AVANÇOS
Mais um passo foi dado nesta sexta-feira, na tentativa de viabilizar o nosso sonhado gasoduto. Ex-prefeito Anderson Adauto e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, estiveram reunidos com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), em São Paulo. Essa associação está coordenando um grupo chamado Coalizão pela Competitividade do Gás Natural para Matéria-Prima (CCGNMP), que envolve diversas outras entidades, conforme já noticiado nesta coluna. De concreto sobre o encontro em São Paulo nada foi efetivamente divulgado. Mas é certo que as tratativas estão a todo vapor. Segundo Anderson, esse projeto do gás está tomando proporções e contornos muito positivos. “Está ficando muito bacana”, nas palavras do próprio Anderson.
RETROCESSOS DOLOROSOS
Por outro lado, enquanto o projeto do gasoduto avança, Uberaba vai perdendo terreno na área da ciência e tecnologia. Ficaram para trás o pioneirismo da idealização do Parque Tecnológico e do Centro de Inovação, assim como da criação de aplicativos para facilitar a vida dos cidadãos. Esta semana vimos Araxá nos atropelar, com o lançamento do primeiro Programa de Inovação Tecnológica e Comunicação Pública do Município: o Colab Cidadão. Pelo celular, os araxaenses terão acesso a cerca de 80 serviços prestados pela Prefeitura, incluindo consultas públicas e informações sobre locais de capina e tapa-buracos, por exemplo. Poderão informar problemas com iluminação pública, coleta de lixo, animal abandonado e por aí afora…
COMENDO POEIRA
É triste ver a nossa Codiub desidratando com o passar do tempo. Criada para ser o dínamo do desenvolvimento tecnológico de Uberaba, a companhia chegou a prestar serviços em diversas capitais brasileiras, além de desenvolver uma série de programas utilizados não apenas pela Prefeitura de Uberaba, mas exportados para outros municípios. Nos seus bons tempos, a Codiub desenvolveu o licenciamento ambiental on-line, o alvará on-line, o ITBI on-line, dentre outros avanços importantes para colocar Uberaba num patamar especial de desenvolvimento tecnológico. Tem mais: dentre os aplicativos criados pela Codiub para facilitar a vida dos cidadãos, apenas um (do Procon) continua funcionando bem. Todos os outros têm sido negligenciados (Busu inclusive), ou ficaram ultrapassados por falta de atualização.
É uma pena! Uberaba bem que poderia estar saindo na frente, ou se mantendo na dianteira, em vez de ficar comendo a poeira da vizinhança…
PARADEIRO IGNORADO
Não bastasse o abandono dos aplicativos, é de se perguntar o que a Codiub fez dos mais de 80 km de fibra ótica passados no governo Paulo Piau, priorizando as unidades de saúde e escolas no seu trajeto. Naquela época, a fibra ótica foi pensada para atender aos postinhos de saúde porque o prontuário eletrônico precisariam de uma boa rede de internet. Pesquisando edições passadas do JM é possível encontrar notícia sobre a criação das três praças conectadas, com wi-fi gratuito. Começou pela Praça Rui Barbosa. No Residencial 2000 e no Alfredo Freire, o equipamento chegou a ser instalado e só faltava ligar. Há informação sobre investimentos da ordem de R$ 5 milhões pela Prefeitura, cujos ativos seriam passados para a Codiub em pagamento de dívida do município com a companhia. A ideia era que a Codiub fosse a provedora de internet para a Prefeitura, o que resultaria em economia de cerca de 100 mil reais por mês. O que virou desse projeto?
REFORMA JÁ!
Prefeita Elisa determinou a reforma de 6 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de uma vez. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, serão reformados os CRAS dos bairros Abadia, Boa Vista, Chica Ferreira, Elza Amui, Residencial 2000 e Morumbi. Os projetos arquitetônicos foram desenvolvidos por empresa terceirizada, a partir de convênio firmado entre a Prefeitura de Uberaba e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale). Próximo verão certamente esses CRAS não vão padecer com mofo, retorno de esgoto e outros problemas causados pela chuvarada.
MALA NA MÃO
Ainda de acordo com a secretária Gicele Gomes, a Seds aguarda conclusão de estudo técnico que indicará a viabilidade e as medidas necessárias para solucionar o problema crônico de inundação no CRAS da Vila Paulista. Não está descartada a mudança definitiva de endereço.
VIVA CENTRO
A 3ª edição do circuito Viva Centro será neste sábado, a partir das 9h, com concentração em frente ao prédio onde funcionou a antiga Santa Casa de Misericórdia, na esquina da rua Getúlio Guaritá com a Praça Thomaz Ulhôa. No trajeto, alguns dos mais emblemáticos prédios da história de Uberaba, como o belíssimo Colégio Nossa Senhora das Dores, o Mercado Municipal e a igreja Santa Rita.
POSSE
Posse festiva da nova diretoria da ABCZ, liderada pelo pecuarista Gabriel Garcia Cid, está marcada para o dia 4 de fevereiro.
CONFUSÃO HISTÓRICA
A propósito da confusão entre búfalo e boi zebu, feita por agência participante de licitação da publicidade da Prefeitura, o amigo Luiz Cláudio Campos conta que não há ineditismo nesse fato. “A confusão do Búfalo com o Zebu aconteceu primeiro nos idos de 1980, mas no caso, era bastante compreensível. Em uma Calourada da antiga Fiube, hj UNIUBE, trouxemos a Rose Muraro como palestrante. Ela manifestou vontade de conhecer o Zebu. Chegando na cidade, vinda de Uberlândia, foi levada ao Mário Franco para ver o gado. Quando chegou, já olhando os animais, próximos à cerca, se encantou e manifestou admirada, achando que era Zebu, mas eram búfalos. Ela foi informada e posteriormente viu o Zebu. Ocorre que Rose Muraro, a brilhante escritora, era quase cega desde o nascimento.
ALÔ ALÔ
Porta Voz em circulação nesta sexta-feira traz uma lista gigantesca de contribuintes notificados sobre o envio de seus respectivos débitos de tributos municipais ao cartório de protestos. Além de IPTU, esses contribuintes deixaram de pagar taxa de coleta de lixo, Cosip, ISSQN, dentre outros.