ALTERNATIVA

Apresentação dos novos ônibus BRT

Empresas de transporte coletivo apresentam os novos ônibus BRT que serão...

Lídia Prata
Publicado em 19/12/2012 às 12:00Atualizado em 19/12/2022 às 15:43
Compartilhar

Tiro ao alvo

Pouca gente prestou atenção, mas quem ouviu as declarações do presidente da Câmara Municipal durante a solenidade de inauguração da nova sede do Arquivo Público de Uberaba ficou de cabelos em pé. Luiz Dutra demonstrou total inconformismo ao constatar que o Município conseguiu reformar os antigos galpões da Mojiana para abrigar o Arquivo, enquanto a repaginação do prédio da Câmara continua sub judice até hoje.

 

Cartel da construção

Com o Sinduscon atravessado na garganta desde que a entidade contestou judicialmente o valor da reforma do prédio do Legislativo, Luiz Dutra desabafou em público. Disse que a obra só não saiu do papel durante seu mandato como presidente porque o Sinduscon queria “superfaturá-la”. Acusou ainda o sindicato de “formação de cartel” em Uberaba, impedindo a livre concorrência entre as construtoras a ponto de buscar amparo judicial para impedir que uma empresa pratique preço menor do que aquele imposto pelo sindicato.

 

Pra pensar

Na solenidade de inauguração do Arquivo Público, Luiz Dutra era a autoridade máxima do Município, uma vez que o prefeito Anderson Adauto não esteve presente, nem qualquer representante do Poder Judiciário. É bem verdade que o público estava limitado, mas o discurso de Dutra causou um tremendo impacto. Afinal, as acusações partiram de uma autoridade constituída. E são graves, embora não sejam inéditas, pois ele já as repetiu anteriormente aos microfones de emissoras de rádio, incluída a Rádio JM.

 

Novo barco

Advogado Marco Antônio Figueiredo acaba de trocar o PV pelo PMDB. Aliás, foi o prefeito eleito Paulo Piau quem endossou sua ficha de filiação no novo partido.

 

Recusa

Segundo consta, Marco Antônio Figueiredo teria sido sondado para ocupar a Secretaria municipal de Meio Ambiente, mas teria recusado por motivos de ordem pessoal.

 

Cassação

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais cassou ontem o prefeito e o vice, eleitos em Cachoeira Dourada. Eles respondiam a processo, sob acusação de compra de votos. Como a dobradinha obteve mais de 50% dos votos, haverá nova eleição.

Suspense

O caso é diferente em Senhora do Porto, outra cidade mineira onde o prefeito também foi cassado por compra de votos. Lá o cassado não obteve mais de 50% dos votos, e, portanto, a regra é outra: tomará posse o 2º colocado. Esse caso de Senhora do Porto é idêntico ao que o deputado Lerin busca através de recurso ao TRE-MG: a cassação do prefeito eleito Paulo Piau, por compra de votos. Se for vitorioso, Lerin poderá tomar posse como prefeito de Uberaba, na condição de 2º colocado.

 

De volta

Prefeito Anderson Adauto retorna hoje a Uberaba para receber, às 9h, o secretário nacional de Atenção Básica à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães. Os dois vão visitar as obras do Hospital Regional (cuja data de inauguração permanece no estaleiro, em meio à polêmica interminável) e, em seguida, participam da inauguração dos novos leitos do Hospital Dr. Hélio Angotti.

 

Novos ônibus

Hoje à tarde, se São Pedro colaborar, as empresas de transporte coletivo apresentam os novos ônibus BRT que serão usados no centro da cidade. Por enquanto é só apresentação, porque eles só entrarão em operação a partir da conclusão das novas estações e do terminal leste-oeste, o que deve acontecer no ano que vem.

 

Preço novo

A propósito, equipe técnica da PMU reúne-se esta semana com o prefeito Anderson Adauto para apresentar a planilha dos custos do transporte coletivo. Mas não se sabe se Anderson vai tomar a desgastante decisão sobre o reajuste da tarifa antes do término do seu mandato ou se vai deixar o “abacaxi”  para o seu sucessor descascar... 

 

De olho

Servidores municipais estão de olho no Porta-Voz que circula hoje para ver se os secretários serão readmitidos ou não. Desconfiam que a exoneração foi “jogo de cena”, servindo apenas para acelerar o pagamento das verbas rescisórias. Mesmo depois de publicadas as exonerações, os secretários continuaram despachando normalmente em seus gabinetes.

 

“Filho único”

Único secretário que não pediu exoneração sexta-feira foi Rodrigo Mateus, titular da pasta do Governo. Vai ficar no cargo normalmente até o último dia da atual administração.

 

Crônicas

Nesta sexta-feira, às 20h, a Câmara Municipal de Uberaba será palco para a Noite de Autógrafos do livro “Crônicas”, que marca as comemorações dos 90 anos do Padre Prata. A obra reúne algumas das melhores do gênero, publicadas pelo autor nas páginas do Jornal da Manhã nas últimas décadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por