ALTERNATIVA

Anderson vai manter candidatura a deputado em suspense até outubro

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 28/07/2025 às 22:39Atualizado em 30/07/2025 às 17:31
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

ATÉ O FIM
“Eu não podia voltar atrás para ela ganhar no primeiro turno. Eu tinha de lutar até o fim”. Declaração foi dada por Anderson Adauto, durante entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, respondendo ao questionamento sobre as razões que o levaram a insistir no recurso contra o indeferimento da sua candidatura a prefeito no ano passado. Na época, ele contou ter sido procurado pela prefeita Elisa, uma vez que a desistência do recurso evitaria a disputa em segundo turno. Mas Anderson justificou que precisava de uma resposta judicial, porque ele acreditava que poderia reverter a situação. "Hoje eu não faria de novo" - frisou.
 
E O TONY?
Ainda sobre a eleição do ano passado, Anderson negou ter insistido no recurso contra o indeferimento de sua candidatura para beneficiar Tony Carlos, que foi para o segundo turno com Elisa. “Nada disso. Meu candidato era eu mesmo” – reagiu. Por outro lado, Anderson contou que tem conversado com Tony, “mas só falamos de política”. E arrematou: “O que mais eu teria para conversar com ele?”
 
VAI OU NÃO VAI?
Sobre a possibilidade de uma candidatura a deputado federal no ano que vem, Anderson diz que ainda não está decidido sobre o assunto. “Gosto e me realizou na política. Mas também me dou muito bem fora dela.” – afirmou. Anderson ainda destacou que o processo eleitoral de 2026 não será nada fácil, especialmente para os candidatos de Uberaba. Como a cidade está sem representantes há quase 4 anos, outros deputados ocuparam os espaços que eram nossos. Prefeitos da região já estão comprometidos com políticos que os ajudaram a se eleger ou reeleger. E retomar essas tratativas políticas na região será um enorme desafio. Mas Anderson garante que até outubro ele tomará sua decisão.
 
VOTO ATÍPICO
Num cenário hipotético de confirmação de sua candidatura a deputado federal, como quem Anderson Adauto poderia fazer dobradinha em 2026? Segundo ele, dobradinha em Uberaba não funciona. Nunca funcionou. O eleitor aqui é independente. Ele lembrou, por exemplo, que há muitos anos ele fez dobradinha com Juarez Batista (federal), enquanto Arnaldo Rosa Prata (federal) dobrou com Eurípedes Craide (estadual). Eram duas dobradinhas de nomes novos e veteranos. Mas, no final, Anderson e Arnaldo tiveram praticamente a mesma quantidade de votos, enquanto os veteranos Craide e Juarez Batista também ficaram “taco a taco”. Isso sem contar o histórico de eleitores que votam em candidatos à direita e à esquerda no mesmo pleito... Uberaba é uma cidade para ser estudada!
 
PLANO B
No cenário estadual, Anderson acredita que o senador Rodrigo Pacheco será o candidato a governador representando a centro-esquerda. Mas deverá deixar o PSD, de onde está praticamente sendo convidado a se retirar. A ala ligada ao presidente Lula não tem outro nome para a disputa do governo em Minas. AA acredita – como todos que acompanham a política mineira – que o PSD deverá marchar com a candidatura de Mateus Simões.  Aliás, a polêmica entrevista da prefeita Elisa ao jornal O Estado de São Paulo foi justamente nessa linha.
 
E O PROJETO DO GÁS?
Vai bem, obrigado! No dia 5 de agosto haverá um grande evento em Brasília para sacramentar mais um passo importante na consolidação do projeto “Gás Para Empregar”, que terá Uberaba como projeto piloto. Além da Media Provisória 1.304, será sacramentada a inclusão do gás na pauta do CNPE – Conselho Nacional de Política Energética. Solenidade contará com a presença do presidente Lula e de vários empresários e lideranças de Uberaba.
 
MARCO ZERO
Para essa reunião do dia 5 de agosto, o Ministério de Minas e Energia definiu a pauta, confirmando a inclusão das novas regras de comercialização do gás natural da União, incluindo as diretrizes para o uso como matéria-prima preferencialmente para a produção de fertilizantes nitrogenados.
 
GASODUTO
Embora o governo federal tenha de lançar chamamento público para contratação de empresa que construirá o gasoduto de Paulínia até Uberaba, Anderson aposta que a TGB (controlada pela Petrobras) tem grandes chances de sair vitoriosa. “No plano de construção de gasodutos de transporte, a TGB já incluiu a rota Iacanga-Uberaba, 300 km para atender a demanda de  uma fábrica de fertilizantes nitrogenados e indústrias químicas, com potencial de demanda de 6 milhões de metros cúbicos por dia” – reforça Anderson. O projeto, no caso, tem previsão para entrar em operação até o final de 2030, com capex estimado em R$ 5 bilhões.
 
TINTIM POR TINTIM
Veja como tudo se encaixa: a ex-presidente da TGB, que sabe tudo desse projeto, foi nomeada para a diretoria de Transição Energética, tendo sob sua batuta a gerência de gás natural da Petrobras. O nome dela é Angélica Laureano. Foi escolhida pessoalmente pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

DAQUI NÃO SAI
Postagem dando conta de “namoro” entre o vereador tucano Mariscal e o Republicanos, partido do senador Cleitinho Azevedo, provocou um alvoroço danado na semana passada. Mas, segundo o presidente do PSDB em Uberaba, Thiago Tiveron, é natural o assédio de outros partidos ao vereador mais votado da cidade. “Mariscal por inúmeras vezes, já se mostrou fiel ao grupo e ao partido, toda conversa que ele tem, ele me comunica, e além de tudo isso, existe um entrave jurídico, a Legislação vigente diz que vereador para se candidatar a deputado não tem janela partidária, ou seja, qualquer vereador que queira disputar eleição para Deputado tem que permanecer no partido pelo qual foi eleito, salvo as exceções que são as fusões ou incorporações que mudem radicalmente o estatuto partidário. Pode ser que em breve teremos no PSDB alguma Federação, lembrando que Federação não abre precedente para mudança de partido. Então, sem dúvida nenhuma, Mariscal fica no PSDB e com certeza estaremos na disputa de Federal e Estadual em 2026” – destacou Tiveron.

MELHOR PREVENIR
Chuvinha de "molhar bobo" não vai refrescar em nada a situação do abastecimento d´água em Uberaba. Duas bombas da transposição do Rio Claro já foram acionadas. Há outras três para serem acionadas, caso seja necessário. Vale destacar que na seca do ano passado as bombas da transposição só foram desligadas no início de novembro, fato que deve se repetir em 2026, pois não há previsão de chuvas significativas até lá.  Embora a Codau tenha ampliado a capacidade de reservação de água, com a recente inauguração de novos reservatórios, o racionamento de água não está totalmente descartado. Por isso, a economia no consumo é fundamental nesse período.

NOTA MÁXIMA
Festival de Inverno em Peirópolis fez o maior sucesso. Só elogios ao evento, que arrastou verdadeira multidão pra lá, no fim de semana. Shows de alto nível, iluminação e policiamento elogiados, organização perfeita. Evento de gente grande, que projeta Uberaba além das nossas fronteiras e vai se consolidando como um marco importante no calendário cultural da cidade. Parabéns à equipe da Fundação Cultural pela organização elogiada em todas as plataformas.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por