Gê Alves – redatora interina
gealves13@gmail.com
Preguiça disso
Vai se aproximando o ano pré-eleitoral e antigas práticas para tentar ludibriar a legislação e tentar consolidar imagem junto ao povo vão acontecendo. Na verdade, típicas propagandas extemporâneas que devem ser reprovadas pelo eleitor. E nesta linha tem de tud outdoors para homenagear terceiros, mas com fotos dos que querem aparecer; outdoor para chamar filiados como pano de fundo para, na verdade, divulgar a cara com sorriso largo de personagem que busca o poder; e tem também os que têm empresas com seu nome ou alcunha e que passam a fazer propagandas destacando imagem pessoal em detrimento da atividade econômica a ele relacionada. Querem enganar quem?
Convite
Luís Alexandre Garcia, de Uberlândia, presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, está convidado pelo governador Romeu Zema para substituir o secretário Manoel Vitor na pasta do Desenvolvimento Econômico de Minas. A notícia em primeira mão vem do professor Daniel Angotti, que integra o Novo – partido de Zema – em Uberaba. O governo aguarda a resposta do empresário.
Bagagem
Além do Grupo Algar, que presidiu por 12 anos, a trajetória profissional de Luís Alexandre inclui passagens pelo IFC (International Finance Corporation), do Banco Mundial, Ericsson, Bull e Algar Telecom, com vivência internacional em países como Estados Unidos e França. Ele é economista por formação, com MBA nos Estados Unidos e especialização em marketing na França, além de Programa de Desenvolvimento de Executivos pelo IMD, na Suíça. Além disto, tem ampla bagagem de serviços através de entidades de classe.
Angústia
Ex-vereador Ademir Vicente da Silveira fez um desabafo à colunista. Disse que se sente aborrecido com a morosidade judicial em processos a que responde nas áreas cível e criminal gerados à época em que foi presidente do Legislativo em Uberaba e teve o mandato cassado. Já se vão mais de 20 anos e ele se diz inocente. E olha que Ademir garante ter facilitado para o Ministério Público, arrolando como testemunhas as mesmas apontadas pelo órgão acusador. Ademir confidenciou que está envelhecendo e sente medo de morrer sem ver o fim das pelejas e não consiga resgatar em vida sua dignidade integral com o reconhecimento da inocência que afirma ter. “Meu pai morreu sem ter sua inocência atestada”, desabafou.
Alívio
E não apenas na Justiça Estadual a lentidão impera. Somente no fim do mês passado foi publicado acórdão do Tribunal de Contas do Estado relativo à prestação de contas da Câmara Municipal referente ao exercício de 1998, quando Ademir era presidente e ordenador de despesas. No exame inicial foram apuradas irregularidades e, em seguida, abertas vistas para apresentação das defesas. Conforme o acórdão da 2ª Câmara, os autos foram arquivados em razão da ausência de indícios de dano ao erário, além de transcorridos oito anos desde a primeira causa interruptiva de prescrição sem a prolatação de decisão de mérito.
Revés
Lado outro, o ex-vereador que hoje atua na iniciativa privada, mas não perdeu o apelido de Trator, que ganhou pelo seu jeitão de fazer política, em encontro com a colunista falou do orgulho em tocar empresa genuinamente uberabense desde 1994, que é uma das poucas a trabalhar na obra da Cervejaria Itaipava em Uberaba. Empolgado, disse que o canteiro de obras parece uma cidade. Máquinas dele estão locadas e trabalham 24 horas por dia. Conta que a obra não para e conclui que estão com pressa para fazer a coisa funcionar.
Recesso
A Justiça Estadual já definiu que no dia 28 de outubro não haverá expediente em decorrência do Dia do Servidor Público. Portaria 886/PR/2019 vale para todo o âmbito do Poder Judiciário de Minas (comarcas e tribunal). Os prazos que vencerem em 28 de outubro ficam prorrogados para o primeiro dia útil seguinte.
Reforma
Publicado aviso de licitação para contratação de empresa para adequação do prédio onde por longos anos funcionou o Fórum Melo Viana. No local, após a obra, passa a funcionar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O valor global estimado da obra é da ordem de R$490 mil.
Recuperação
A Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), por sua vez, vai recuperar o antigo Posto de Perícia Integrada da Polícia Civil. Para tanto já homologou contratação de empresa.
Campeões dentro e fora das quadras, os atletas de alto rendimento, da Associação de Deficientes Físicos de Uberaba, receberam o presidente da Unimed Uberaba, médico Wilson Adriano Abrão Borges, e o conselheiro Raelson Batista, representando as cooperadas e os cooperados para partida amistosa. O jogo realizado após a chegada da delegação que participou do Parapan, em Lima, no Peru, foi uma forma de agradecimento pelo patrocínio e apoios da Unimed Uberaba à Adefu. Desde 2011 a Unimed Uberaba é a patrocinadora oficial do time de bocha adaptada. Agora, novos estudos serão feitos para analisar a continuidade e a extensão de acompanhamento de outras modalidades e da categoria de base. Poliana Souza, José Carlos Chagas, Ercileide da Silva e José Humberto (Batata) participaram das atividades em pista e em quadra
Foi lindo!
“A pessoa com deficiência existe e precisa ser amada, respeitada e incluída". Silvia Grecco, mãe, brasileira, ao receber o prêmio de melhor torcedora, batizado de Fifa Fan Award, por ir ao estádio junto com o filho portador de deficiência visual e autismo, Nickollas, de 12 anos, e narrar para ele os lances das partidas.