Anderson Adauto desembarca em Uberaba nesta terça-feira para uma série de contatos na região, preparatórios da nova audiência pública que irá rediscutir a possibilidade de duplicação da BR 262. Pela manhã, na quarta-feira, ele se reunirá com lideranças uberabenses, na sede da Amvale, para tratar do assunto. Logo depois seguirá para almoço em Araxá, cidade que vai sediar a audiência pública do dia 26. A mobilizar regional, neste caso, é fundamental para tentar reverter (ainda que parcialmente) a decisão que descartou a duplicação da rodovia entre Uberaba e Nova Serrana. Se conseguirmos duplicar o trecho que vai daqui até Araxá já será uma enorme vitória.
ACELERANDO
Enquanto a oposição não define quem enfrentará Elisa na eleição de outubro, a prefeita está se movimentando para estrutura sua campanha. No fim de semana, Elisa acertou a contratação do marqueteiro Tharsis Bastos para sua campanha.
Indagada se a ele caberá a coordenação do seu projeto de reeleição, a prefeita foi direto ao ponto: “Tharsis está ON, mas o comando é meu”.
INFRA GRANDE
Também no time da campanha pela reeleição está o publicitário Gustavo Jangola. Ele, inclusive, já vem marcando presença em Uberaba há algum tempo.
Na eleição municipal passada, Jangola coordenou a campanha de Kênia Borges para vereadora.
SURPRESA!!!
Nomeação de Ildeu Menezes para adjunto do Agronegócio mostrou o prestígio dele junto à prefeita Elisa. Conseguiu dar a volta por cima das críticas à sua atuação no comando do programa Todos por Uberaba e ainda ser guindado a um cargo melhor na estrutura do governo municipal.
DAQUI PRA ALI
O remanejamento nos cargos continua mexendo também na estrutura da Codau, desde que houve a troca do comando da companhia. Naiara Sucupira Sousa, por exemplo, deixou a supervisão de fiscalização de loteamentos para assumir a gerência de drenagem e águas pluviais.
DEMORA
Secretário municipal de Educação, Celso Neto, será o entrevistado desta terça-feira no programa O Pingo do Jota, da Rádio JM. Na pauta, dentre outros temas, estará a eterna demora na realização da licitação para compra de uniformes e kits escolares. Mais uma vez as empresas vencedoras vão ter de correr para entregar os itens a tempo do início do ano letivo, daqui a um mês.
NA BRONCA
A julgar pelas estatísticas de atendimentos no Procon, entre 2021 e 2023, os consumidores uberabenses andam tendo mais motivos para reclamar, ultimamente. Para se ter uma ideia, os atendimentos saltaram de 8.874 para 21.288. É caso para ser estudado.
AO SOLO
Chuvas do final de semana derrubaram mais de uma dezena de árvores na cidade, provocando estragos em vários bairros. No Universitário e Olinda, árvores caíram sobre a fiação elétrica, deixando parte das residências sem energia na tarde de domingo. Não bastasse a falta de luz, dois veículos estacionados na rua foram danificados por queda de árvores.
Na manhã de segunda-feira, a Sesurb tinha registrado apenas 9 ocorrências, mas fechou o dia contabilizando mais do dobro. O trabalho das equipes de limpeza vão prosseguir nesta terça-feira, quando devem chegar à avenida Alexandre Barbosa, segundo o adjunto Pedro Arduini, da Sesurb.
Os bairros mais afetados no domingo foram justamente o Olinda, Centro e Abadia.
RESPOSTA IMEDIATA
Em que pese a resposta da Prefeitura às comunicações de quedas de árvores pós-temporais, o ideal seria manter uma equipe para percorrer os bairros, independentemente de ser acionada pela população. Sem contar a necessidade de agilizar a poda correta das árvores, serviço este que ainda não encontrou o ritmo ideal.
E OS BUEIROS?
Nessa temporada de chuvas, a Codau precisa agilizar, também, a limpeza dos bueiros. Nos bairros mais altos, a sujeira vem à tona com a água da enxurrada...
COMO ASSIM?
Não pegou bem a publicação do governador Romeu Zema nas redes sociais alusiva a 8 de janeiro. Veja o que ele postou: “Hoje é 08/01, sabe o que significa? Que os 50 mil novos alunos selecionados pro Trilhas de Futuro, cursos técnicos gratuitos do Governo de Minas, têm até amanhã pra fazer a matrícula. Corre lá! Qualificação + emprego: a política social que funciona e não aprisiona”.
Houve que visse um certo deboche com o simbólico 8 de janeiro...
SAIDÃO DE FIM DE ANO
Nas saídas temporárias de Natal e Ano Novo, 4.158 detentos receberam o direito de deixar os presídios mineiros em 2023, segundo dados divulgados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Desse total, 118 não retornaram após o fim do prazo estipulado e se tornaram foragidos. A PM conseguiu recapturar parte dos foragidos, e o número de fugitivos fechou esta segunda-feira em 48.
MUDANÇA JÁ
Antes da recaptura, alguns dos condenados que tiveram direito à saidinha de Natal e Ano Novo voltaram a cometer crimes, como o que vitimou o sargento Roger Dias da Cunha, de 29 anos, que foi baleado duas vezes por um detento que não voltou após receber o benefício judicial.
Nesta segunda-feira, o presidente do Senado, o mineiro Rodrigo Pacheco (MDB), afirmou que o Congresso atuará para dar fim à saída temporária, que, aliás, nem deveria existir. Quem comete crime deve pagar por ele, do começo ao fim, sem esses benefícios de saídas temporárias.