ALTERNATIVA

Araxá atropela Uberaba e avança em tecnologia

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 27/01/2023 às 21:53
Compartilhar

AVANÇOS
Mais um passo foi dado nesta sexta-feira, na tentativa de viabilizar o nosso sonhado gasoduto. Ex-prefeito Anderson Adauto e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, estiveram reunidos com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), em São Paulo. Essa associação está coordenando um grupo chamado Coalizão pela Competitividade do Gás Natural para Matéria-Prima (CCGNMP), que envolve diversas outras entidades, conforme já noticiado nesta coluna. De concreto sobre o encontro em São Paulo nada foi efetivamente divulgado. Mas é certo que as tratativas estão a todo vapor. Segundo Anderson, esse projeto do gás está tomando proporções e contornos muito positivos. “Está ficando muito bacana”, nas palavras do próprio Anderson.

RETROCESSOS DOLOROSOS
Por outro lado, enquanto o projeto do gasoduto avança, Uberaba vai perdendo terreno na área da ciência e tecnologia. Ficaram para trás o pioneirismo da idealização do Parque Tecnológico e do Centro de Inovação, assim como da criação de aplicativos para facilitar a vida dos cidadãos. Esta semana vimos Araxá nos atropelar, com o lançamento do primeiro Programa de Inovação Tecnológica e Comunicação Pública do Município: o Colab Cidadão. Pelo celular, os araxaenses terão acesso a cerca de 80 serviços prestados pela Prefeitura, incluindo consultas públicas e informações sobre locais de capina e tapa-buracos, por exemplo. Poderão informar problemas com iluminação pública, coleta de lixo, animal abandonado e por aí afora…

COMENDO POEIRA
É triste ver a nossa Codiub desidratando com o passar do tempo. Criada para ser o dínamo do desenvolvimento tecnológico de Uberaba, a companhia chegou a prestar serviços em diversas capitais brasileiras, além de desenvolver uma série de programas utilizados não apenas pela Prefeitura de Uberaba, mas exportados para outros municípios. Nos seus bons tempos, a Codiub desenvolveu o licenciamento ambiental on-line, o alvará on-line, o ITBI on-line, dentre outros avanços importantes para colocar Uberaba num patamar especial de desenvolvimento tecnológico.  Tem mais: dentre os aplicativos criados pela Codiub para facilitar a vida dos cidadãos, apenas um (do Procon) continua funcionando bem. Todos os outros têm sido negligenciados (Busu inclusive), ou ficaram ultrapassados por falta de atualização. 
É uma pena! Uberaba bem que poderia estar saindo na frente, ou se mantendo na dianteira, em vez de ficar comendo a poeira da vizinhança…

PARADEIRO IGNORADO
Não bastasse o abandono dos aplicativos, é de se perguntar o que a Codiub fez dos mais de 80 km de fibra ótica passados no governo Paulo Piau, priorizando as unidades de saúde e escolas no seu trajeto. Naquela época, a fibra ótica foi pensada para atender aos postinhos de saúde porque o prontuário eletrônico precisariam de uma boa rede de internet. Pesquisando edições passadas do JM é possível encontrar notícia sobre a criação das três praças conectadas, com wi-fi gratuito. Começou pela Praça Rui Barbosa.  No Residencial 2000 e no Alfredo Freire, o equipamento chegou a ser instalado e só faltava ligar. Há informação sobre investimentos da ordem de R$ 5 milhões pela Prefeitura, cujos ativos seriam passados para a Codiub em pagamento de dívida do município com a companhia. A ideia  era que a Codiub fosse a provedora de internet para a Prefeitura, o que resultaria em economia de cerca de 100 mil reais por mês. O que virou desse projeto?

REFORMA JÁ!
Prefeita Elisa determinou a reforma de 6 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de uma vez. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, serão reformados os CRAS dos bairros Abadia, Boa Vista, Chica Ferreira, Elza Amui, Residencial 2000 e Morumbi. Os projetos arquitetônicos foram desenvolvidos por empresa terceirizada, a partir de convênio firmado entre a Prefeitura de Uberaba e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale). Próximo verão certamente esses CRAS não vão padecer com mofo, retorno de esgoto e outros problemas causados pela chuvarada.

MALA NA MÃO
Ainda de acordo com a secretária Gicele Gomes, a Seds aguarda conclusão de estudo técnico que indicará a viabilidade e as medidas necessárias para solucionar o problema crônico de inundação  no CRAS da Vila Paulista. Não está descartada a mudança definitiva de endereço.

VIVA CENTRO
A 3ª edição do circuito Viva Centro será neste sábado, a partir das 9h, com concentração em frente ao prédio onde funcionou a antiga Santa Casa de Misericórdia, na esquina da rua Getúlio Guaritá com a Praça Thomaz Ulhôa. No trajeto, alguns dos mais emblemáticos prédios da história de Uberaba, como o belíssimo Colégio Nossa Senhora das Dores, o Mercado Municipal e a igreja Santa Rita. 

POSSE
Posse festiva da nova diretoria da ABCZ, liderada pelo pecuarista Gabriel Garcia Cid, está marcada para o dia 4 de fevereiro.

CONFUSÃO HISTÓRICA
A propósito da confusão entre búfalo e boi zebu, feita por agência participante de licitação da publicidade da Prefeitura, o amigo Luiz Cláudio Campos conta que não há ineditismo nesse fato. “A confusão do Búfalo com o Zebu aconteceu primeiro nos idos de 1980, mas no caso, era bastante compreensível. Em uma Calourada da antiga Fiube, hj UNIUBE, trouxemos a Rose Muraro como palestrante. Ela manifestou vontade de conhecer o Zebu. Chegando na cidade, vinda de Uberlândia, foi levada ao Mário Franco para ver o gado. Quando chegou, já olhando os animais, próximos à cerca, se encantou e manifestou admirada, achando que era Zebu, mas eram búfalos.  Ela foi informada e posteriormente viu o Zebu. Ocorre que Rose Muraro, a brilhante escritora, era quase cega desde o nascimento. 

ALÔ ALÔ
Porta Voz em circulação nesta sexta-feira traz uma lista gigantesca de contribuintes notificados sobre o envio de seus respectivos débitos de tributos municipais ao cartório de protestos. Além de IPTU, esses contribuintes deixaram de pagar taxa de coleta de lixo, Cosip,  ISSQN, dentre outros. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por