ALTERNATIVA

Assembleia vota em 1º turno projeto que gera perdas às cidades

Lídia Prata
Publicado em 05/12/2018 às 08:15Atualizado em 17/12/2022 às 16:07
Compartilhar

Verdadeiro papel

Terça-feira foi de comemoração para os vereadores, que conseguiram junto ao prefeito Paulo Piau a revisão do índice de reajuste para a tarifa de água. Na véspera, entregaram ao Executivo um requerimento conjunto em que os 14 vereadores alegavam que o índice anunciado pelo Codau era excessivo e acabaria impondo ônus desarrazoado à população. A união fez a força, nesse caso. No entanto, é preciso ressaltar que o papel do vereador é justamente este: defender a comunidade, seja legislando, seja intercedendo junto ao Executivo em questões de interesse coletivo. Pena que não agiram com a mesma contundência por ocasião da votação da revisão da planta de valores imobiliários. E – podem esperar – essa revisão aprovada pela Câmara vai impactar fortemente os contribuintes uberabenses, quando chegar a hora de pagar o IPTU 2019.

Chumbo grosso

Assembleia Legislativa de Minas aprovou na tarde passada, em primeiro turno, o projeto de lei que cria o Fundo Extraordinário do Estado de Minas, conhecido por Femeg. Semana passada, os prefeitos reunidos na Amvale manifestaram preocupação com a aprovação desse PL, pois entendem que o fundo representará grande perda para os municípios, ao condicionar o repasse de recursos aos municípios ao recebimento de verba da União. Dos 56 deputados presentes, 33 votaram “sim”. Deputado estadual Tony Carlos (PMDB) votou “não”. Na semana que vem o projeto volta a plenário, para votação em segundo turno.

Calma!

Enquanto a Área Azul não entra em operação, as fake news andam dominando as redes sociais. O “chutômetro” está em alta. Mas, o secretário de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, considera natural que as pessoas tenham muitas dúvidas nesse primeiro momento, porque ainda não receberam as devidas orientações e esclarecimentos. Com o início da operação do estacionamento rotativo no dia 20, em fase experimental, as informações serão todas prestadas. Em entrevista à Rádio JM nessa terça-feira, Wellington pediu calma à população, garantindo que quando a Área Azul estiver funcionando plenamente as pessoas vão perceber seus benefícios.

Fique atento

A partir da implantação da Área Azul, será proibido o estacionamento de motos nas vagas destinadas a carros, inclusive entre um veículo e outro. Haverá bolsões destinados exclusivamente às motocicletas.

Todos iguais

Idosos e portadores de deficiência não serão isentos do pagamento de tarifa de estacionamento rotativo. Terão vagas exclusivas, devidamente demarcadas, seguindo a determinação legal. Por lei, a cada 100 vagas, cinco devem ser destinadas a idosos e deficientes. Essas vagas só poderão ser usadas por aqueles que tiverem o documento próprio, emitido pela Sedest, mas vão pagar estacionamento como todos os demais motoristas.

Estacionamento democrático

Aos críticos da implantação da Área Azul nas ruas próximas aos hospitais, o secretário Wellington Cardoso ressalta que o estacionamento rotativo vai justamente favorecer o surgimento de vagas nessas regiões. Hoje quem leva um doente a um hospital não consegue estacionar o veículo. Geralmente, os funcionários que chegam primeiro ocupam as vagas e deixam o carro ali o dia todo. Com a Área Azul, essas vagas serão democratizadas, favorecendo o acesso de outras pessoas às vagas de estacionamento.

Pra depois

Feirão de imóveis com chancela da Cohagra que seria realizado a partir de amanhã em Uberaba foi adiado para janeiro. Justificativa foi a perspectiva de mudanças nas regras que envolvem os subsídios do programa Minha Casa Minha Vida após ser anunciada a fusão dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional. Efeito Bolsonaro.

Tudo igual

Apesar da redução do expediente na Prefeitura para seis horas corridas, o atendimento nas unidades básicas de saúde continuará inalterado. É o que garante o secretário de Saúde, Iraci Neto. O funcionamento será mantido entre 7h e 17h, de segunda a sexta-feira.

Semana de festa

Presidente José Peixoto recebe lideranças locais para um “café com o presidente”, segunda-feira, abrindo as comemorações dos 95 anos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba. Será uma semana repleta de eventos, culminando com a grande festa de gala marcada para o dia 15, no Centro de Eventos da ABCZ. Terno e gravata obrigatórios para o evento, que terá show da Família Lima.

Despedida

Seguindo o calendário do Ministério das Comunicações para o desligamento do sinal analógico no país, a TV Universitária encerra hoje a transmissão da programação no Canal 5, de Uberaba, que está no ar há 32 anos. Para marcar a despedida, uma edição especial do programa “Falou & Disse” foi exibida nesta terça-feira, com a presença de ex-apresentadores e profissionais do grupo. Durante a transmissão, também foram divulgadas as novidades da emissora, que volta ao ar no primeiro bimestre de 2019, já no sinal digital.

Está chegando!

Contagem regressiva para você folhear prazerosamente a próxima edição da JM Magazine. No dia 13 haverá o tradicional coquetel para anunciantes e parceiros, e já na sexta-feira, dia 14, os exemplares estarão disponíveis nas bancas. Reserve seu exemplar desde já. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por