Para onde vai?
A notícia de que o governador Antonio Anastasia (PSDB) deverá anunciar a qualquer momento o apoio à pré-candidatura do deputado estadual Antônio Lerin (PSB) a prefeito caiu como uma bomba em Uberaba, no fim de semana. Entre os tucanos locais a informação não foi bem recebida e provocou imediata reação, na tentativa de demonstrar ao governo que o nome do pré-candidato Fahim Sawan é mais viável que o de Lerin. Mas o Manifesto publicado domingo provocou outros problemas aos signatários...
De bandeja
Entre apoiadores de Fahim, há quem analise o quadro como uma tentativa de levar Paulo Piau à Prefeitura de Uberaba, considerando que Lerin seria um concorrente “mais fraco”. Mas essa avaliação parece completamente míope. A uma, porque desmerece o potencial eleitoral do deputado do PSB. Lerin é um político carismático, bem articulado, com bom trânsito nas esferas do poder e, principalmente, um nome novo na disputa majoritária. Pode surpreender. A duas, porque Lerin obviamente não concordaria em ser jogado “aos leões” para ajudar a eleger um adversário político, como no caso Paulo Piau, do PMDB.
É com esse que eu vou
Acusado de desconstruir a pré-candidatura de Fahim Sawan – com quem não se afina politicamente e não esconde isso –, o deputado federal Marcos Montes ressalta que não tem o poder de decidir a posição que será tomada pelo governador Anastasia e pelo senador Aécio Neves, seja em favor de “A” ou de “B”. “Mas o que Aécio e Anastasia determinarem eu vou cumprir. Estou coordenando a campanha do governo de Minas em Uberaba para ganhar as eleições. É isso o que interessa”, disse Marcos Montes.
Vencer ou vencer
Segundo Marcos Montes, o governo de Minas enxerga Uberaba como uma cidade estratégica para as eleições de 2014, quando Aécio Neves poderá candidatar-se a presidente da República. Por isso, vai trabalhar para vencer as eleições municipais a qualquer custo.
Butuca
O empresário Antônio Carlos da Silva, o Carlão, foi um dos signatários do manifesto de apoio à pré-candidatura de Fahim Sawan, publicado domingo no JM. Posição curiosa, sem dúvida. Carlão também sonha ser prefeito de Uberaba. Estaria de butuca esperando alguma “zebra” com Fahim para lançar-se candidato do “grupo”? A conferir.
Caldeirão em chamas
Presidente do Democratas, Eclair Gonçalves Gomes passou o fim de semana dando explicações a correligionários sobre a sua assinatura no manifesto em apoio a Fahim. No DEM, há quem prefira Piau, como é o caso do ex-prefeito Luiz Guaritá Neto e do vereador Marcelo Borjão, que, inclusive, foi testemunha pró-Piau no recente episódio da intervenção no PMDB. Clima está quentíssimo por lá...
Seminário
O II Seminário Regional de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto começa amanhã, em Uberaba, no anfiteatro do Hospital Dr. Hélio Angotti, com abertura pelo juiz Nilson de Pádua Ribeiro Júnior. Evento terá ainda o lançamento do Projeto Acompanhar, pela juíza diretora do foro, Régia Ferreira de Lima, e da cartilha, com apoio da OAB Uberaba. Para o dia 14 estão programadas palestras dos juízes Marcos Padula e Valéria Rodrigues.
Em alta
Diretores da Revista Brasileira de Direito Processual, Lúcio Delfino e Fernando Rossi tomaram posse no Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal, durante a I Conferência Internacional e XXIII Jornada Iberoamericana de Derecho Procesal, em Buenos Aires, na semana passada. O Instituto congrega acadêmicos de países ibéricos e da América Latina, incluindo renomados juristas brasileiros, como Humberto Theodoro Jr, Ada Pelegrini Grinover, Barbosa Moreira, entre outros.
Promoção
Dono do cupom sorteado e seu amor vão à Europa, com tudo pago pelo Shopping Uberaba. A cada R$300 em compras o cliente troca as notas fiscais das lojas participantes por cupons para participar da promoção. A expectativa é de que sejam trocados aproximadamente oito mil cupons, segundo o superintendente do Shopping, Guilherme Vilela. Dia dos Namorados está “bombando” nas lojas do Shopping Uberaba!
Pesar
É difícil entender a lógica Divina quando se vê um homem proativo como José Osório Guimarães ser derrubado pelo mal de Alzheimer. Assim é a vida. Mas, é preciso fazer justiça a ele. Como político, José Osório foi um dos homens mais importantes na História recente de Uberaba. Corajoso, destemido, firme, José Osório botou a boca no trombone para apontar os desmandos do governo Wagner do Nascimento, sobretudo os desvios milionários de dinheiro dos cofres do município através da Amgra. Lembro-me bem da noite em que ele chegou à Redação do JM com um calhamaço debaixo do braço para provar o que dizia, o que logo foi transformado em denúncia estampada na capa da edição do dia seguinte. O “escândalo da Amgra” foi um “divisor de águas” na história de Uberaba e do Jornal da Manhã também. Outros escândalos semelhantes vieram depois disso, mas quem inaugurou a era do inconformismo com a improbidade administrativa foi ele. Não tenho dúvidas. Devemos isso a ele.