ALTERNATIVA

Ar de Uberaba é considerado insalubre para grupos sensíveis

Lídia Prata
Publicado em 04/09/2024 às 20:19Atualizado em 05/09/2024 às 21:26
Compartilhar

Interina: Adriana Afonso

(Foto/Reprodução)

Assim como em diversas outras cidades do Brasil, o reflexo das queimadas está na qualidade do ar que temos respirado nos últimos dias. Segundo o IQAir, site que fornece dados sobre as condições atmosféricas de todo o planeta, no início da noite desta quarta-feira, aqui na cidade, as condições não eram consideradas boas para os chamados grupos sensíveis, ou seja, crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

BH COM AR IGUAL AO DE PEQUIM
A capital mineira figurou entre as cidades com maior poluição atmosférica do planeta, com ar comparável ao de Pequim, segundo a mesma plataforma. Tanto lá, como cá, as recomendações foram de reduzir exercícios ao ar livre, fechar janelas para evitar a entrada do “ar sujo” e, no caso desses grupos sensíveis, usar máscara em ambientes abertos.

MUNICÍPIO TAMBÉM TROUXE PRECAUÇÕES
Em informe da Prefeitura, também foram divulgadas precauções relacionadas à saúde para o período de queimadas. Entre elas o uso de máscara ao sair de casa, evitar locais com grande concentração de fumaça, reforçar a hidratação, entre outras. E, em caso de sintomas respiratórios, como falta de ar, chiado no peito, tonturas ou dor de cabeça, procurar atendimento médico.

EXTREMO ALERTA
Apesar de manter por mais um dia os reservatórios abertos, a Codau informa que a vazão do rio Uberaba já se encontra abaixo do limite crítico, ou seja, menos de 1.200 litros/segundo, apesar da transposição. A redução de vazão do rio Claro também é gradativa e a situação é de extremo alerta para o município.

LULA ALI E NÃO AQUI
Claro que repercutiu a notícia da vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à vizinha Uberlândia, sem dar aquela “passadinha” por aqui, para dar apoio ao candidato Anderson Adauto. Mas, foi o próprio AA que explicou a situação. Ele estava viabilizando a visita de Lula a Uberaba para conhecer o local onde será implementado o projeto piloto “Gás para Empregar”. Mas pelo fato dos empresários não poderem participar do encontro, Anderson está marcando já uma data com o presidente Lula para que ele receba os investidores em Brasília.

NAS REDES SOCIAIS
O que será que vai valer mais nessas eleições: gastar sola de sapato, distribuir abraços e beijinhos ou investir nos vídeos e mais vídeos nas redes sociais? Cada político tem sua estratégia, mas é bom ficar de olho. Como comentou ouvinte durante live do JM News 1ª edição “nem todo seguidor, é eleitor”. Fica a dica!

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Nesta quinta-feira, no CETA – Centro de Educação e Tecnologia Ambiental, na Univerdecidade, a Codau realiza mais uma etapa no processo de elaboração do Plano Diretor de Esgotamento Sanitário (PDE), com audiência pública. O momento será para apresentar o documento que estabelece diretrizes para os próximos 30 anos com o objetivo de universalizar os serviços de esgotamento sanitário.

NESTA PRIMAVERA, DOE SANGUE
Este é o slogan que a Fundação Hemominas está trabalhando neste mês de setembro, como forma de chamar mais doadores e manter os estoques de sangue dentro do ideal. Aqui em Uberaba, depois que as doações passaram a ser feitas apenas no período da manhã (7h às 12h, de segunda a sexta), já ouvi reclamação de diversas pessoas. “Ao invés de facilitar para que a gente doe, limitam o horário, é preciso agendar, chegam a recusar quem vai sem fazer o agendamento, aí a gente desanima”, disse o queixoso.

BAZAR SOLIDÁRIO
Nesta quinta e sexta-feira, acontece mais uma edição do Bazar do GTH – Grupo de Trabalho Humanizado do Hospital Hélio Angotti. Com peças a preço único de R$ 5,00, a renda é toda revertida para ações dentro da instituição. Roupas masculinas e femininas, adulto e infantil, além de calçados e acessórios, podem ser conferidos de 11h às 14h30, no prédio anexo ao hospital, em frente à lanchonete.

MÚSICA E HISTÓRIAS
O Conservatório Estadual de Música “Renato Frateschi”, promove hoje o especial “Harmonia e Memória”, em comemoração aos 75 anos da instituição. Na programação do evento, concerto da Orquestra e Coro Frateschi e exibição da prévia de um documentário que conta a história do Conservatório. Vale a pena conferir, a partir das 19h30, no Centro Cultural Sesiminas. A entrada é de graça.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por