ALTERNATIVA

Anderson Adauto pretende disputar próximas eleições

Condenação da Justiça Federal complica a situação (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 13/05/2014 às 12:02Atualizado em 19/12/2022 às 07:47
Compartilhar

Escândalo da Home Care

Embora com atraso, já era esperada a condenação do ex-prefeito Anderson Adauto no processo judicial federal que ficou conhecido nacionalmente como “escândalo da Home Care”. Da condenação ainda cabe recurso, mas dificilmente o ex-prefeito e o ex-secretário municipal de Saúde, João Franco, conseguirão reverter esse desfecho. Bem antes do indiciamento dos dois pela Polícia Federal, em 2007, o Jornal da Manhã publicou uma série de reportagens demonstrando enorme diferença de preços entre aqueles praticados pela Home Care e por farmácias da cidade para os mesmos medicamentos. A série de reportagens foi feita pela jornalista Gislene Martins, na época.

 

O fio da meada

Irregularidades no contrato de R$ 15 milhões com a Home Care Medical alicerçaram o indiciamento do ex-prefeito Anderson e do ex-secretário João Franco. O contrato, para distribuição e armazenamento de medicamentos e suprimentos médicos e odontológicos, foi assinado em 2007 e questionado pelo Ministério Público por superfaturamento. Além de responder a uma ação civil pública por causa do contrato, o então prefeito passou a ser investigado pela PF, uma vez que os recursos empenhados na compra dos remédios são federais. Na época, o delegado-chefe da PF em Uberaba, Carlos Henrique Cotta D’Angelo, afirmou que, além da cobrança de preços abusivos de medicamentos, a licitação teve outros problemas, como indícios de fraude. O que chamou atenção foi a relação de parentesco entre pessoas da empresa e familiares de funcionários públicos. Uma assessora da Secretaria de Saúde, por exemplo, era mãe de um representante da Home Care e participou da comissão de licitação.

 Erva daninha

O escândalo da Home Care não atingiu exclusivamente Uberaba. Alastrou-se pelo país afora, feito erva daninha, e levou vários gestores públicos aos tribunais acusados de superfaturamento de remédios. Quase todos já foram condenados.

Dificuldade – Embora em primeira instância, a nova condenação na Justiça Federal complica um pouco mais a situação política do ex-prefeito Anderson Adauto, que pretende disputar as eleições para deputado federal em outubro. AA tem outras duas condenações em segunda instância no Judiciário estadual.

Tranquilidade – Questionado pela colega Daniela Brito sobre a nova condenação judicial, Anderson disse estar tranquilo e vai continuar em campanha. Contou que já percorreu mais de 4 mil quilômetros em Minas, em busca de votos para sua eleição.

Em forma

Recupera-se bem o presidente do Codau, depois de passar por cirurgia emergencial na semana passada. O médico Ricardo Soffiatti e sua equipe atenderam Luiz Guaritá Neto na quarta-feira, oportunidade em que ele precisou se submeter a intervenção para desobstruir a carótida, que estava 95% comprometida. Apesar da recomendação médica para “pisar no freio” enquanto se recupera, Luiz Neto despachou ontem à tarde no Codau e hoje deve participar da coletiva que vai tratar do abastecimento de água na cidade. “Vivi de novo”, comemora Luiz Neto, depois do susto e de ter sido acudido a tempo.

PPP

Quinta-feira, às 10h, prefeito Paulo Piau e equipe vão detalhar os projetos considerados prioritários para efeito de parcerias público-privadas. Ao que tudo indica, o complexo do novo cemitério, incluindo crematório e salões de velório de alto nível, deverá ser incluído, até mesmo pela urgência que a Prefeitura tem em resolver o problema. Esta coluna já comentou recentemente que a capacidade dos dois cemitérios locais está à beira de um colapso.

 E as vaias?

Enquete do JM Online perguntou: “Você achou justas as vaias que a presidente Dilma recebeu no Parque Fernando Costa?”. Dos 1.700 internautas que votaram, 70,4% responderam “sim”.

 No face

Entrevista da colega jornalista Renata Gomide com o presidenciável Eduardo Campos, do PSB, publicada pelo Jornal da Manhã na edição de domingo, foi incluída também na página do pré-candidato no Facebook. Até o fechamento da coluna, a entrevista já registrava 195 compartilhamentos. Baita prestígio!

 De fora

Na iminência de tomar bomba em plenário, foi retirado de pauta pelo autor, vereador Luiz Dutra, o projeto de resolução que pretendia alterar o Regimento Interno da Câmara para reduzir a quantidade de votos necessários para aprovação de matérias. Mas estamos todos de olho na demora da Câmara em votar projetos polêmicos...

Degustação

Matéria do jornal “O Estado de Minas” desta segunda-feira não deixou por menos a tal “degustação de pães” pela Câmara de Uberaba. Diz o text “Os vereadores de Uberaba, no Triângulo Mineiro, decidiram criar, no início deste mês, uma “Comissão Especial de Degustação de Pães”. No entanto, na sexta-feira, ela foi revogada pelo presidente da Câmara, vereador Elmar Goulart (PSD) e não deve ser reeditada por enquanto. É que a medida teve repercussão negativa na cidade e o Legislativo foi obrigado a recuar. O objetivo da comissão, de acordo com a portaria que a criou, era “assegurar a qualidade do produto ora mencionado”. A comissão, no entanto, não é uma novidade. Ela já foi instaurada outras vezes, durante diversas concorrências de lanches, para assegurar a qualidade do produto.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por