ALTERNATIVA

Anderson se diz candidatíssimo, mas deixa no ar suas intenções para 2028

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 14/01/2026 às 22:52Atualizado em 15/01/2026 às 20:22
Compartilhar

Candidatíssimo. Essa foi a resposta de Anderson Adauto ao ser questionado no programa JM News, da Rádio JM, sobre seus planos para este ano. Ele contou que está “empolgado” com o Parlamento e com possibilidade de voltar a ocupar uma cadeira na Câmara Federal. Um dos motivos da empolgação de Anderson é o orçamento impositivo, que coloca milhões de reais da União nas mãos dos deputados federais, e permite que eles destinem recursos para os municípios e para os projetos que entendem relevantes, ou necessários.
 
DÚVIDA NO AR
Questionado se ele irá disputar a eleição para deputado apenas para garantir palanque para Lula em Uberaba, Anderson disse que não. Também descartou sem descartar completamente que esteja se apresentando como candidato agora, mas com os olhos voltados para a eleição de prefeito daqui a dois anos. “Como os dois primeiros anos do Parlamento tendem a ser muito interessantes, não vou nem pensar nessa hipótese nos dois primeiros anos” – destacou AA.
Cá entre nós: não tenho a menor dúvida de que Anderson, se for eleito, vai aproveitar os dois primeiros anos de mandato para se cacifar politicamente para 2028.
 
PESO PESADO
Anderson até pode não ter embarcado na disputa eleitoral para garantir palanque ao Presidente Lula. Mas que o apoio declarado de Lula a ele irá vitaminar (e muito) a candidatura de Anderson, ah, disso ninguém duvida.
 
LADO A LADO
Anderson contou, também, que tem percorrido a região. Esta semana ele esteve em Campo Florido, Pirajuba e Conceição das Alagoas. Em Campo Florido, por exemplo, Anderson acredita que terá o apoio do prefeito Alysson da Saúde (PT). Também acertou apoio com antigos aliados.
 
EM PAUTA       
Com a sua costumeira sinceridade, Anderson ainda destacou que será impossível ao Parlamento escapar da discussão de temas como redução da jornada de trabalho, seja para 5 ou 4 dias da semana, bem como transporte coletivo gratuito no país. “O raciocínio vai ser outro. Em vez de você cobrar por passageiro, a empresa será contratada e remunerada por quilômetro rodado. E entrará no ônibus quem quiser. O governo federal e o PT vão patrocinar essa discussão como benefício para a classe trabalhadora” – disse.
Resta saber quem vai pagar a conta.
 
MUDA, TONY!
O papo com Anderson Adauto é sempre muito interessante. A certa altura da entrevista, ele contou ter dito a Tony Carlos: “Largue de ser provinciano e vá buscar votos fora de Uberaba”. Lembrou que Tony foi vereador quando ele, Anderson, foi prefeito. São amigos de longa data. Porém, essa amizade não o impede de avaliar que, hoje, Tony é o nome que reúne as condições de devolver a Uberaba a representatividade política perdida em Belo Horizonte. É o nome mais viável a deputado estadual. Inclusive, Anderson tem levado Tony a tiracolo nas suas andanças de pré-campanha em algumas cidades da região.
 
FORA DO RADAR
Negativa dos Correios à proposta de Uberaba para cessão do prédio da Praça Henrique Krugger não fez a menor diferença para os planos do presidente Ismar Marão. Ele já havia descartado a ideia de transferir a Câmara Municipal logo no início de seu mandato.
 
NA MIRA
No radar do presidente Ismar Marão está o antigo prédio do Jockey, na Praça Rui Barbosa, que hoje pertence ao Ipserv. No entanto, Marão quer ter os números sobre as finanças do Legislativo, antes de levar uma proposta efetiva ao Conselho Administrativo do Instituto de Previdência dos servidores municipais. Ele tem razão: a intenção é um sonho. A proposta é a intenção de materializar esse sonho.
 
MUITA GRANA
O presidente Ismar Marão não se conforma em pagar todo mês R$ 54 mil de aluguel pelo prédio que abriga os gabinetes dos vereadores, na esquina das ruas Segismundo Mendes e Vigário Silva. É um gasto que não tem volta. Não é um investimento, ao contrário de um prédio próprio, como ele quer para a Câmara.
 
PÉ NA ESTRADA
Vereadores Cabo Diego Fabiano e Ellen Miziara estão rodando Minas Gerais inteira, e não apenas o Triângulo, em busca de apoios para a campanha deste ano. Pré-candidatos a deputados pelo PL, os dois estiveram em Sabará nesta quarta-feira. Lá eles foram recebidos pelo prefeito Sargento Rodolfo, que entrou para a história do município por sua votação extraordinária.
 
VAI COM QUEM?
Não passou em branco a foto postada pelo ex-candidato a prefeito Samir Cecílio Filho (PL), em suas redes sociais. Na foto (abaixo) podem ser vistos o próprio Samir, ao lado de Franco Cartafina (PP) e José Renato Gomes (PSDB). Zé Renato, tio de Franco, está “fechado” com o sobrinho para a eleição deste ano. Mas e o Samir, que é do PL, de Ellen e Cabo Diego? Sobre o que falaram nas areias da praia do litoral paulista???

(FotoDivulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por