ALTERNATIVA

Atendimento noturno para crianças no Caism é adiado para setembro

Lídia Prata
Larissa Prata
lpciabotti@gmail.com
Publicado em 24/08/2022 às 19:42Atualizado em 18/12/2022 às 14:04
Compartilhar

Cadê a comida das crianças?

No mesmo dia em que a Prefeitura comunicou a regularização do abastecimento de carne nas creches, denúncias feitas à coluna Alternativa dão conta que o desabastecimento continua nas unidades escolares mantidas pela administração municipal. Segundo denunciante, há intermitência na entrega dos alimentos às escolas e cemeis há pelo menos 90 dias. Cada semana falta alguma coisa e nesta, especificamente em uma unidade escolar, a remessa teria ido sem leite e hortifruti.

Prato vazio

Fato é que as denúncias que cercam a merenda escolar não são novidade neste governo (e nem no passado) e várias sanções e notificações já foram feitas à empresa fornecedora, segundo explicou a secretária Sidnéia Zafalon em reiteradas entrevistas à Rádio JM. Contudo, sem uma postura mais enérgica, o prato das crianças sempre vai estar vazio, mesmo que parcialmente. A coluna Alternativa buscou esclarecimentos com a Semed sobre a intermitência do abastecimento e possíveis sanções à prestadora de serviço. A pasta negou falha na entrega de hortifruti às unidades escolares. “As denúncias não procedem, a exceção da alteração no cardápio, de abobrinha por vagem, e da batata baroa por batata inglesa, em razão de estarem fora de época”, diz a nota enviada à coluna.

Sem médicos

Reforço no atendimento pediátrico em Uberaba, que será noturno no Caism, certamente será adiado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde à coluna Alternativa, ponderando sobre a dificuldade em encontrar médicos pediatras para performar no atendimento. A proposta do secretário é ter um atendimento ambulatorial com equipe médica, que ainda não foi composta para o início dos trabalhos, estabelecendo fluxo com o Hospital da Criança para casos de maior complexidade. A nova previsão é que tudo esteja pronto em setembro. Em paralelo, a Saúde ainda estuda outras medidas para fortalecer o atendimento infantil.

Nova estratégia

Pelo visto a repercussão da sabatina no Jornal Nacional fez o presidente Jair Bolsonaro repensar sua presença em debates antes do primeiro turno. Segundo o portal O Antagonista, a equipe do presidente, candidato à reeleição, tem entrado em contato com as emissoras de TV para informar que ele não vai mais comparecer. A RedeTV!, inclusive, chegou a cancelar o evento, porque Lula também desistiu, ao saber que seu principal rival não estará lá. Ainda de acordo com O Antagonista, a avaliação do núcleo da campanha é de que a exposição de Bolsonaro nos debates só serviria aos concorrentes neste momento. Isso porque o presidente tem subido nas pesquisas, enquanto Lula se mantém estagnado, na avaliação desses mesmos interlocutores.

Só ouvindo?

Expectativa de debate acalorado e apresentação de propostas de vereadores na audiência pública que debateu as áreas de cultivo em Uberaba acabou não se concretizando. Depois de tanto auê na Câmara Municipal, era esperado que houvesse ao menos intervenções durante o encontro, o que curiosamente não aconteceu, haja vista que os vereadores Celso Neto e Diego Fabiano — uns dos mais inflamados no Legislativo durante a discussão do assunto em plenário — estavam presentes, inclusive com foto para as redes sociais ao lado do vice-prefeito Moacyr Lopes. Todos os três mantiveram silêncio, ouvindo atentamente os demais discursos do dia. A única vereadora a falar foi Luciene Fachinelli, que se restringiu a dizer que solicitará novo debate sobre o assunto no Legislativo, com a presença do Ministério Público. A audiência pública era justamente o momento oportuno para que ideias fossem discutidas, o que acabou deixando a sensação de tempo perdido.

No páreo

Registro de candidatura de José Arlênio Veneziano continua em análise pela Justiça Eleitoral. Alguns documentos e certidões, inclusive, foram solicitados pelo Ministério Público Eleitoral na terça-feira (22), sob pena de indeferimento da candidatura caso não sejam protocolados. Contudo, todas as certidões requeridas pelo MPE foram protocolados no dia seguinte. Vale dizer que o parecer do MPE nesses casos de falta de documentos é pelo deferimento do pedido de registro de candidatura caso seja regularizada a entrega das certidões faltosas, que foi um contratempo em diversas campanhas em Uberaba. Curioso é que o pedido de retirada de candidatura ainda não foi protocolado. Será que Zé Arlênio desistiu de desistir? À coluna Alternativa, ele voltou a dizer que se trata de problema na implementação do TRE e que a situação já foi resolvida.

Tempo quente

Apoiadora da prefeita Elisa Araújo partiu para o ataque contra Franco Cartafina e Rochelle Gutierrez, a quem acusou de mentirem sobre verba retida na conta da Prefeitura para construção de creche no bairro Rio de Janeiro. A própria prefeita respondeu à apoiadora, elevando o tom da conversa, dizendo que "velhas práticas políticas continuam" e que "atacar o outro, falar mal, é uma forma de provar sua própria insegurança". O comentário foi rebatido pelo deputado, que se disponibilizou a enviar toda a documentação sobre a suposta retenção da verba, mas a apoiadora, em tréplica, recusou.

( )

( )

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por