Novos tempos
Foi-se o tempo que em briga de marido e mulher ninguém devia meter a colher. Em entrevista à Rádio JM nessa terça-feira, o comandante da 5ª Região de Polícia Militar aconselhou os uberabenses a interferir em desentendimentos de casais, sempre que perceberem que o tom da discussão está elevado. Segundo o coronel Lupércio Peres, “nesses casos, os vizinhos ou parentes têm de acionar a Polícia Militar de imediato. Quando observarem uma situação diferenciada, em que a violência está perceptível, é preciso tomar uma atitude” – alertou. Hematomas constantes também são sinal de alerta sobre a existência de violência contra a mulher, pois isso pode evoluir para uma situação mais grave.
Prevenção difícil
A propósito, o setor de Inteligência da PM tem acompanhado ocorrências reiteradas envolvendo casais, na tentativa de coibir a violência doméstica. E vem adotando estratégias preventivas, embora os casos ainda continuem ocorrendo com certa frequência em Uberaba. É raro o mês ou semana em que não é registrado um ou mais casos de agressões físicas ou feminicídio. Mas o comandante Peres explica que a violência tem um ciclo, que às vezes começa com um empurrão e termina no homicídio. Isso precisa ser observado não apenas pelas vítimas, como também pelos parentes, de modo a evitar que a situação chegue ao pior.
Mais segurança
Depois do fatídico assalto ao Banco do Brasil, no mês passado, a PM intensificou as reuniões com representantes das instituições financeiras na cidade, juntamente com as demais forças de segurança que formam os órgãos de defesa social. Mas ainda há resistência de algumas dessas instituições em adotar medidas capazes de inibir ou dificultar a ação dos bandidos. Aliás, a PM auxiliou o Legislativo municipal no ano passado na formatação de leis mais rigorosas, mas os bancos ainda não as estão cumprindo integralmente. Pois é. Enquanto os bancos continuarem resistentes, a comunidade estará vulnerável a novas ações da bandidagem. Vamos deixar por isso mesmo? Ou nossas autoridades vão tomar uma atitude, ainda que seja recorrendo ao Judiciário para exigir o cumprimento da lei municipal que impõe normas de segurança a essas instituições financeiras?
Questão de tempo
Entre as medidas de segurança que os bancos continuam ignorando está a instalação de portas de aço para dificultar o acesso dos bandidos às agências. Medida simples e nem tão dispendiosa assim. Mas os bancos alegam que essa porta também pode ir para os ares, numa explosão. Ora, segundo o comandante Lupércio, essa porta de aço dificultaria as explosões, tornando a ação mais demorada. E tempo, em segurança pública, é um fator importantíssimo. Cinco minutos podem fazer a diferença para a articulação da resposta da PM.
Fumacinha do bem
E não só bancos, como também instituições que movimentam grandes somas, precisam cumprir as normas de segurança criadas por lei municipal. Cortinas de fumaça são igualmente importantes. É preciso que as instituições financeiras tenham consciência e respeito pela população, de modo a evitar novas ações de quadrilhas organizadas.
Segurança na roça
PM está com a perspectiva de receber 23 câmeras com OCR para instalação na zona rural. Três câmeras dessas já estão em funcionamento e policiais estão seguindo para BH para treinamento no manuseio de tablets turbinados para identificar placas de veículos objeto de furto ou roubo. O sistema, no caso, será totalmente integrado e capaz de dar uma resposta imediata assim que for identificado qualquer problema.
Parceria de sucesso
Escolhida por sua credibilidade e confiabilidade, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) terá a exclusividade da comercialização dos planos de saúde do Grupo São Francisco para pequenas e médias empresas instaladas na cidade. Contrato nesse sentido foi assinado pelas partes esta semana. De acordo com o presidente da Aciu, José Peixoto, esse credenciamento vale tanto para as empresas associadas (que terão 15% de desconto no preço) quanto para não associadas.
Ligado na tomada
Mesmo em viagem de férias no exterior, o prefeito Paulo Piau não desliga. Por determinação dele, secretarias e Fundação Cultural têm se reunido para definir programação para Natal, réveillon, carnaval 2020 e a megafesta do bicentenário de Uberaba. Piau quer tudo detalhado, das atrações à segurança dos eventos. E já avisou: no seu retorno a Uberaba, quer todas as propostas por escrito, detalhadas, formatadas em cima da sua mesa. Oremos!
O que vem por aí
Sondado pela coluna, o presidente interino da Fundação Cultural, Ernani Neri, garantiu que sua equipe está buscando artistas que possam atender às expectativas dos uberabenses e tornar as comemorações dos 200 anos de Uberaba um evento inesquecível.
Feira boa
A Feira do Produtor Rural deste sábado (27), no Shopping Uberaba, terá momento cultural sob a coordenação da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. A convite do Shopping, o presidente da ALTM João Eurípedes Sabino programa momento cultural especial com a participação dos imortais. O evento que tem parceria do Shopping Uberaba, Certrim, Emater e Secretaria da Agricultura/PMU, acontece todo último sábado do mês, no estacionamento Guzerá coberto, com aproximadamente 30 bancas comercializando produtos diretos do produtor.