros objetivos, o grupo queria saber se um empresário teria chances de se eleger prefeito de Uberaba.
No forno
Apesar desse momento de crise generalizada na economia, na política e até nos sentimentos dos brasileiros, está em fase de gestação a edição 2015 da ExpoCigra, a feira da indústria de Uberaba e região. A expectativa do presidente do Cigra, Nagib Facury, é conseguir repetir o sucesso das duas primeiras edições, que levaram centenas de expositores a mostrar produtos e serviços, e atraíram as atenções de milhares de visitantes. Desta vez, tudo caminha para que a feira seja realizada na primeira quinzena de setembro, embora ainda não esteja totalmente definida. Além dos estandes tradicionais, Nagib pretende formatar um feirão de imóveis reunindo bancos, construtoras, imobiliárias e a Cohagra. Outra ideia que deve ganhar corpo é o seminário de gás e energia durante a feira.
Consultoria pesada
Por falar na Cohagra, intrigou a publicação do edital resumido de tomada de preços nº 012/2015 no Porta Voz do dia 26. O objetivo é a “contratação de empresa para executar atividades de trabalho técnico social (TTS)”. Causou mais estranheza o valor estimado da licitaçã R$ 425.354,17.
Desperdício
Segundo explicações da Secretaria de Comunicação, esse projeto técnico licitado pela Cohagra é exigência do “Minha Casa Minha Vida” e compreende cursos de capacitação, profissionalizantes, culturais, além de pesquisa junto aos mutuários visando traçar um diagnóstico social. Os recursos, no caso, são do Governo Federal. Francamente, é um dinheirão para fins pouco convincentes...
Investimentos
Deve ser anunciado no começo de agosto, provavelmente com a presença do governador Fernando Pimentel, investimento da ordem de R$ 100 milhões em Uberaba. Empreendimento está ligado ao agronegócio.
Retratação
Prefeitura de Uberlândia pediu “retratação” do Fantástico, nas denúncias envolvendo a compra de coxa e sobrecoxa por preço superior ao dos supermercados da cidade vizinha. Segundo apurou a coluna, os fornecedores considerados “fantasmas” de fato existem. A repórter teria se equivocado na localização dos endereços.
Frango de ouro
Outro detalhe: os mesmos fornecedores de coxa e sobrecoxa a preços estratosféricos para o governo Gilmar Machado já teriam se envolvido em denúncias anteriores de superfaturamento de preços do quilo de pescoço de frango comprado pelo governo de Odelmo Leão para alimentar animais no zoo de Uberlândia.