Gê Alves - redatora interina
gealves13@gmail.com
Dindim - Boa notícia para os servidores públicos municipais e para o mercado de forma geral. A Prefeitura vai antecipar o pagamento dos salários. Esperados para o quinto dia útil, sexta-feira, os valores já estarão nas contas dos trabalhadores amanhã. Os contracheques já foram liberados ontem. A folha de pagamento do município é da ordem de R$13,8 milhões.
Absurdos - Dentro das apurações dos abusos cometidos na Saúde Municipal, inicialmente apontou-se para a responsabilidade de 18 pessoas que vão responder a processos administrativos. Soube ontem de fonte confiável que era prática comum o sorteio por parte de médicos para ratear os plantões. Assim, um cumpria a jornada e dividia os montantes, alternadamente, sendo que, em casos de emergência, quem deveria estar trabalhando e não estava era acionado pelo celular. Para completar, há informações de que, entre as irregularidades, foi observado que até em unidade onde não existem plantões eles chegaram a ser lançados.
Até agora nada - Continuam recorrentes situações de abuso no trato com trabalhadores em unidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por parte da coordenadora. Os servidores esperam da secretária Angela Dib, a quem nada têm contra, que tome providências. Chegam a citar a Saúde, que, quando a coisa estourou, agiu.
Corda no pescoço - Situação envolvendo político da região pode/deve ser transformada em escândalo nacional. O caso estaria para vir à tona a qualquer momento e envolve também duas autoridades conhecidas em nível estadual e nacional.
Chegou - Como Alternativa informou em primeiríssima mão, já está em Uberaba, no Arquivo Público Municipal, o acervo - 227 volumes (período de 1899 a outubro de 2003) e mais 900 mil fotografias - do extinto e centenário jornal Lavoura e Comércio. Arrematado por R$180 mil pela Prefeitura de Uberaba, foi trazido de Uberlândia na quinta-feira, onde estava sob a guarda da Unitri.
Arrastão - Esperar pelo transporte coletivo também se transformou em risco em Uberaba. Arrastões matinais já estão ocorrendo. Ontem, por volta de sete horas, o alvo foram os usuários que aguardavam o ônibus no bairro de Lourdes. Os dois assaltantes estavam armados e utilizavam motocicletas.
É isso aí - A defesa da maioridade penal a partir dos 16 anos ganhou um adepto de peso. O promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior disse que, após muita reflexão - e afirmou isto na Rede -, concluiu que apenas três anos de internação para um adolescente que comete crime bárbaro foge a qualquer raciocínio de bom senso. E finalizou de forma como imagino, pensam as pessoas de bem: “Um adolescente que comete um crime cruel não deixa de ser adolescente, mas não é por isso que deixa de ser bandido”.
Providências - Situação tratada dias atrás, a relação usuários/médicos/planos de saúde está repercutindo. Já há quem estude protocolar - com relação de nomes - denúncia no Ministério Público a fim de buscar possibilidade de obrigar profissionais credenciados a operadoras a atenderem sem “boicote” ou “discriminação”.
Armados - O Senado aprovou o porte de arma - particular ou fornecida pela repartição - para agentes e guardas prisionais e guardas portuários fora do horário de serviço. Para tal, têm que se submeter a regime de dedicação exclusiva; formação funcional, e a mecanismos de fiscalização e controle interno. O projeto, que segue para sanção presidencial, é fruto do pleito das categorias. A justificativa é que esses profissionais passam por situações de perigo principalmente fora do horário de trabalho. Em 2013, centenas de agentes penitenciários acamparam em frente do Congresso pelo benefício.
Finalidade social - A enorme área anexa ao frigorífico Boi Bravo, de propriedade da empresa, já está sendo murada. Por lá também é possível ver máquinas e caminhões trabalhando a terra. Projeto - de iniciativa do vereador Edmilson “Doidão” de Paula - prevê, em parceria com o grupo, a instalação de horta no local, com produção a ser repassada à comunidade adjacente e entidades.
Disputa - Fernando Siqueira, que dá vida a “Rayslla Salles”, representa Uberaba no concurso Glamour Gay Brasil, etapa Minas Gerais, dia 8, no Estação 2000, em Belo Horizonte. São nove candidatos e quem ganhar vai concorrer ao Concurso Brasil Gay, que acontece em agosto em Juiz de Fora.
Sem preconceito - Falando em público gay, este ano será a décima versão da Parada em Uberaba, que pretende reunir 40 mil pessoas. A organização corre atrás de patrocínio para garantir a presença do performista Di César, que participou de todas as versões anteriores. Será dia 6 de julho, a partir de 14h, saindo da avenida Antônio Rios até o CicloPark (onde foi o carnaval).
Vamos doar vida?! Vamos doar sangue! Procurem o Hemocentro Regional!