Foto/Divulgação
Festival de Inverno de Peirópolis foi um tremendo sucesso. Elogios em profusão à apresentação dos artistas “prata da casa”, como a ótima banda Mané Galinha e o fenomenal Pedrinho Amui, além dos estrelados Wagner Tiso e outros. Bacana também foi a reverência à memória do professor Antônio Carlos Marques, falecido no mês passado
Foi mal
Promotor de Defesa do Patrimônio Público, José Aparecido Gomes Rodrigues não caiu na conversa do vereador Thiago Mariscal. Pouco tempo atrás, por iniciativa do vereador, a Câmara encaminhou ofício ao Ministério Público, pedindo investigação contra as ações da Codau porque desconfiava que algo ali estava errado. Na sessão dessa segunda-feira, a resposta do promotor veio em forma de puxão de orelhas em Mariscal. Entre outras afirmações constantes no despacho, José Aparecido destaca: “Vejo manifesta confusão em relação ao papel do Ministério Público e, sobretudo, com seu [do vereador] próprio papel, enquanto integrante de órgão constitucionalmente legitimado que é para fiscalizar as ações administrativas do Executivo Municipal, de forma ampla, especialmente para identificar e, se for o caso, representar, fundamentadamente, acerca de providências que eventualmente exijam ações para as quais não esteja legalmente autorizado”. Em outras palavras, aconselhou Thiago Mariscal a procurar saber quais são as atribuições legais de um vereador...
Preto no branco
No seu despacho, o promotor José Aparecido deixa claro que se o vereador “tem algum fato concreto a noticiar, que seja minimamente instruído com informações e documentos a ele relacionados”, como se exige, aliás, de todo cidadão que busca amparo do Judiciário. Esse “denuncismo inconsequente, tal e qual os desmandos verificados na administração pública em geral, tanto mal tem feito ao país” – arremata, coberto de razão. Tudo isso foi lido em plenário na sessão desta segunda-feira.
Palavras ao vento
Não foi esta a primeira, nem a única vez, que vereadores de oposição lançaram palavras ao vento. E não apenas nas redes sociais, terra de ninguém, mas agora também envolvendo o Ministério Público. Ora, é preciso ter responsabilidade e, principalmente, fundamentar as denúncias. Ninguém quer vereadores que digam “amém” ao Executivo. Ao contrári todos queremos que os vereadores cumpram seu papel de fiscais do Executivo, atuando com olhar crítico e responsável. Espera-se que agora, com o puxão de orelhas bem dado pelo promotor de Justiça José Aparecido, os vereadores tomem “juízo” e parem de ocupar o Judiciário com denúncias vazias.
Foi bem
Por falar em Codau, a 2ª edição do Festival de Inverno de Peirópolis foi um tremendo sucesso. Peirópolis ficou pequeno para receber tanta gente ávida por boa música. E, por incrível que pareça, não foi registrado atrito algum por lá, nos dois dias do festival que levou cerca de 15 mil pessoas ao bairro rural.
Civilidade
Na avaliação do presidente Luiz Guaritá Neto, o ponto alto do Festival de Inverno promovido pela Codau foi a civilidade, ressaltada no clima de paz que reinou em Peirópolis. Detalhe: cada um recolheu o próprio lixo e nem latinha de cerveja se viu depois dos shows. Muito bom!
Quem vai?
Se depender do secretário executivo do Ministério da Agricultura, o nome do PSD à sucessão majoritária em Uberaba será o de Iraci Neto, atual secretário municipal de Saúde. Marcos Montes passou o fim de semana em Uberaba e confirmou seu desejo de ver o PSD inserido na disputa eleitoral do ano que vem com candidato próprio à sucessão de Paulo Piau, assim como chapa completa de vereadores.
Na parada
Antes mesmo da eleição passada, Marcos Montes já vinha desenvolvendo trabalho de fortalecimento dos quadros do PSD em Uberaba. Um dos nomes conquistados pelo partido é o do presidente da Cohagra, Marcos Jammal, que também sonha com a eleição para prefeito. MM não descarta essa possibilidade e rasga elogios ao seu xará. Vale ressaltar que o jogo político está apenas começando. E começando quentíssimo!
Olha ele aí
No domingo, durante a manifestação verde-amarela pró-Bolsonaro na praça Santa Rita, o que mais se ouviu foi gente perguntando se o deputado estadual Heli Andrade, o Grilo, será candidato a prefeito ano que vem. Enquanto Franco Cartafina não apareceu por lá, Heli (PSL) marcou presença e lá ficou por um bom tempo. Indagado sobre sua intenção de disputar as eleições do ano que vem, Heli descartou totalmente. Mas, em política tudo pode mudar de uma hora para outra...
Viva!
Fabiano Elias, presidente do MDB/Uberaba, comemorou a vitória de Newton Cardoso Júnior na disputa pelo comando da sigla em Minas. Newton Júnior venceu o também deputado Saraiva Felipe, pelo placar de 252x156. Quem também vibrou com a notícia foi o ex-deputado Tony Carlos, que postou cumprimentos ao vitorioso nas redes sociais.
Como pode?
Não bastassem todos os problemas já reiteradas vezes criticados na tal “revitalização” do calçadão e praça Rui Barbosa, agora mais um acidente envolvendo cidadã que teve a pena presa a uma grelha de bueiro quebrada naquele local. A mulher pisou na grelha e acabou com a perna presa ao bueiro. Verdadeiro absurdo. Já tivemos banco quebrado e agora tampa de bueiro. É de se questionar a qualidade dos materiais usados na obra, tão frágeis têm se mostrado em curto espaço de tempo de uso. Socorro!