ALTERNATIVA

Assessor do cerimonial do MEC foi violento ao empurrar repórter

Aliás, a coisa começou já na chegada (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 27/05/2014 às 10:49Atualizado em 19/12/2022 às 07:35
Compartilhar

Gê Alves - redatora interina

gealves13@gmail.com

Um horror! - Faltou educação e sobrou violência entre assessores que acompanhavam o ministro da Educação – vejam bem... da Educação!!! –, Henrique Paim, ontem, em Uberaba. Se o assessor direto do ministro foi grosso, assessor do cerimonial do MEC foi violento, chegando a empurrar repórter. Aliás, a coisa começou já na chegada, tendo o ministro desembarcado na cidade com cerca de uma hora e meia de atraso do horário previsto.

(Des)controle de qualidade - Estudante de Uberaba passou mal após ingerir “suco de soja”. Levado o tal suco a exame, teria se constatado que foi preparado com água não filtrada e contaminada por bactérias. O laudo será entregue nos próximos dias. Uma bomba!

Censura - Um país onde a Justiça impede a veiculação da imagem de condenada por crime bárbaro, como Suzane von Richthofen, é de fato uma nação democrática e que pratica a liberdade de expressão? Isto é fantástico, no mais primário sentido da palavra: que ocorre somente na imaginação; que só existe na fantasia.

Sem controle - No fim de semana um rapaz ficou em estado grave após ser atingido, quando trafegava pela BR-050 em sua moto, por linha de pipa com cerol. Mais uma vez a ineficiência do sistema atrelada ao descompromisso dos pais. Ora, lei existe, mas faltam mecanismos de fiscalização. E isto se repete em vários segmentos por todo o país.

Na bala - Outro exemplo foi ocorrência no fim de semana, após anúncio de que a atração – MC Magrinho – não honrou compromisso com os contratantes e não haveria show. A coisa acabou em tiros e feridos. Aqui, duas infelizes constatações. De um lado, a falta de tolerância entre as pessoas, habilidade para reivindicar direitos. De outro, a de que mexe e vira tem bala voando em eventos locais, mesmo com lei em vigor que exige dos organizadores mecanismos de segurança como detectores de metal. O sistema é tão ferro e fogo com algumas coisas (como recolhimento de impostos), mas tão benevolente com outras: e dá-lhe prazos.

Corte - O Sindicato dos Eletricitários de Minas garante que trabalhador de Uberaba está oito longos meses sem vale-refeição, benefício oferecido pela Cemig aos colaboradores. Fabiano César Pinto de Oliveira está na companhia há 23 anos como técnico operacional efetivo. Conforme o sindicato, ele está afastado do trabalho para tratamento médico desde abril de 2013 e desde outubro do ano passado a Cemig suspendeu seu benefício. Vale ressaltar que em situações de afastamento anterior, o tíquete lhe foi mantido. “Outros trabalhadores afastados por doença receberam e ainda recebem os vales-refeições”, afirma a entidade.

Posicionamento - Fiz contato com a Cemig. Através da assessoria, a estatal pediu prazo para se posicionar à coluna, apontando para apuração do caso.

Explicação - O presidente da Vale, uberabense Murilo Ferreira, tranquiliza sobre nota informando sobre vagões parados nos trilhos da ferrovia, entre Uberaba e Araxá. A situação gerou suspeitas e foi inclusive assunto na Câmara. Mesmo com a versão da assessoria da empresa, Murilo – leitor de Alternativa – fez questão de ele mesmo explicar que os vagões FHD, muito inseguros para as pessoas na descarga e fonte de perdas de produto, estão sendo substituídos. “Como a região é ponto de carregamento de grãos, estamos fazendo a troca por novos e os estacionamos para a formação de lotes. O ramal de Araxá está operacional, mas tem capacidade reduzida pelo seu gabarito (somente locomotivas menores circulam). Usamos o ramal para passagem de poucos trens sentido Belo Horizonte”, garantiu.

PS - Um novo partido político está surgindo no Brasil e em Uberaba vem pelas mãos de Thiago Silva. A previsão é que em outubro, após as eleições, a sigla apresente pedido do registro definitivo no TSE. Segundo Thiago (filho do ex-vereador Paulo Silva e assessor do vereador Luiz Dutra), a coleta de assinaturas está na reta final. É a última das nove etapas exigidas pela legislação para consolidação partidária para o registro no TSE.

Saída - Vale lembrar que sendo partido novo, o PS poderá receber políticos com mandato, o que é sintomático, quando se sabe que uns e outros andam insatisfeitos com as legendas atuais. Aliás, a criação de siglas tem sido uma válvula interessante para fugir da temida infidelidade partidária. O PS é da base do governo em Minas e em nível nacional vai de Aécio Neves para presidente da República.

Caça aos números - Já o PSD nacional teria contratado agência de publicidade de Belo Horizonte para ajudar nas campanhas de seus candidatos, inclusive do deputado federal por Uberaba, Marcos Montes, que este ano pode enfrentar fogo cruzado com seu arqui-inimigo bom de voto Anderson Adauto, num embate que - se acontecer - promete ser histórico. O pool envolve a Doxa Instituto de Pesquisas, que tem trabalhos também para o PSDB mineiro. Uma pesquisa já teria sido tabulada, mas o grupo alega que, por questões estratégicas, não será registrada... os políticos sempre dizem isto em muitos momentos.

Merecido - O Samu em Uberaba recebeu dias atrás auditores do governo federal com a missão de avaliar a base local. Eles teriam elogiado a unidade, o que inclui a motolância, e comentado que muitas cidades contempladas com motocicletas para o socorro mais ágil as devolvem por falta de profissionais habilitados e custeio. Outro elogio foi para a viatura de transporte social, a Águia. Sou testemunha do belo trabalho do setor, especialmente das equipes sobre duas rodas.

Somente três vereadores na prestação de contas da Prefeitura: Afrânio Lara Resende, Marcelo “Borjão” Machado Borges e Cléber “Cabeludo” Ramos. Deles, apenas Cléber não integra a comissão, mas se fez presente. Por outro lado, aliados do prefeito, Samuel Pereira e Edcarlo “Kaká” Carneiro, que são da comissão, não acompanharam a reunião com exposição dos números.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por