A aproximação entre PSD e PMDB não apenas transformou Kassab em ministro, como fez do deputado Marcos Montes o vice-líder do governo Temer na Câmara Federal e deverá ter repercussão imediata nas eleições municipais em Uberaba
Fim do mistério
Pode terminar hoje o mistério em torno do vice de Paulo Piau. Ou não. A convenção do PMDB neste sábado começa às 10h com a expectativa do anúncio da dobradinha majoritária, mas essa definição talvez seja postergada. Fatos novos surgidos esta semana poderão influenciar o adiamento da decisão. Até onde se sabe, para ocupar o cargo de vice o PMDB trabalha com quatro nomes, cada qual de um partido que poderá compor a base aliada.
Vai dançar
A desejada coligação com o PSD pode “melar” para os tucanos de Uberaba, conforme esta coluna vem alertando desde o início da semana. Outro indício de que esse casamento entre PSD e PSDB não vai chegar ao altar é a decisão do deputado federal Marcos Montes de aceitar o convite do presidente Michel Temer para ser o vice-líder do governo do PMDB na Câmara dos Deputados. Quem duvida que Temer, amigo pessoal de Paulo Piau, tem interesse em fortalecer a candidatura dele através do apoio político de partidos da sua base, incluindo aí o PSD de Marcos Montes? Só não vê quem não quer.
Pra pensar
Temer foi grande responsável pela candidatura de Paulo Piau. Veio a Uberaba nos dois turnos da eleição passada para prefeito. PP entrou de corpo e alma na campanha em 2014 por causa justamente de Temer. Deu seu apoio incondicional ao Temer também quando estourou a campanha “Fora Dilma”. Natural que haja a repetição aqui da aliança nacional PMDB e PSD. Kassab ministro. Frente Parlamentar da Agropecuária como principal força defensora do impeachment. Mais de 250 parlamentares. Pare e pense!
Eu vou - Tudo pronto para o ato público deste domingo, na rotatória da Medalha Milagrosa. O evento vai começar às 10h, com vários shows de 15 minutos cada, intercalados por pronunciamentos reforçando a necessidade de termos um Brasil digno e livre de corrupção. Essa será a nova etapa do movimento “Fora Dilma”, organizado pelo Acorda Uberaba.
Shows – Para o ato público deste domingo estão confirmados shows de João Neto e Peixinho, André Novaes, Banda B4, Juliana Gomes, Tide Bonfim e Cássio Facury & Leon.
Gente nova
Pré-candidato a prefeito pelo PSB, o deputado Antônio Lerin vai apresentar suas propostas de governo aos diretores da Aciu, na noite dessa segunda-feira. Em seguida, o presidente José Peixoto dá posse a dois novos integrantes da diretoria plena, Agenor Souza Filho e Nivaldo Reis.
Contagem regressiva
Presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, visitou o Jornal da Manhã nessa sexta-feira, já se despedindo do cargo. Na segunda-feira, a associação vai realizar eleições para renovação de diretoria, com duas chapas na disputa e posse dos eleitos já marcada para 31 de agosto. Antes de passar o cargo a seu sucessor, Cao Paranhos ainda comandará aqui a Expogenética, de 20 a 28 de agosto.
Último suspiro
A dois dias das eleições presidenciais na ABCZ, o candidato Fred Mendes não para de fazer seus contatos. Está muito confiante com as manifestações de apoio e sugestões que tem recebido dos associados. Uma delas é trazer a Megaleite de volta para o Parque Fernando Costa. Fred garante que vai se empenhar nessa tarefa e, mesmo que não tenha êxito especificamente com a Megaleite, ele acredita na viabilidade de uma exposição das raças leiteiras zebuínas em Uberaba, com o patrocínio de parceiros do setor. Segundo Fred, há muito a ser feito e a ABCZ precisa estar preparada para o futuro.
Renovação
Na disputa pela presidência da ABCZ está também Arnaldo Manuel Machado Borges, um criador que construiu história própria com muito trabalho, dedicação e fio de bigode. Arnaldo Manuel tem história como técnico, criador, consultor e gestor, e se diz preparado para representar os pecuaristas. Sereno, humilde, mas com a segurança de quem sabe o que diz, Arnaldo há 38 anos leva o nome do zebu e da ABCZ para o Brasil e o mundo e é reconhecido por seu trabalho de resultados e defesa do rebanho e do criador. Prega uma ABCZ renovada, moderna, transparente, de portas abertas e com corpo técnico valorizado. Noventa por cento de sua chapa é de novos nomes, representantes de todas as raças, diversos modelos de criatórios e de todo o País. E, para completar, seis ex-presidentes declinaram apoio à sua eleição. Votação será na segunda-feira, das 9 às 18h. Em seguida começará a apuração, com expectativa de anúncio do resultado até as 22h.
Foto/Neto Talmeli
Prestes a passar o cargo ao sucessor que será eleito na segunda-feira, o presidente da ABCZ esteve no JM nessa sexta-feira para um balanço de sua gestão. Luiz Cláudio Paranhos veio acompanhado pelo diretor de marketing e novo presidente da Fundagri, Juan Lebron, e pela assessora de comunicação Laura Pimenta