Futuro asilo municipal, em Uberaba (Foto/Divulgação)
Até o final do ano o governo Elisa deve colocar em funcionamento a instituição de longa permanência no imóvel onde funcionou um motel até alguns anos atrás. O imóvel passou por completa reforma e readequação para suas novas funções e, segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Ernane Neri, já está tudo quase pronto. Faltam alguns detalhes, como a realização do chamamento público e definição de quem fará a gestão do asilo, uma vez que a prefeita pretende entregar à iniciativa priva essa função. Além disso, o secretário destaca que o governo municipal está buscando parceria também com o governo federal, visando ao custeio. O novo asilo terá capacidade para abrigar até 80 idosos em situação de vulnerabilidade.
ASSIM NÃO!
Por falar em asilo, Ernane Neri mostrou toda a sua indignação contra a negligência de asilo que foi interditado pelo Município dias atrás. Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, ele considerou inadmissível que os idosos estivessem sendo mal cuidados (para não dizer exatamente o termo mais apropriado). A situação era tão grave, que o secretário pediu estudos ao Jurídico para ver quais as sanções cabíveis. Por ele, esse asilo teria de ser punido com pelo menos cinco anos de suspensão dos direitos de contratar com o município. No mínimo.
NOVO LAR
Dos 20 idosos retirados desse asilo interditado, 12 tinham vaga cofinanciada pelo município e 8 eram particulares. Todos foram remanejados para casa de acolhimento de idosos no conjunto Alfredo Freire, sendo acomodados em um pavilhão recém-construído.
EM REFORMA
Restaurante Popular fecha as portas no dia 14 de agosto para reforma de suas instalações na cozinha instalada no Boa Vista. Vai ficar fechado até 10 de setembro, quando nova gestora receberá a Ordem de Serviço para começar a sua operação. De acordo com Ernani, na reabertura do restaurante popular será apresentado o novo cardápio. Mas a tradicional feijoada deverá ser mantida.
CONCORRÊNCIA
Acredite, se quiser: nada menos do que 11 empresas participaram da concorrência para a gestão do Restaurante Popular em Uberaba. A empresa vencedora é do mesmo grupo que atualmente presta serviços ao município e que vinha recebendo muitos elogios.
DE MUDANÇA
Secretaria de Desenvolvimento Social pediu mais 120 dias de prazo ao Ministério Público para fazer a separação dos três conselhos tutelares da cidade. Atualmente, os 3 funcionam no mesmo imóvel e compartilham toda a estrutura administrativa. Mas o MP já havia determinado que cada conselho tivesse sua própria sede, em áreas distintas da cidade. A Seds argumentou que essa separação não é fácil de ser feita, tanto pela demanda de infraestrutura para cada uma, equipamentos, pessoal, quanto também pelo compartilhamento de informações sobre crianças e adolescentes assistidos. No entanto, já está definido que o primeiro Conselho a mudar de endereço será o número 1, que tem sua atuação na região mais central da cidade. Deve ser instalado no prédio da Seds.
HUMMMM
Prefeita Elisa ainda não definiu o nome do próximo titular da Secretaria do Agronegócio. Vários nomes foram cogitados, como Romeu Borges, que foi candidato a vice de Samir nas eleições majoritárias de 2024; Renato Tiveron, zootecnista e jurado na ABCZ há mais de 20 anos, além de presidente do UTC . Outro nome que se falou nos bastidores foi o do vereador Luiz da Farmácia (PL), mas a conversa não avançou. Enfim: a pasta continua sob o comando de Aguinaldo Silva por mais um mês, para que Elisa tenha tempo de escolher com calma seu sucessor.
DENTÃO SOBRE RODAS
Unidade Móvel Odontológica para atendimento aos pacientes do SUS em Uberaba deve chegar a qualquer momento. Trata-se de uma van dotada de equipamentos odontológicos, uma espécie de consultório ambulante, que vai percorrer os bairros da cidade. Secretária Valdilene Rocha aguarda a entrega do veículo para colocá-lo imediatamente em operação. Val foi uma das convidadas para a reunião quinzenal da diretoria plena da Aciu, realizada na noite desta segunda-feira, na qual apresentou um balanço das atividades da pasta da Saúde, incluindo avanços e desafios a serem enfrentados.
INOVAÇÃO
Por falar na ACIU, nos dias 3 e 4 de setembro será realizado o 1º Fórum Regional de Líderes, em Uberaba. Para o evento estarão em Uberaba alguns dos mais requisitados palestrantes sobre inovação, como o professor Gil Giardelli e o empresário Junior Borneli, da Start-se. Evento contará também com a presença do empreendedor Rogério Nery, CEO da TV Integração. Estão também confirmadas as participações do presidente do Sebrae/Minas, Marcelo Souza e Silva, e do presidente da Siamig, Mário Campos. As inscrições já estão abertas em aciu.com.br. As vagas são limitadas.
COMPETITIVIDADE
O presidente Lula acaba de sancionar o PLP 167/2024, que cria o Programa Acredita Exportação, voltado a ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas exportadoras (inclusive optantes pelo Simples Nacional). Programa prevê restituição de tributos, em até 3% da receita com exportações, por compensação ou reembolso direto. Essa restituição já está em vigor desde o dia 1º deste mês. O benefício será válido até 2027 , quando entra em vigor a nova CBS da Reforma Tributária. O programa também corrige distorções importantes, como, por exemplo, as micro e pequenas empresas passam a recuperar tributos da cadeia produtiva, algo antes vetado aos optantes do Simples. Mais um passo para ampliar a base exportadora e reduzir o custo do Brasil para os pequenos negócios.
DEVER DE CASA
Por outro lado, diante do cenário econômico do Brasil e das dificuldades previstas a partir do tarifaço imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros, o presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, insistiu no corte de gastos pelo governo, como medida de máxima urgência. Em entrevista ao jornal “Correio Braziliense”, Cotait destacou que “é preciso buscar eficiência no uso do dinheiro público. O Brasil tem alta carga tributária, e achar que a solução é o aumento de impostos chega a ser um erro primário. O Estado não vai aguentar mais por muito tempo. O Brasil está perto de uma situação crítica. Precisa de liberdade econômica para encontrar o caminho da prosperidade”.
VAI COMEÇAR
A Megacana360 começa na quarta-feira, dia 06, em Campo Florido (MG), na sede da Canacampo. À frente do evento estão a Canacampo, Siamig Bioenergia e a Solis Propaganda (foto abaixo). Com uma programação diversificada, a Megacana deste ano traz a economista Zeina Latif, jornalista Kellen Severo, Victor Salles, da Proteus Academy, Chico Vital, da Usina Coruripe, Carla Di Pierrô, psicóloga da Seleção Brasileira do Comitê Olímpico, e o capitão Cafu, entre outras atrações.
(Foto/Divulgação)