Gê Alves - redatora interina
gealves13@gmail.com
Peso pesado - Com condenações colegiadas, mas decidido a participar como candidato das eleições deste ano, o ex-prefeito Anderson Adauto foi visto esta semana circulando em Brasília com o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro. Também conhecido como Kakay, o profissional é ex-advogado e amigo de José Dirceu e foi quem conseguiu a absolvição do publicitário Duda Mendonça e da sócia dele, Zilmar Fernandes, no julgamento do mensalão.
Difícil - Situação cada vez mais delicada a da presidente Dilma Rousseff. Volta da inflação, CPI da Petrobras, Copa do Mundo e, não bastasse tudo isto, o fogo amigo com o “volta, Lula”, vaias e mais vaias por onde passa, mesmo com a visível tentativa de acalmar o terreno com o reforço pelo PT do lançamento de sua pré-candidatura à reeleição.
Lateralidade - Por outro lado, o tucano Aécio Neves e o pessebista Eduardo Campos vão percorrendo o Brasil. E apesar de concorrentes – si pero no mucho –, devem tocar as campanhas diplomaticamente, inclusive em vários casos (para não dizer todos) liberando candidatos a deputados para palanque duplo. Não é novidade o pensamento do ex-governador de Minas de que em política só há dois lados: o do governo e o contra o governo. Portanto, no segundo turno – que já se desenha –, os dois vão estar juntinhos.
Boa notícia - Através de edital o juiz da Central de Conciliação de Precatórios do TJMG, Ramon Tácio de Oliveira, tornou pública a abertura de processo para habilitação e escolha de credores interessados em audiências de acordo direto em precatórios devidos pelo município de Uberaba. O prazo para protocolizar começou ontem e vai até o dia 30. Hoje, o pagamento de precatórios é feito somente através do Tribunal. Para concorrer ao processo habilitação, o credor deve apresentar proposta com percentual mínimo de deságio de 50% do valor do crédito.
Sem calote - Os precatórios – cerca de 50 – são fruto de desapropriações, indenizações e todo tipo de obrigações decorrentes de decisão judicial. Há casos que remontam quase 30 anos. Entre os mais conhecidos estão áreas do Horto e da Mata do Ipê. Segundo o procurador do município, Paulo Salge, Uberaba – neste governo que não gerou precatórios – vem depositando mensalmente valores para quitação de precatórios. A intenção é quitar todos até fim do mandato. Presume-se que os depósitos acumulados estejam em R$12 milhões. Salge afirma que a determinação do prefeito Paulo Piau é que em casos de desapropriações, amigáveis ou não, seja observado o valor real, evitando assim cobranças judiciais.
Lavoura - Enfim o acervo do centenário jornal Lavoura e Comércio retornará a Uberaba. Arrematado por R$180 mil pela Prefeitura de Uberaba (num gesto acertado, digamos), ele será conferido e empacotado na Unitri, em Uberlândia, onde está sob guarda. A superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova, e equipe seguem para Uberlândia no dia 23 e no dia 28 o material será trasladado para a guarda permanente do Arquivo Público de Uberaba. São 227 volumes (período de 1899 a outubro de 2003) e mais 900 mil fotografias.
Democratização - Chegando a Uberaba, o acervo será organizado e digitalizado, através do Projeto Hemeroteca Digital, que vai ao longo de dois anos aplicar a técnica em todos os jornais de Uberaba e região, numa parceria com o Arquivo Público mineiro, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Fapemig. Doze bolsistas da UFTM dos cursos de História e Geografia são os responsáveis pela catalogação e digitalização. A iniciativa vai democratizar consulta e pesquisas e terá um servidor de internet só para isto. Os acervos físicos serão restaurados e, para tanto, laboratório de restauro e higienização está sendo criado inicialmente para os jornais e depois vai expandir para os demais documentos, o mais antigo deles do fim do século XVIII – uma carta sesmaria de 1799.
A superintendente do APU acertou o translado do acervo para Uberaba, uma determinação judicial. O presidente do Fórum dos Articulistas, João Eurípedes Sabino, estava presente ao lado o diretor da Unitri, Marcos Socreppa. No fundo, armário com o acervo
Repercussão - Muitos leitores comentando sobre os voos da Azul, as iniciativas capitaneadas pelo prefeito Paulo Piau para reverter e aprimorar a situação de voos de Uberaba para Belo Horizonte e Brasília. Há pontuações interessantes, algumas que inclusive podem ser absorvidas pelas lideranças nesta luta. Trago-as amanhã.
É tudo! - Sua empresa tem um alto custo de absenteísmo? Seus funcionários estão desmotivados? A Clínica ATEMTO trabalha diversos indicadores de qualidade, melhorando a produtividade de seus colaboradores e aumentando a lucratividade de seu negócio. ATEMTO, saúde e segurança para sua empresa.
A insegurança está gerando “justiceiros”. E isto é péssimo. Ando chocada com o que vem ocorrendo país afora.