ALTERNATIVA

Anderson articula investimento em Cuba com usineiros uberabenses

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 20/05/2024 às 23:10Atualizado em 23/05/2024 às 21:00
Compartilhar

Ex-ministro Anderson Adauto está em Cuba, acompanhando empresários brasileiros, dentre os quais o uberabense Silvio de Castro Cunha Junior. A comitiva está no país de Fidel Castro a convite do governo cubano, para tratativas em torno da instalação de usinas de açúcar e álcool  naquele país. Anderson quer aproveitar a visita à ilha para conhecer o sistema de educação e o de saúde cubano, considerado um dos mais avançados do mundo.

(Foto/Divulgação)

  
PACOTINHO DO BAGULHO
Vereador Luizinho Kanecão lavrou boletim de ocorrência policial neste fim de semana, por conta de um pacotinho colocado na caixa de correspondência de sua casa. Luizinho chegou a levar o pacotinho até a base da Polícia Militar, onde foi constatado se tratar de substância análoga à maconha. Não se sabe se a droga foi escondida no local para ser buscada pelo verdadeiro destinatário, ou se foi plantada ali para incriminar o vereador. Polícia agora vai investigar o caso.
 
E O LIXO?
Por falar em Luizinho, como era previsto, o  relatório da CEI do Lixo não concluiu pela ilicitude do contrato de gestão dos resíduos sólidos em Uberaba. Não teve surpresa alguma. O parecer oficial, assinado pelos vereadores Luizinho Kanecão e Samuel Pereira, foi aprovado nesta segunda-feira por 14 votos, determinando o arquivamento do processo. Equipe da Secretaria de Governo pegou firme para garantir o quórum mínimo para a aprovação. E conseguiu.
 
CONCLUSÃO
O relatório da CEI do Lixo concluiu que, com base nas provas produzidas, não havia  “qualquer indício negativo quanto à legalidade da contratação da gestão do lixo no âmbito do município de Uberaba”. Ainda assim, pediu a remessa  do relatório circunstanciado e provas colhidas para o Ministério Público (estadual e federal) para aprofundar as investigações, se for o caso.
 
VOZ DISSONANTE
O vereador Caio Godoi, autor do pedido de abertura da Comissão Especial de Investigação apresentou relatório independente, em sentido contrário, pedindo a abertura de Comissão Processante. Mas não teve apoio dos colegas para aprovação. Aliás, o relatório foi apenas apresentado. Não houve discussão ou deliberação do plenário, tendo em vista a falta de previsão no regimento interno da Câmara para debate em casos como esse.
 
EXPLICAÇÃO
Até alguns dias atrás, Caio Godoi havia assinado o relatório oficial. Porém, no dia em que foi publicada a revogação do decreto municipal tratando da coleta de lixo em Uberaba, o vereador divulgou vídeo anunciando a retirada da sua assinatura, porque havia surgido um fato novo, ou seja, a revogação do decreto. Nesta segunda-feira, porém, ele retrocedeu, negando que essa novela do decreto tivesse sido a gota d´água para sua dissonância, mas o aditivo 01 ao contrato da Convale. Segundo Caio, esse aditivo foi publicado em janeiro, mas somente disponibilizado recentemente no site do Convale, e tal fato desafiava investigações mais aprofundadas. Esse aditivo 01 tratou da concordância do município em abrir mão da contrapartida de R$ 6 milhões pela concessionária pelo uso do Aterro Sanitário, depois de constatados focos de contaminação no local.
 
DECEPÇÃO
Decepcionado: essa foi a manifestação feita pelo vereador Túlio Micheli, que considerou muito superficial e inconsistente o relatório da CEI do Lixo. Segundo ele, várias perguntas ficaram sem respostas.
 
DESCOMPLICANDO
Nesta quarta-feira, o auditório da ACIU será palco para a apresentação da modernização do licenciamento sanitário pela Prefeitura. Será uma oportunidade muito boa para empresários entenderem o que vai mudar com o licenciamento on-line para açougues, restaurantes, farmácias, clínicas e consultórios médicos e odontológicos,  hospitais etc. Segundo  a diretora de Vigilância Sanitária, Luiza Vilela, o foco é a simplificação do licenciamento e  a agilização na emissão do alvará. O evento vai começar às 19h e a entrada é gratuita.
 
SOCORRO!
Embora planejadas com antecedência, as comemorações da Abolição da Escravatura enfrentaram problemas evitáveis. O principal deles foi a falta de agentes de trânsito para organizar o fluxo de veículos nas ruas por onde o cortejo passou.
 
NO FIM
Restam poucas mesas para a festa em torno dos homenageados da ACIU com o Mérito Industrial 2024. Evento está programado para o dia 28 de maio, próxima terça-feira, às 19h30min, no Tatersal Rubico de Carvalho. Se você ainda não fez sua reserva, a hora é esta. Basta ligar 3331-5500 e garantir presença. Adesões por R$ 150, com direito a palestra, homenagens, coquetel e show da animada banda Samba Surf, que é uma das minhas preferidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por