Poeira assentada
Pelo que se viu da pesquisa do Instituto Ápice realizada apenas com usuários do transporte coletivo em Uberaba, a aprovação do sistema BRT bateu 73%. Esse índice foi obtido levando em consideração a avaliação de “ótimo” e “bom” e mais a metade da avaliação como “regular”, segundo pesquisa publicada com exclusividade pelo JM nessa terça-feira. Apenas 9% dos usuários declararam que o sistema é “ruim” ou “péssimo”, e 1% não soube responder. Governo municipal comemorou o resultado, obviamente.
Melhor aproveitamento
Agora que a poeira assentou na relação entre usuários e a Administração Paulo Piau em relação ao BRT, que tal o Município aproveitar melhor os terminais do transporte coletivo? Aqueles galpões dão péssima impressão da cidade e são verdadeiras geringonças, como esta coluna tem criticado desde o início. Quem sabe a Secretaria de Planejamento consegue melhorar o uso dos espaços livres, criando uma espécie de centro comercial no local? Em várias cidades do país, inclusive na vizinha Uberlândia, os terminais funcionam com minishopping, explorados financeiramente pelo Poder Público, a exemplo do que ocorre com o Mercado Municipal aqui em Uberaba. Em tempos de receita em queda, seria um reforço (mesmo que pequeno) para os cofres públicos.
Enfim, o Plano de carreira
A aprovação do novo Plano de Carreira movimentou o Plenário da Câmara nessa terça-feira. Ao final, pronunciamentos inusitados, como o do vereador Marcelo Borjão, surpreenderam a todos. Borjão disse ser independente e crítico do governo municipal, mas parabenizou o prefeito Paulo Piau pela iniciativa. Chamou também a atenção o depoimento emocionado do presidente do Sindicato dos Servidores, Luiz Carlos dos Santos, em Plenári “Lembro que o prefeito Paulo Piau, quando candidato, se comprometeu conosco a acabar com a súmula vinculante e a apresentar Plano de Carreira. Ele cumpriu ambos os compromissos. Este é um feito histórico”, disse.
Histórico de perdas – Servidores municipais vinham se queixando de que há anos as perdas da categoria vinham se acumulando. Teriam começado com a redução da jornada, no governo Luiz Neto, e se estendido com a implantação do Ipserv, no governo Marcos Montes, agravando-se com o fim dos benefícios e as perdas salariais do governo Anderson.
Tiro no pé - Servidores públicos municipais não gostaram nadinha das declarações do deputado Lerin sobre o plano de carreira. Ontem, no Centro Administrativo, não se falava em outra coisa. Lerin criticou o projeto nesse momento e nos moldes como foi enviado à Câmara pelo Executivo, dizendo tratar-se de nítida medida do prefeito com fins eleitoreiros.
O articulador
Uma figura que “mineiramente” vem trabalhando nos bastidores da Prefeitura com sucesso é o “supersecretário” Rodolfo Cecílio Turkinho. Além de comandar o Governo, assumiu interinamente a Agricultura e foi o grande articulador da aprovação do plano de carreira dos servidores na Câmara. Antes disso, comandou as conversas com vereadores que resultaram na aprovação da reforma administrativa proposta pelo prefeito. A cada dia, Turkinho vai ganhando mais espaço (e força) no governo Piau.
Valores
Com a reforma administrativa e o plano de carreira, atreladas ao urgente concurso público, a Prefeitura deve economizar apenas com pagamento patronal cerca de R$ 900 mil por mês, oriundos da migração dos 22% do INSS para os 11% do Ipserv, o que também fortalece o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais. É o que a secretária de Administração, Eclair Gonçalves, vai explicar hoje aos ouvintes da Rádio JM, a partir das 8h30, no programa “Linha Aberta”.
Reforço
O comunicador Clésio Honorato é o novo reforço do time da Rádio JM. Desde ontem, ele assumiu o comando do programa “A tarde é nossa”, entre 14 e 16 horas. E estreou bem. Seu primeiro convidado foi o uberabense Romeu Sérgio Meneghello, um dos nomes mais respeitados da cardiologia no país.
Parecer
Presidente Luiz Dutra enviou consulta formal ao Departamento Jurídico do Legislativo para saber quais as medidas cabíveis em relação ao vereador Edmilson “Doidão”, que trocou a presença nas sessões da Câmara esta semana por dias de sol e mar na Bahia. Foto do edil desfrutando de praia baiana foi postada no Facebook da esposa dele e publicada nesta coluna, na edição de ontem. O mínimo que se espera é o corte dos dias não trabalhados nos vencimentos do vereador...
Supersucesso
Vai passar de 200 páginas a edição nº 50 da JM Magazine, que tem lançamento programado para o dia 22, às 20h, no Romma Hall Center. Muita gente nos aborda perguntando como fazer para participar das festas de lançamento das edições da JM Magazine. Desta vez, abrimos a venda de convites para destinar a renda integral da festa para a Apae. Os convites já estão disponíveis com as madrinhas da associação. E vai ser um festão! Dentre as atrações confirmadas estão a dupla Enzo e Daniel e a Banda Top Six. Decoração será assinada pelo mago do bom gosto, Alexandre Assumpção. Garanta seu convite, porque o número é limitado!