ALTERNATIVA

Anderson propões pedágio mais caro para garantir duplicação da 262

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 10/01/2024 às 21:41Atualizado em 11/01/2024 às 22:07
Compartilhar

SALA LOTADA
Com representantes do empresariado e do movimento sindical, a reunião preparatória para audiência pública sobre a duplicação da BR 262 deu ibope nesta quarta-feira. Gabinete da prefeita, onde aconteceu o encontro, estava lotado e desta vez não foi de secretários municipais. Aliás, ali estava apenas Rui Ramos, titular do Desenvolvimento Econômico e presidente da Codau. 

Elisa Araújo e Anderson Adauto (Foto/Divulgação)

AGORA OU NUNCA 
Durante o encontro, o ex-prefeito Anderson Adauto ficou lado a lado com a prefeita Elisa (foto), e expôs a necessidade de mobilização regional. Além disso, ele reforçou o que já havia antecipado em entrevistas à Rádio JM: será preciso que a região manifeste expressamente  a concordância em relação ao estabelecimento de uma tarifa um pouco mais alta para viabilizar a duplicação da rodovia no trecho entre Uberaba e Araxá. Segundo Anderson, há uma resistência histórica da ANTT em aumentar preço de tarifas rodoviárias. Daí a importância dos municípios margeados pela 262 afirmarem: “Nós queremos a duplicação e estamos dispostos a pagar por isso” – frisou Anderson. 

TRECHO MAIS SIMPLES 
O trecho entre Uberaba e Araxá é o mais simples de ser duplicado. Dali para frente até Nova Serrana, por ter trechos de serra, exigem obras mais caras. Melhor garantir o mais simples num primeiro momento e, depois, lutar pelo restante. O movimento precisa ser objetivo – destacou Anderson. 

Em outras palavras, a duplicação da BR 262 até BH não virá tão cedo. Mas, sem luta e sem mobilização, não virá nunca.  

POR ESCRITO 
Ao final do encontro, a prefeita Elisa sugeriu a elaboração de um documento direcionado ao governo federal, com aval de todos os prefeitos e lideranças na área de abrangência da Amvale, associação que ela preside. Será uma espécie de carta de intenções. 

PROJETO PARALELO 
A certa altura da reunião, o empresário Gilberto Barata sugeriu a elaboração de um projeto paralelo a ser apresentado à ANTT, para demonstrar a viabilidade e a necessidade da duplicação, em vez da adequação das pistas definida para a 262. A sugestão foi abortada, quando a prefeita questionou quem pagaria os custos do projeto. 

LEITURA ERRADA 
Mudando de assunto, engana-se redondamente quem pensa que o ex-deputado federal  Franco Cartafina está inerte em relação às eleições de outubro. Pelo contrário. Com quatro partidos debaixo do seu guarda-chuva político, Franco tem se movimentado mineiramente nos bastidores. Segundo fonte altamente confiável, seu grupo político está unido e deve apresentar chapas fortíssimas de candidatos à Câmara.  

Vale lembrar que estão com Franco o PP, ao qual está filiado, assim como o Avante, presidido por Rodrigo Vieira (que tem a Pastora Regiane Isidoro como um dos nomes cotados para vereadora), o Agir e o Podemos, onde estão os vereadores Elias Divino e Wander Araújo. 

REFORÇO DE PESO  
Por falar no Podemos, o ex-delegado de Polícia Federal  e ex-secretário de Defesa Social Glorivan Bernardes foi recebido com pompa e circunstância no partido. Assinou ficha de filiação e pode ser um dos nomes do partido na disputa eleitoral de outubro.  

Glorivan Bernardes e Wander Araújo (Foto/Reprodução)

EXPERIÊNCIA 
“O próximo prefeito de Uberaba terá de ser uma pessoa com conhecimento sobre gestão pública. Prova disso está no alerta do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, cidade que tem um orçamento quase três vezes maior do que o de Uberaba”. É o que defende Tony Carlos, depois de assistir ao vídeo postado por Odelmo nas suas redes sociais. No vídeo, o prefeito da cidade vizinha comenta a queda de 25% de arrecadação do município, atribuída à retração econômica no país. “O próprio governo federal anunciou perda de 137 bilhões de reais, na última sexta-feira, e isso vai impactar diretamente os municípios, na área da saúde, da educação, social etc” – advertiu Odelmo. 

NA PONTA DO LÁPIS 
Secretário Celso Neto antecipa que a Prefeitura está produzindo material didático sobre as mudanças introduzidas no Plano de Carreira do Magistério para ser distribuído aos servidores da Educação. Nesse material haverá uma série de simulações para ajudar os professores da ativa e aposentados a avaliar se querem aderir ou não ao novo plano. 

Além disso, o secretário adianta que o setor de RH está disponível para fazer os cálculos para aqueles que tiverem dúvidas. 

REMANEJAMENTO INTERNO 
Remanejamento interno na administração municipal continua dando a tônica neste início de ano, A experiente e respeitada  Ana Luisa Bilharinho da Silva foi nomeada superintendente de Planejamento Urbano, da Secretaria de Planejamento. Ela vai substituir Luiz Mário Molinar, exonerado recentemente. 

AGORA VAI 
Está definida a comissão que vai cuidar do concurso público na Prefeitura. Nomeação dos membros foi publicada na edição do Porta Voz desta quarta-feira, sendo composta por Adrianne Christianne Inês (Presidente),  Marinês Pereira, Pillar Matos, Ércia da Silva Lima,  Victor de Faria França e Alexandre Lennon Dias e Silva.   

HOMENAGEM 
Falecido precocemente, o deputado federal Caio Narcio Rodrigues emprestará seu nome a logradouro público em Uberaba. Câmara aprovou projeto de lei nesse sentido, já publicada no Diário Oficial do município. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por