ALTERNATIVA

As cores azul e vermelho se misturaram na cidade

Os pró-Aécio marcaram território, enquanto os pró-Dilma (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 23/10/2014 às 10:29Atualizado em 17/12/2022 às 03:04
Compartilhar

Por Gê Alves – redatora interina

Azul X Vermelho. E não estou falando de Caprichoso (a) e Garantindo (a) não, embora as cores e o furdúncio possam remeter à tradicional festa de Parintins. Por aqui é a política efervescente mesmo, que deu as tonalidades ontem pela manhã pelo centro da cidade. O azul da cor do mar de Aécio, propositalmente se misturou ao vermelho cor de sangue de Dilma, na estada da candidata à reeleição na cidade. Os pró-Aécio quiseram marcar território, enquanto os pró-Dilma – num público quase totalmente montado – recebiam a candidata. Na dúvida e com receio de confronto, as turmas foram apartadas.

Abuso. São divididas as opiniões dos leitores sobre o encontro forçado entre aecistas e dilmistas em Uberaba. Eu, particularmente, acho desnecessário. Cada um tem o direito de fazer suas movimentações, mas, como foi pacífico, está valendo. Agora abominável mesmo é transformar a campanha em algo rasteiro, com cartazes apócrifos, distribuídos pela cidade pela turma da Dilma, e xingamentos dos mais baixos calões disparados ontem pela turma do Aécio. Aliás, informações dão conta de que material da presidente candidata à reeleição foi queimado pela madrugada e, no evento de ontem, teve até autoridade chutando cavalete da adversária. Paixão é bom, participação política, essencial, mas desordem é inadmissível. Difícil mesmo fica para o eleitor sereno, quando só há as duas opções de voto neste turno complementar.

Tá liberado. Ontem, por ocasião da visita de Dilma Rousseff a Uberaba, o Instituto Federal de Minas Gerais – Ifet/Uberaba, teria liberado os servidores para fazer coro à candidata, haja vista que ouviram que haveria coro a favor do candidato Aécio Neves. A maioria dos servidores, à exceção de poucos, ausentou-se do trabalho e foi ao encontro da candidata, deixando o Campus Uberaba praticamente abandonado. É uma vergonha que tenhamos de ver e aceitar tais atos e assistirmos a posturas como essa, que se utilizam da máquina pública em interesses próprios.

Relações. Nesta queda de braço travada entre o vereador Marcelo Machado Borges “Borjão” e o conselheiro de Saúde Jurandir Ferreira com relação à organização social que vai gerir a saúde, é inconteste que o Executivo enviou ao Ministério Público e ao procurador da República documento que, pela lógica, deveria primeiro ter sido aprovado pelo Legislativo. O tal documento é datado de 20 de agosto. Se até o momento – como garante “Borjão” – ainda não chegou ao Legislativo, em nome de quem o Executivo está legislando? É nessa linha – eu penso – que os vereadores deveriam raciocinar.

Em tempo. Engenheiro dos mais qualificados, agora residente em Brasília, Osmar Ribeiro apresenta, via Alternativa, sugestão a se pensar. Ele defende que está na hora de se estudar um Complexo Viário na avenida Leopoldino de Oliveira junto à construção do novo Shopping e da Estação BRT/Vetor, antes da inauguração desses dois grandes indutores de tráfego. E completa: “pode ser com viaduto e tudo mais”.

Oficinas de parentabilidade. A OAB/Uberaba, o Ministério Público e o Poder Judiciário convidam advogados atuantes na área do Direito de Família para conhecerem o Projeto de Implantação das Oficinas de Parentalidade na Comarca de Uberaba: um programa educacional e preventivo com o objetivo de diminuir os conflitos familiares e a repetição de processos judiciais. O projeto será apresentado hoje pela 8ª promotora de Justiça de Uberaba, Miralda Dias Dourado de Lavor, a partir das 17h30, no Salão Nobre da OAB/Uberaba.

Mais um. Depois de servidora de colégio militar, ontem foi a vez de advogada ser “barrada” na Justiça Federal em Uberaba. Josiane Ribeiro, em Rede Social, relatou o episódio. Lá foi informada de que suas vestes estavam impróprias e que, a partir de Portaria, não mais poderá entrar com certas vestimentas, como blusa sem mangas, por exemplo. “A meu ver, estava próprio para o ambiente”, disse ela, direcionando cobrança de posicionamento à OAB local.

??? Ainda na Rede, o diretor da Subseção da OAB, Eduardo Augusto Jardim, considerou a Portaria do Juiz Federal, diretor do Foro, Élcio Arruda, como “infeliz”, confirmou sua publicação, mas garantiu que, “a pedido da OAB local, está suspensa até deliberação com o seu autor. Vamos ver o que conseguimos”. Estranha tal garantia, ao passo que ainda ontem advogada foi barrada e, mesmo tendo sido o caso tratado pela imprensa, através da Coluna Alternativa, ninguém da OAB tenha se manifestado, nem tampouco os advogados militantes na Comarca tenham recebido qualquer comunicado da OAB nesse sentido.

Revisão. O vereador Franco Cartafina (PRB) quer mudar o Código de Posturas do Município. O motivo é o prazo oferecido às pessoas que são autuadas por infrações na cidade, como, por exemplo, em casos de terrenos e calçadas sujas. O projeto de alteração da Lei Complementar já tramitou na Câmara e deverá ser encaminhado para votação no mês de novembro. Beneficia muitos, em especial os advogados.

Boa notícia. A Petrobras confirmou sua participação na ExpoCigra Fiemg 2014. O presidente do Cigra, Nagib Facury, comemora a conquista. Imediatamente à confirmação, fez contato com o prefeito Paulo Piau, agradecendo o empenho dele e do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, e seu sub, Edson Fernandes. A ExpoCigra acontece em dezembro, no Parque Fernando Costa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por