Os casos de convocação de pessoal “por engano” continuam pipocando. Victor de Faria França foi aprovado no concurso público da Prefeitura, realizado em 2015, e depois de 4 anos foi finalmente nomeado para assumir o cargo, através de ato publicado pelo jornal Porta Voz, edição do dia 4 deste mês. Pediu demissão do emprego. Juntou todos os documentos exigidos, abriu conta salário na Caixa, fez o exame admissional, tudo conforme orientação do RH da Prefeitura. Voltou lá no dia 15, com todos os documentos para protocolar, mas foi surpreendido com a informação de que sua nomeação havia sido tornada sem efeito, na edição do jornal oficial do município, do dia 11. Ou seja, nomeado numa semana e “desnomeado” na semana seguinte. A atendente sequer quis receber os documentos de Victor. Diante da insistência e da indignação do rapaz, ele foi orientado a abrir um processo administrativo pedindo explicações oficiais sobre o caso. Assim ele fez. Mas até hoje não recebeu resposta alguma. O processo tramitou e aguarda posição do secretário de Administração há uma semana, segundo Victor.
PROBLEMA NA HERANÇA
Victor está disposto a recorrer à Justiça para fazer valer seu direito à vaga para a qual foi nomeado e “desnomeado” na semana seguinte. Estuda, também, a possibilidade de pedir indenização pelos salários que deixou de receber face ao pedido de demissão no antigo emprego para assumir o cargo público, bem como pelo dano moral causado pelo constrangimento que enfrenta com toda essa situação. Advinha? Essa confusão pode acabar desaguando nas mãos da prefeita eleita.
SEM RESPOSTA
Questionada sobre essa confusão envolvendo nomeações e revogações recentes, a Prefeitura pediu tempo para apurar os fatos antes de se posicionar.
Interessante que os casos mais ruidosos envolvem convocações para áreas específicas da Secretaria de Saúde...
CHEGOU!!!!
Com a apresentação da Orquestra Jovem do Colégio Tiradentes da PMMG, foi lançada a 70ª edição da JM Magazine na noite desta terça-feira. Sob a regência do maestro Subtenente William, a Orquestra apresentou um repertório de músicas natalinas, culminando com a clássica "Hallelujah", do poeta e compositor canadense Leonard Cohen. Pelo sistema drive thru, na Praça do Quartel, os convidados receberam exemplares da revista das mãos das Noeletes, celebrando a data máxima da Cristandade. A JM Magazine está à venda nas bancas da cidade a partir desta quarta-feira.
Fotos/Jairo Chagas
NOVA ONDA
Com a região sul limitada pelo Distrito Industrial 3, o secretário municipal de Planejamento, Nagib Facury, aposta que Uberaba vai crescer rumo ao bairro Boa Vista daqui pra frente, O preço do metro quadrado naquela área da cidade nunca esteve entre os mais caros. Pelo contrário. E justamente por essa razão está atraindo agora as atenções dos loteadores. Nagib conta que a Seplan liberou diretrizes para vários empreendimentos naquela região, todos voltados para habitação popular.
BALA NA AGULHA
Dois grandes empreendimentos imobiliários estão prestes a sair do papel também na região do Anel Viário, próxima à Penitenciária. Segundo Nagib, um dos loteamentos aprovados pela Seplan deve ocupar parte de área do pecuarista Ruy Barbosa de Souza, falecido esta semana.Ali deve surgir um Damha Fit, com lotes menores e estrutura mais compacta.
O outro loteamento ocupará área do médico Platão Puhler, às margens da Ligação 798.
BALANÇO GERAL
Entre 2013 e novembro de 2020, Uberaba viu surgirem 22.867 lotes na paisagem urbana.É o que revela relatório feito pela Seplan. Em área total esses lotes representam nada menos que 12 milhões 210 mil 980 metros quadrados.
Chama a atenção no balanço da Seplan o volume extraordinário de lotes aprovados em 2.016. Foram 5.605 no ano de melhor performance do governo Paulo Piau. Aliás, o primeiro mandato de Piau registrou o maior volume de lotes aprovados, totalizando 17.198, contra 5.669 nos quatro anos do segundo mandato.
Apenas para efeito de cálculo, se multiplicarmos esses 22.867 lotes pelo preço do metro quadrado do Minha Casa Minha Vida, é possível dizer que eles movimentaram 1 bilhão 372 milhões e 20 mil reais.
PATINHO FEIO
Nos 8 anos em que Piau esteve à frente da administração municipal, apenas em 2017 os loteamentos não tiveram grande expressão. Naquele ano foram aprovados apenas 697 novos lotes. Nem 2020, marcado pela pandemia, teve desempenho tão ruim. De janeiro a novembro o relatório da Seplan revela aprovação de 1.797 novos lotes.
PRONTINHO
Projetos de canalização de córregos, incluindo o Córrego da Saudade, vão ficar prontos para a prefeita Elisa decidir se vai ou não licitar as obras. Os recursos para custeio estão contratados, segundo Nagib.
Vários outros projetos que não foram realizados na gestão paulo Piau também serão entregues à prefeita eleita.
DEU CERTO
Os temporais do fim de semana foram a “prova de fogo” para as obras de drenagem em vários pontos da cidade. O mais crítico, no Jardim Maracanã, parece ter passado no teste, ainda que o dissipador ainda não tenha sido instalado. Apenas as caixas de recepção das águas pluviais na entrada do bairro foram suficientes para evitar os alagamentos que tanto atormentavam a população daquela região.
DE QUINTA
É de quinta categoria a execução do projeto no complexo viário do BRT Oeste. Além de errar na largura das pistas, a empreiteira fez um serviço tremendamente “porco”, deixando os arremates da rotatória da rua Cândida Mendonça Bilharinho cheios de quinas. Os acessos para cadeirantes já estão detonados, muitos deles quebrados, antes da inauguração da obra. Dá até tristeza ver o dinheiro público indo pro ralo com um serviço tão mal feito, tão mal acabado! Credo!
Não podemos aceitar esse serviço tal como está. É preciso exigir qualidade do empreiteiro, antes de efetuar o pagamento.
PRISÕES EM NÚMEROS
Dos 192 mandados de prisão cumpridos pela PM neste ano, 22 foram nos últimos 30 dias.
NA RUA
Saidão de Natal colocou nas ruas 11 detentos da Penitenciária Aluízio Ignácio de Oliveira, nesta segunda-feira. São 9 homens e 2 mulheres que tiveram direito ao benefício. Todos terão de voltar para o xadrez no dia 28. Tomara que voltem, e voltem sem ter praticado mais crimes nessa semana de “recesso” da cadeia.
Nosso charmoso “baby sauro”, instalado na Praça Santa Rita, é mais uma obra do consagrado paleoartista “prata da casa” Rodolfo Nogueira. Trata-se de uma maniraptora, com os ovos ao lado. Espera-se que os vândalos não destruam essa escultura tão bacana!
Foto/divulgação