ALTERNATIVA

Aproveitando a oportunidade

Não será surpresa se o prefeito Anderson Adauto reivindicar mais verbas do PAC para ...

Lídia Prata
Publicado em 17/03/2011 às 10:06Atualizado em 20/12/2022 às 01:08
Compartilhar

Marco histórico. Esta quinta-feira entra para a História de Uberaba como um novo marco do desenvolvimento econômico e social do município. Dois sonhos que pareciam impossíveis estão se transformando em realidade: a vinda do gasoduto e da Petrobras, com sua fábrica de amônia. Há anos Uberaba trabalha para consolidar essas duas conquistas.

Por gravidade. “A chegada do gás é um passo importante para viabilizar novos investimentos para o município”, garante o prefeito Anderson Adauto. Nos seus últimos dois anos de mandato, ele promete priorizar a busca de novos projetos que dependem do gás, um dos quais é uma fábrica de cimento utilizando tecnologia chinesa, além de uma termelétrica movida a gás, cujo projeto já existe na Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). É importante ressaltar que o gás tem aproveitamento em várias frentes, inclusive na agricultura, no caso da secagem de grãos, por exemplo. Muitos dos próximos investimentos nessa área virão “por gravidade”, como brinca o presidente do Sinduscon, Nagib Facury.

Como funcionará. O gasoduto talvez seja o mais expressivo investimento do Estado em Uberaba em todos os tempos e sua conquista deve-se, em especial, ao aval do governador Antonio Anastasia. Para entender como funcionará o gasodut a Cemig será a responsável pela implantação do gasoduto entre São Carlos e Uberaba, que vai transportar o gás que a Petrobras importa da Bolívia. Por isso que a fábrica de amônia depende do gasoduto. Já a Gasmig ficará encarregada da distribuição do produto em Minas Gerais.

Fábrica de amônia – O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, não se cansa de dizer que a implantação da fábrica de amônia da Petrobras representará, agora, para Uberaba, o que a Valefértil representou há 33 anos, quando aqui chegou: um salto olímpico de desenvolvimento, em todos os sentidos. Daí a importância de nos prepararmos para esse novo “boom” que se avizinha. Que venha o progresso!

Terceira via – “A terceira via na eleição de 2012 virá da construção civil.” Afirmação é do presidente do Sinduscon, Nagib Facury. Para ele, “está na hora de Uberaba voltar a ter um prefeito engenheiro”. Façam suas apostas!

Tomando pé. Pelo visto, essas negociações para levar um engenheiro de volta à Prefeitura estão muito mais adiantadas do que pensamos. Homens ligados ao setor, como Irizon Arantes e Luciano Velludo, vão assumir a presidência e vice-presidência do PSB em Uberaba, partido que tem o deputado estadual Lerin como vitrine política na atualidade. Outras siglas também receberão o reforço de engenheiros em seus quadros. Tudo com vistas às eleições.

Basta! Outro que sonha com a cadeira do prefeito Anderson é o ex-vereador e delegado Heli Andrade, o Grilo. Quando questionado se pretende voltar aos palanques de campanha como candidato em 2012, Grilo dispara: “Só se for candidato a prefeito. Vereador não quero mais”.

Homenagem. Advogado de projeção nacional e articulista do JM, Aristóteles Atheniense tomou posse ontem no Conselho Superior do Instituto dos Advogados brasileiros (IAB). Atheniense tem uma carreira de 50 anos dedicados ao exercício da advocacia, com destacada atuação em Belo Horizonte e nos Tribunais Superiores, em Brasília, além de desfrutar de grande círculo de amigos em Uberaba.

Contagem regressiva. Alunos de Agronomia e Zootecnia da Fazu vão atuar como monitores em uma unidade demonstrativa de espécies forrageiras, que começa a ser preparada na Estância Zebu, com aval da ABCZ e de quatro grandes empresas do ramo de sementes de pastagem, com a finalidade de divulgar e apresentar espécies de plantas forrageiras utilizadas no mercado. Para os alunos da Fazu essa é uma oportunidade rica de atuação prática profissional, aliando teoria e prática.

Limão ou limonada. Não será surpresa se o prefeito Anderson Adauto aproveitar a visita da presidente Dilma Rousseff para reivindicar mais verbas do PAC para acudir os estragos das chuvas nas ruas e avenidas de Uberaba. A Leopoldino de Oliveira e a Fidélis Reis ficaram em “petição de miséria” com o temporal de ontem à tarde!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por