Se a enquete do grupo Política Uberaba 2026 refletir o desejo do eleitorado uberabense, Franco Cartafina e Anderson Adauto terão o maior volume de votos nas urnas em outubro, na disputa para deputado federal. A enquete (que não tem os critérios técnicos nem o valor de uma pesquisa de intenção de votos) foi realizada entre os dias 17 e 30 de janeiro, com dados coletados através de formulário do Google Forms, no qual os participantes puderam votar em nomes e respectivas fotos de eventuais pré-candidatos a deputado federal e deputado estadual. No total, 3.690 participantes se manifestaram sobre cenários hipotéticos, dobradinhas (algumas inusitadas), mas também avaliaram o governo Elisa, as secretarias e respectivos secretários. O grupo Política Uberaba 2026 tem como administrador Cássio Frank.
BOAS CHANCES
A enquete não perguntou em quem o participante pretende votar para deputado. Perguntou quais dos nomes apresentados têm chances de se eleger, na opinião do votante. Para estadual, Tony Carlos lidera o ranking com 24,7% das citações, seguido por Túlio Micheli (13,9%) e Marcos Jammal (12%). Ismar Marão, por sua vez, desponta com 5,4%. Já as vereadoras Rochelle Bazaga e Denise da Supra, que têm mandato, aparecem praticamente empatadas com o influenciador digital Manu Chaves, recém-filiado ao PSDB. Outro detalhe: os vereadores Thiago Mariscal e Ellen Miziara foram incluídos nesse ranking, embora ambos estejam cotados como pré-candidatos a deputado federal. Mesmo assim, Mariscal recebeu 4,6% e Ellen, 4,3%.
BEM NA FITA
Interessante como a população ainda está confusa com o provável quadro de candidatos a deputado em Uberaba. Esse vai-e-vem de nomes cogitados pelos partidos tem dado um nó até na cabeça de pessoas mais politizadas. Isso ficou claro na enquete do grupo Política 2026, quando se vê que o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico José Renato Gomes aparece com 7,2% das citações, sem sequer estar cogitado como pré-candidato. Aliás, Zé Renato teve melhor desempenho na enquete do que alguns nomes que provavelmente serão confirmados pelos respectivos partidos.
NO PÁREO
No quadro para prováveis candidatos a deputado federal, a enquete repetiu a pergunta: qual desses nomes tem chances de se eleger? Cada participante escolheu um nome, mas isso não significa intenção de voto. É mera opinião. Anderson Adauto apareceu com 29,2% das citações, praticamente empatado com Franco Cartafina, citado por 26,4% dos participantes. Depois vêm Thiago Mariscal (11,4%), Elen Miziara (9,3%), Elisa (9%) e outros nomes com citações entre 1,9% e 3,8%, como no caso do vice-prefeito Mauricinho de Sá.
NO TOPO
Quando a enquete colocou para os participantes em qual dos forasteiros poderiam votar, se não votassem em candidato de Uberaba, o deputado federal Nikolas Ferreira “estourou a boca do balão”: recebeu 27% das citações. A deputada uberlandense Dandara (PT) vem emseguida, com 16,3%, e Zé Vitor, com 8,2%. Janones (4,6%), Zé Silva (3,5%), Ana Paula Leão (3,3%), Eduardo Cunha (2,5%) e Maurício do Vôlei (1,9%) foram os apontados pelos participantes. Mas o que chamou a atenção foi o percentual daqueles que escolheram a opção “não tenho intenção de votar”, que totalizou 18,3%. Na mesma toada foi o percentual dos que escolheram “Nenhuma dessas opções”, que chegou a 14,4%. Isso mostra que muitos uberabenses já se conscientizaram sobre a importância de votar em candidato de Uberaba.
MUDANÇA
O desmazelo dos cemitérios públicos da cidade pode ter motivado a exoneração da chefe do Departamento de Cemitérios da Prefeitura de Uberaba. Camilla Maria Duarte Bello foi substituída por Daiane Karina Borges, nomeada esta semana para o cargo.
