Reunião demorada na tarde desta segunda-feira selou a paz entre a Assuper e a Verocheque. Assuper venceu a queda de braço e conseguiu abaixar a taxa cobrada pela operação e ainda conseguiu algumas vantagens adicionais, válidas somente para os supermercados associados. Dependendo do volume de vendas, a taxa pode ser menor, ou um pouco maior, mas o certo é que prevaleceram taxas aceitáveis pelos supermercadistas.
COMO FICA?
No início, o representante da Verocheque estava refratário às queixas da Assuper, apresentadas pela presidente Juliane Foscarini. Mas, aos poucos, acabou aceitando as ponderações dos supermercadistas até chegarem a um acordo. Supermercados que vendem mais, vão pagar taxa menor. Claro que nem todos aceitaram esse acordo, por causa da diferença de percentuais. Mas é justo que o volume de vendas tenha impacto na taxa.
DE FORA
Mart Minas, uma das redes campeãs de vendas em Uberaba, vai continuar de fora da lista de fornecedores credenciados para o vale-alimentação dos servidores da Prefeitura. Não teve acordo com a Verochque.
ATACAREJOS
Já os atacarejos vão negociar individualmente com a Verochque, e certamente vão conseguir taxas menores de 8% porque a negociação seguirá a regra do volume de faturamento.
MAIS CARO
Em compensação, supermercados não associados à Assuper vão pagar mais caro para operar com a Verocheque. A presidente Juliane Foscarini entregou uma lista dos supermercados associados ao representante da operadora do vale alimentação, e ainda conseguiu que novos associados possam usufruir do desconto. Portanto, quem está fora da associação, a hora de se associar é esta.
BOA NOVA
Fecomércio, que é a federação do comércio varejista, vai retormar o prédio que antigamente abrigou a Cerâmica Misson, na rua Ricardo Misson. O prédio está cedido à Prefeitura para uso pela Escola municipal Uberaba, mas será devolvido no final deste ano. De acordo com o presidente do Sindicomércio, Luciano Ciabotti, a ideia é reformar o prédio para sediar a Escola Sesc, com oferta de ensino fundamental de qualidade a partir de 2026. Em várias outras cidades o Sesc já atua com sucesso na Educação, contemplando filhos de comerciários.
PEQUENOS DETALHES
A propósito do comércio varejista, o presidente Luciano Ciabotti revela que faltam pequenos detalhes para a conclusão das negociações envolvendo a convenção coletiva com o sindicato dos comerciários. A abertura do comércio em feriados e fins de semana já está praticamente acertada em casos específicos. Resta definir o percentual de reajuste da categoria, por exemplo.
FOGO!
Nuvem de fumaça na cidade na tarde dessa segunda-feira assustou os moradores, mais uma vez. Desta vez, os focos de incêndio na Fazenda Modelo/Epamig atingiram a Univerdecidade, a Fazu, Vila Celeste e Bairros Tutunas e Alfredo Freire. Não fosse a ação rápida e eficiente do Corpo de Bombeiros e dos brigadistas da Epamig, Fazu, Sindicato Rural e CMAA, com ajuda dos moradores da região atingida, o estrago seria infinitamente maior. Graças também ao trabalho das forças de segurança e ao comitê de efeitos climáticos, Uberaba ficou livre de uma grande tragédia. Gratidão a todos esses agentes de combate a incêndios é a palavra que melhor define o sentimento da população nesse momento.
NO VERMELHO
Mutirão de renegociação de dívidas vai marcar as comemorações do aniversário do Código de Defesa do Consumidor em Uberaba. O Mutirão será realizado nestas quarta e quinta-feiras, na sede do Procon, envolvendo as operadoras de telefonia, bancos, Cemig, Codau, Prefeitura (com o Refis), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Aciu/CDL), dentre outros. De acordo com o presidente da Fundação Procon, Anderson Romero, nesse mutirão os consumidores terão condições especiais de negociação, o que garante uma oportunidade impar para quem tem débitos.
INADIMPLENTES
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, o presidente Anderson Romero revelou que 80% dos inadimplentes que recorrem ao Procon são idosos. A maioria se queixa do endividamento decorrente de empréstimos na modalidade crédito consignado. A situação chegou a tal ponto que o Procon está realizando palestras na UAI e outros locais para alertar os consumidores sobre os riscos de endividamento com o tal crédito consignado. Muitos desses idosos fazem o empréstimo para ajudar um parente e depois se atolam em dívidas.
VOLUME ALTO
Mais de mil atendimentos foram realizados no Procon de Uberaba no ano passado, motivados por descontos das tais associações em aposentadorias e pensões pagas pelo INSS. Em muitos casos o Procon conseguiu negociar e até receber em dobro o valor descontado das vítimas. Mas, depois que o assunto estourou em nível nacional, as negociações foram suspensas e agora os aposentados estão sendo orientados a recorrer ao Judiciário para receber o crédito.
SOCORRO!
A primeira-dama Janja da Silva roubou a cena no desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Enquanto as autoridades assistiam no palanque às apresentações cívicas, Janja circulava pelas arquibancadas, posando para selfies com ministras e sambando diante das câmeras ao som de “Aquarela Brasileira”. Além de quebrar o protocolo e mostrar uma atitude desrespeitosa ao caráter solene da data, a primeira-dama mostrou que não está nem aí para a liturgia do cargo.
Valha-me Deus!
IMPUNIDADE
Por falar no 7 de Setembro, a vereadora Ellen Miziara foi a Brasília e rasgou o verbo: “que democracia é esta, que as pessoas têm medo de se manifestar até nas redes sociais? Muita gente queria ter vindo pra cá, mas teve medo. Não existe independência sem liberdade”. Ellen ainda defendeu liberdade para o ex-presidente Jair Bolsonaro e para os presos do 8 de janeiro.
DIA D
Abertura das Olímpiadas Joqueanas será às 18h desta terça-feira, na Arena Multiuso do Jockey Club de Uberaba. Presidente Renato Luiz da Costa e sua diretoria capricharam nos preparativos desse evento esportivo que movimenta toda a família joqueana, em diversas modalidades. As olimpíadas vão até o dia 21, com o encerramento oficial e divulgação da bandeira campeã.
PAZ NO NINHO
Enquanto muitos apostavam na discórdia no ninho tucano, eis que surge uma foto mostrando os três vereadores do PSDB abraçadinhos, sorridentes, como velhos amigos! Teriam selado a paz? Ou apenas posado para foto no melhor estilo “Família Margarina”? Aguardemos os próximos capítulos dessa novela que já teve toques de pimenta malagueta...
(Foto/Divulgação)