ALTERNATIVA

Área da copervale pode virar distrito industrial privado

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 05/09/2022 às 22:01Atualizado em 18/12/2022 às 14:29
Compartilhar

A área onde funcionou o laticínio da Copervale será transformada num minidistrito industrial privado. Segundo adiantou o secretário Rui Ramos, o empreendedor que arrematou a área vai implantar um loteamento no local, com lotes variando de mil a 5 mil metros quadrados cada. Além disso, deve construir pelo menos dois grandes galpões para abrigar interessados em ter ali um centro de distribuição de seus produtos e mercadorias. O secretário ressaltou, também, que algumas empresas já estão confirmadas para se instalar nesse loteamento empresarial privado, embora não tenha citado os nomes.

VAPT VUPT

“O governo municipal deu a ordem de serviço do DI 4 num dia e no dia seguinte a empreiteira começou a obra” - frisou o secretário Rui Ramos, em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira. Porém, antes disso, a empresa AG Croppers, do empreendedor Carlos Jreige, já havia levantado as paredes, e deve ser a primeira a iniciar suas operações no novo distrito industrial.

ABANDONADO

Em compensação, o Distrito Industrial 1 anda num abandono de dar dó. Mato crescendo por todo lado (e o fogo se alastrando, como ocorreu ontem), sujeira nas ruas, falta de lixeiras, sinalização insuficiente e inadequada, falta de calçadas para pedestres. Isso sem contar os caminhões estacionados em fila dupla em ruas estreitas e caminhoneiros atravessando a rua em meio aos veículos, principalmente no acesso ao conjunto Alfredo Freire…

DESAFIO DOS BONS

Solução para o DI-1 não é nada fácil. Pelo menos na avaliação do secretário Anderson Passos, titular da pasta de Obras e Serviços Urbanos. Para tirar os caminhões da rua ele defende a criação de um rodopátio, em área próxima, com infraestrutura e segurança. Mas quem se habilitaria a viabilizar esse investimento?

COMO ASSIM?

Da mesma forma, a construção de passeios públicos nas ruas do DI-1 não é solução rápida e fácil, de acordo com Passos.

PASSO ADIANTE

Voltando ao secretário Rui Ramos, ele contou que esteve em Brasília na semana passada, tratando especificamente da ZPE (Zona de Processamento de Exportação). Com ele estiveram os sócios do projeto, o representante da família Caetano e André Barsam, pelo Porto Seco, admitido recentemente na sociedade. Com a primeira etapa das obras de implantação da ZPE já concluída, e a segunda em fase final de licitação, o secretário espera ter a primeira empresa instalada e em funcionamento no início do ano que vem.

REDE PRÓPRIA

A iniciativa de aproximar fornecedores e compradores vai ultrapassar a marca das redes supermercadistas. Aliás, o secretário de Desenvolvimento Econômico revelou que seu novo adjunto está encarregado de visitar as grandes indústrias instaladas em Uberaba para saber quais são os itens que elas compram fora da cidade. A ideia é criar uma rede de negócios, estreitando o relacionamento comercial entre as partes. Rui Ramos citou o exemplo da Cervejaria Petrópolis, que tem interesse em obter fornecedor local para itens específicos, como rótulos, garrafas etc. Idem a Black&Decker. E por aí vai. Essa prática deve fortalecer a economia do município e baratear custos para os compradores, com redução de despesas com fretes, por exemplo.

FIASCO NADA

Ao contrário do que alguns falaram, a vinda do governador Romeu Zema a Uberaba no sábado não foi propriamente um fiasco de público. Na verdade, Zema atrasou muito para chegar ao Centro de Eventos da ABCZ, o que desanimou muita gente de esperá-lo. Pior: cadeiras ficaram vazias até por volta das 11h. O auditório não chegou a lotar em momento algum do evento, mas não ficou às moscas, como se disse por aí. Justiça seja feita: tinha um público até razoável.

TCHAU E BÊNÇÃO

Zema “deu o bolo” aos parentes que o aguardavam para comemorar os 99 anos da tia avó Lourdes Paiva. Em vez de participar do festão organizado para o fim de tarde de sábado, Zema optou por almoçar com a tia e depois comer um bolo caseiro na casa da aniversariante, com a devida privacidade.

ALÊ PARA TODOS

Senador Alexandre Silveira também esteve em Uberaba no sábado. Primeiro ele participou do evento organizado pelo candidato a deputado federal Ismar Marão, na Praça do Quartel, à tarde (foto abaixo). Lá ele discursou e ficou lado a lado com o ministro Marcos Montes, seu companheiro de PSD. No entanto, enquanto Marão apoia declaradamente a reeleição do Presidente Bolsonaro, Alexandre Silveira faz campanha colado em Lula.

APOIO DECLARADO

Uma “vela” para Marão, e outra para Jacob Estevam. Isso foi o que o senador Alexandre Silveira fez em Uberaba. Primeiro ele pediu votos para o companheiro de partido, no evento da Praça do Quartel. Mais tarde, declarou apoio a Jacob Estevam, que também disputa cadeira na Câmara dos Deputados pelo PSB (foto abaixo).

PARA POUCOS

À noite, Alexandre Silveira participou de evento político na casa de dona Gasparina, orquestrado pelo ex-prefeito Anderson Adauto, um dos coordenadores da campanha do petista na região (foto)

HORTAS CIDADÃS

Uberaba foi destaque na revista “Forbes Brasil”, graças à parceria do Instituto Mosaic com a Prefeitura, para implantação de hortas sensoriais, beneficiando 9 mil estudantes e 800 pessoas no entorno de escolas municipais inclusivas. De acordo com a prefeita Elisa, até o final do ano que vem, mais 19 escolas municipais deverão ser contempladas.

BE-A-BÁ

Servidores da Prefeitura de Uberaba vão iniciar, na próxima semana, curso intensivo sobre a nova lei de licitações e contratos administrativos (nº 14.133/2021). Considerado um dos pontos centrais da nova lei, o tema planejamento das compras públicas será conduzido pela vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), Tatiana Camarão, entre 19 e 22 de setembro. As próximas matérias serão gestão e fiscalização de contratos, planilha de custos unitários e pesquisa de preços, esse último ministrado pelo idealizador da instrução normativa que regulamenta a formação do preço nas licitações da União, Eduardo Guimarães.

SOCORRO!

Abordagem feita por ambulantes a motoristas parados nos sinaleiros da avenida Tonico dos Santos é altamente preocupante. Eles se posicionam à noite, próximo a uma churrascaria às margens da rodovia, e “avançam” sobre os carros quando sinal fecha. Na maioria das vezes, as pessoas abordadas são mulheres, sozinhas ou acompanhadas de crianças, na volta para casa. Aquela região é importante via de acesso aos novos condomínios às margens da avenida Filomena Cartafina. Uma fiscalização mais rigorosa se faz necessária, tanto quanto a sincronização dos semáforos para agilizar o trânsito na avenida.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por