ALTERNATIVA

Após diversos apelos, secretária anuncia que a Saúde adotará o e-SUS

Lídia Prata
Larissa Prata**
Publicado em 30/05/2023 às 20:52Atualizado em 31/05/2023 às 21:04
Compartilhar

**Interina: Larissa Prata

Enfim, e-Sus! 
Durante as mais de seis horas de prestação de contas na audiência pública da Saúde nesta terça-feira (30), a secretária Valdilene Rocha fez um importante anúncio: enfim a SMS se renderá ao e-SUS. O sistema informatizado é usado em praticamente todos os municípios brasileiros e é o que norteia o repasse de verbas, inclusive. Ou seja: supondo que a Atenção Básica atenda 40 pacientes, mas preencha o relatório do Ministério da Saúde com 39, a verba repassada a Uberaba será referente a 39. E o preenchimento correto de relatórios já foi problema na Saúde antes... Fato é que ainda é necessária a infraestrutura auxiliar ao sistema, como melhorias em computadores, rede lógica eficiente (como esquecer os quilômetros de fibra ótica pensados para atender os postinhos de saúde em Uberaba?), etc.  

A secretária não trouxe muitos detalhes durante a audiência pública, mas a expectativa é que o faça em breve. 

E o prontuário? 
Em que pese a importância da decisão pelo e-SUS (ao invés de insistir em ter um sistema próprio), fica espaço para outra dúvida também, que é o prontuário eletrônico. Ainda na gestão do então secretário Sétimo Bóscolo, a licitação para a compra de sistema próprio foi finalizada pela Codiub, mas não avançou para a emissão da ordem de serviço. Durante a interinidade, Beethoven Oliveira manifestou pelo descarte à licitação, querendo correr processo novo via SMS, mas desde que assumiu em definitivo, Valdilene Rocha não falou nada sobre o prontuário.  

Sétimo Bóscolo chegou a cogitar um “reforço tecnológico”, ofertando smartphones e tablets para agentes na ponta, como aqueles do PSF e Endemias, para o preenchimento dos dados no momento do atendimento familiar. Mas ficou também só na vontade. Agora com o e-SUS em vias de se tornar uma realidade, bem que essa ideia poderia também ser ressuscitada, que tal? 

Didática 
Em vídeo explicativo sobre os dados do Previne Brasil, a vereadora Rochelle Gutierrez destrinchou as perdas financeiras para Uberaba a partir da piora de alguns índices avaliados pelo governo federal. Como boa professora que é, a parlamentar colocou tintim por tintim o que aconteceu e fez um comparativo interessante com relação ao Enem: mesmo que tenha havido melhora em alguns índices, os demais municípios mineiros melhoraram muito mais, subindo a “nota de corte” e deixando a gente de fora da classificação. Mas, em sua fala, a vereadora chega a citar essa diferença entre o sistema próprio, até então adotado pela Prefeitura, em detrimento do amplamente utilizado no país, que é o e-SUS. 

Veio para ficar  
A julgar pela fala otimista de Ciro Camargo ao Pingo do J, da Rádio JM, a expansão da Gol em Uberaba é uma realidade bem próxima. O porta-voz da companhia aérea explicou que a escolha dos horários leva em consideração não só as necessidades dos uberabenses, como também a disponibilidade do aeroporto de Congonhas, mas que a expectativa é que muito em breve o voo se torne diário. Quando questionado se a saturação de Congonhas poderia jogar terra no pé desse sonho, Ciro explicou que os voos até então operados pela Voe Pass tinham cerca de 80% de ocupação, em média, índice positivo para a aviação e que certamente se manterá agora nos voos a jato. Claro que encher um Being com 138 assentos é muito mais do que os turboélice, mas à medida em que os voos vão amadurecendo, certamente a demanda por mais dias será criada e a Gol está mais do que atenta a isso. 

E Guarulhos? 
Um dos questionamentos recebidos durante a entrevista foi com relação à possibilidade de operação em Guarulhos, onde a oferta de horários e passagens costuma ser mais atrativa aos viajantes. Mas Ciro Camargo explicou que, por ora, a demanda continuará concentrada em Uberlândia, até para fortalecer a rota por Congonhas em Uberaba. Vale dizer que num passado não muito distante, os uberabenses reclamavam de ter de descer em Guarulhos para cumprir agenda em São Paulo. Na avaliação do engenheiro Moacyr Lopes, que é grande entendedor de aviação civil, voar para Guarulhos não interferiria na operação de Congonhas. “Hoje a maioria das cidades do interior tem mais voos para Guarulhos do que para Congonhas. Uberlândia são 3 para Guarulhos e 1 para Congonhas. É inevitável que isso ocorra aqui”, avalia ele, acrescentando que “o maior aeroporto do Brasil é Guarulhos, tem mais conexões e os voos são mais baratos lá. Uberaba tem demanda corporativa por Guarulhos para voo diário”.  

Promoções  
Mesmo aqueles que torcem contra hão de convir que os preços praticados pela Gol em Uberaba estão bastante atrativos. Algumas simulações indicam passagens para aproveitar o feriado da Padroeira, em agosto, por cerca de R$ 140, valor que fica bastante semelhante a viajar de ônibus. Para ir de carro, então, só de pedágio se gastaria algo parecido, quem dirá quando for colocado na equação o tempo de espera, combustível, entre outros. E Ciro Camargo deixa claro que Uberaba entra na rota de promoções da companhia, como as MadruGOL, que os viajantes assíduos já conhecem bem. E aqueles que não conhecem, importa lembrar que toda companhia aérea vende mais caro os assentos comprados de última hora. Planejamento é tudo numa viagem bem-sucedida! E aqui fica uma dica: sempre pesquise na guia anônima do seu navegador, isso certamente garantirá preços melhores.  

Dia dos Namorados 
Mozão merece o melhor e, pensando nisso, a Rádio JM está com uma promoção imperdível para fazer bonito nesse Dia dos Namorados. Entre os diversos prêmios a serem sorteados durante a programação, dois grandes destaques: um saboroso jantar ao som de belíssimo piano no restaurante do Hotel Tamareiras (com sobremesa e bebida incluída, sendo cerveja, água ou refrigerante) e também um anel de ouro simplesmente maravilhoso, da Joalheria Cardoso. Para participar é preciso enviar o seu nome completo e bairro para o WhatsApp da Rádio JM (99650-9595) e dizer por que você ama ouvir a JM. Participe! 

Força do JM 
Ainda mostrando a força da imprensa aos desavisados (e mal-informados também), mais um exemplo de como o nosso papel é fundamental. Nesta semana, ouvinte da Rádio JM buscou nossa equipe lamentando a inutilização de quadra localizada no Maracanã, que deixou de ser frequentada pela molecada da bola por falta de estrutura. O local recebeu cobertura recentemente, por meio de emenda do então deputado Franco Cartafina, mas precisava de reforma, que a comunidade aguardava ansiosamente. No dia seguinte à publicação no JM Online, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras iniciou a reforma prometida nas três quadras contempladas com a cobertura, iniciando pela do Girassóis. Ponto para o secretário Anderson Passos, um dos grandes nomes do secretariado atual, e também para o adjunto, Pedro Arduini, e toda a equipe da pasta, que atenderam aos apelos da comunidade por meio do JM.  

Situação da quadra no Maracanã (Foto/Denúncia)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por