NEGLIGÊNCIA
Imagens das rachaduras nas estruturas da ponte sobre o Rio Grande, na divisa entre Minas e São Paulo, trouxeram preocupação para os usuários da via e evidenciaram a falta de cuidados com a manutenção das rodovias brasileiras. Não raro se tem notícia de pontes que desabaram pelo país afora. Mas agora o risco chegou perto de nós.
VAPT-VUPT
Nesta terça-feira, o ex-deputado federal Franco Cartafina se manifestou nas redes sociais sobre a preocupante situação da ponte sobre o Rio Grande. Tão logo tomou conhecimento dos fatos, ele acionou seus contatos em Brasília e Belo Horizonte. Segundo Franco, o diretor geral do DER-MG prometeu enviar uma equipe de engenheiros nesta quarta-feira, para verificar in loco a situação, visando a adoção de medidas de segurança efetivas. Por enquanto, o tráfego de veículos está limitado na ponte, por cautela.
BURACOS MIL
A propósito, o trecho da BR 050, entre Uberaba e Delta, está uma vergonha! Buracos e mais buracos, sinalização ruim, e mato que não acaba mais... Mas o preço do pedágio, ó, lá em cima!
BOM DEMAIS
Prestes a “devolver” a cadeira à titular licenciada, a vereadora Silvana Elias contou ter gostado muito da experiência, embora tenha sido curtinha. Apenas 3 meses, um dos quais de recesso parlamentar. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta terça-feira, Silvana fez um breve balanço de seu mandato meteórico, incluindo a aprovação de projeto que instituiu o Dia da Consciência Planetária e o Dia da Dislexia no calendário de Uberaba. Além disso, ela fez mais de 80 visitas a repartições públicas, e constatou que em alguns desses locais as condições de trabalho dos servidores ainda é muito precária.
URGÊNCIA
Silvana foi secretária municipal de Educação no governo Paulo Piau e conhece bem os desafios desse setor. Mesmo assim, ela viu com preocupação a situação de alguns CEMEIs, como o Vovó Cida, cujo refeitório fica ao ar livre, debaixo de uma parreira. As condições de funcionamento desse CEMEI são totalmente inviáveis” – disse. Outra preocupação destacada por Silvana foi o abandono da obra do CEMEI Girassóis. “As crianças do bairro, nascidas em 2020, não usufruíram desse espaço, que está sendo depredado por causa do abandono”.
EQUIPE PRÓPRIA
Silvana Elias também sugeriu que a Prefeitura tenha uma equipe de zeladoria para pequenos reparos, tanto nos prédios escolares, quanto unidades de saúde e outros. Essa equipe ficaria responsável por capina, roçada, limpeza de calhas etc. Com manutenção permanente, o município economizaria com a contratação de empresas para realização desses serviços. “Não pode deixar acumular serviço, porque encarece para o município” – frisou Silvana.
VAI OU FICA?
“Estamos insistindo muito com a Rochelle para ela ficar no PDT. Vim para o partido a convite dela e Rochelle sabe a importância que tem para o PDT, e para a política” – disse Silvana. Presidente do PDT em Uberaba, Rochelle reergueu a sigla e formatou uma boa chapa de vereadores. Porém, desde meados do ano passado, seu nome vem sendo cogitado para migrar para o PSD, e disputar as eleições como candidata a deputada federal. Rochelle ainda não anunciou sua decisão.
VAI OU FICA?
Pois é. Em que pese a admiração e apreço de Silvana por Rochelle, ela afiança que ficará no PDT, mesmo que a colega opte por migrar para o PSD. Não irá acompanhá-la.
COMPRE AQUI!
Presidente da Câmara, Ismar Marão, apresenta nesta quarta-feira campanha de valorização do comércio de Uberaba. Evento está marcado para às 17h, no auditório da ACIU. O mote da campanha é “Compra aqui. Uberaba merece!”
DIÁLOGO
Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, estará em Uberaba no dia 10 para encontro com lideranças empresariais da cidade e região. Quer ouvir as demandas do setor e dialogar com os empreendedores sobre os investimentos do Estado no Triângulo Mineiro. Reunião com o secretário será na Aciu, às 14h da próxima terça-feira.