ALTERNATIVA

Atendente pede que cidadão reclame a AA

Ele foi ao postinho da avenida José Maria dos Reis para troca de curativo no dedo da ...

Lídia Prata
Publicado em 12/11/2011 às 10:27Atualizado em 19/12/2022 às 21:24
Compartilhar

Pulga atrás da orelha

Ainda não consegui entender completamente as razões pelas quais a Prefeitura vai queimar, pela segunda vez, mais de duas toneladas de remédios vencidos. É claro que dificilmente são usados todos os remédios comprados. Até nas nossas casas temos de descartar remédio quando vence. Mas, no caso dos remédios do Município, algumas dúvidas persistem.

Dúvidas persistentes

Pelos levantamentos oficiais da Secretaria de Saúde, 99,63% dos medicamentos comprados pelo Município têm bom uso, o que resulta em 0,27% de desperdício, um índice realmente muito baixo. Mas, então, como explicar essas duas toneladas de remédios que vão pra fogueira agora? A maioria foi doada pelo Estado, já se sabe. Mas por que esses remédios não foram usados? Ou não foram doados aos hospitais, que poderia aproveitá-los a tempo? Segundo o prefeito Anderson Adauto, o controle do estoque de medicamentos avisa os vencimentos com 150 dias de antecedência. Salvo melhor juízo, havia tempo suficiente para que medidas fossem tomadas, evitando-se essa incineração.

Perder por quê?

Dentre os medicamentos que serão incinerados há vários lotes de Amoxicilina, droga usada no tratamento de infecções bacterianas, principalmente amigdalite. Não consegui entender as razões pelas quais esse remédio “venceu” nas prateleiras do Município, se nos consultórios particulares ele continua sendo receitado amplamente. Caberia à Secretaria de Saúde orientar os pediatras da rede pública a prescreverem esse remédio, em vez de outros similares. Essa medida poderia baixar os estoques de Amoxicilina, evitando o desperdício de um remédio caro como é este.

(des) Controle

De tudo o que se viu e ouviu sobre a incineração de medicamentos em Uberaba, restou claro que o controle do estoque na Saúde agoniza na UTI...

Vai mal

Cidadão acionou ontem a Rádio JM AM 730 para relatar situação inusitada. Recorreu ao postinho da avenida José Maria dos Reis para troca de curativo no dedo da mão. Ali, a atendente alegou não ter material para o curativo, orientando o paciente a reclamar para o prefeito. Indignado, recorreu à UBS do Boa Vista, onde o atendimento foi o oposto.

Quem entende?

Na década de 80, o petista Lauro Guimarães era uma das principais vozes do movimento dos trabalhadores por melhores salários. Hoje ele representa o Codau, negocia (e endurece o jogo) com os trabalhadores. Por outro lado, o Democratas era PFL, estava no poder e negava as reivindicações das centrais sindicais por reajuste salarial. Hoje, uma das principais vozes do DEM é o vereador Borjão, que é justamente quem anda brigando por melhores salários para os trabalhadores do Codau. É ou não é de pirar o cabeção???

Data marcada

Marcado para o dia 29 o lançamento oficial do novo shopping center nas imediações do Bosque Jacarandá, com direito a solenidade para entrega do alvará de construção. Num primeiro momento, a obra contemplará a construção das lojas e toda a estrutura do shopping, vindo na sequência as torres de hotel e apartamentos. Investimento milionário vai vitaminar os preços dos imóveis na região da Vila Olímpica. Pode apostar.

Normal

Enquanto o Fórum Melo Viana vai emendar o feriadão, Justiça Federal e do Trabalho teoricamente terão expediente normal nesta segunda-feira. Mas, com os serventuários em greve por melhores salários, é difícil acreditar em normalidade por lá...

Reciclagem

O criminalista Lucas Teixeira de Ávila, entrevistado especial de domingo passado no JM, participou de curso no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCC), no auditório da Defensoria Pública, em São Paulo, sobre “Tribunal do Júri: Algumas reflexões e análises práticas”. Vários temas pertinentes foram discutidos e na avaliação dele o mais importante foi “Discurso do medo e a influência da mídia no julgamento do Júri.”

 

Cimento

Dois grandes grupos empresariais “namoram” Uberaba para implantação de fábricas de cimento, na esteira da planta de amônia da Petrobras. Interlocutores de um dos grupos estará na cidade na quarta-feira.

A caminho

Após uma semana agitada com sua Mostra de Talentos e com o Ciclo de Formação Profissional, a Facthus agora se prepara para o dia 19, quando ocorrerá seu Vestibular. As provas serão às 14h, no Campus I. Inscrições pelo site www.facthus.edu.br. Aproveitem, que as inscrições estão no final.

Novidade

Com um conceito de panificadoras internacionais, os empresários Ana Cláudia e Gilberto Sousa abriram as portas do Coffee Break Brasil, na avenida Santa Beatriz, 511. Um ambiente diferenciado, ideal para reuniões empresariais em petit comité, encontro com os amigos ou simplesmente aquele cafezinho acompanhado das mais deliciosas guloseimas. Vale a pena experimentar essa novidade!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por