Em polvorosa
Construtoras uberabenses estão em polvorosa. Padecem com os atrasos intermináveis na liberação dos pagamentos por obras já executadas pelo programa Minha Casa Minha Vida. Faltam dinheiro e agilidade no trâmite da documentação, tanto na Caixa quanto no Banco do Brasil. E, segundo consta, essa situação não é exclusiva de Uberaba. Generalizou-se Brasil afora.
Para inglês ver
Ao que tudo indica, o resultado do não-cumprimento em dia das obrigações financeiras pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal com as construtoras é consequência da falta de dinheiro disponibilizado pelo governo federal para honrar os compromissos com o programa habitacional e apenas uma faixa. A análise que os construtores fazem é que essa situação sinaliza uma certa decisão do governo Dilma de represar os recursos para fechar seus balancetes no “azul” aos olhos da oposição, que nesse ano eleitoral resolveu botar as manguinhas de fora.
Inexperiência
Outro ingrediente de sabor amargo para as construtoras é a inexperiência do Banco do Brasil em lidar com financiamentos habitacionais. Essa nunca foi a praia do BB, já que a Caixa reinou absoluta nesse segmento por décadas a fio. Com isso, as construtoras padecem com os pedidos sucessivos de certidões. Enquanto o processo tramita, as certidões vencem e o BB exige a apresentação de novas certidões. Vira um círculo vicios o dinheiro não sai porque a certidão venceu.
Quebradeira
Já tem muita gente falando ao pé do ouvido que construtoras locais estão em dificuldades financeiras terríveis. Para honrar compromissos com empregados e fornecedores, tomaram dinheiro emprestado a juros altos enquanto esperam a liberação do dinheiro pelo BB e Caixa. Situação é dramática para as construtoras que não tinham liquidez.
Exceção
O mais curioso disso tudo é que esta situação não acontece quando os empreendimentos são construídos pelo Minha Casa Minha Vida faixa 2, onde os recursos são oriundos da conta do FGTS, que, por sua vez, são recolhidos aos cofres públicos pelos empregadores brasileiros.
Transmissão de cargo
A partir de hoje, Minas Gerais terá novo governador. O professor Antonio Anastasia entrega o cargo ao seu vice, Alberto Pinto Coelho, em cerimônia marcada para as 10h, na Assembleia Legislativa de Minas. Anastasia pretende disputar cadeira no Senado e coordenar a campanha de Aécio Neves para presidente da República.
Novos projetos
A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais encerra este primeiro trimestre com dois lançamentos: o SIM (Sistema Integrado Multisserviços) e o Minas Digital. Ambos oficialmente apresentados na reunião do Conselho Pleno, realizada no dia 24 de março na sede da Seccional. “Iniciamos nossa caminhada em direção a um novo ciclo de expansão e modernização. Agora queremos abrir unidades do SIM em outras regiões do Estado”, explica o presidente da Nova CAA, Sérgio Murilo Braga.
No topo
A propósito, o estimado advogado uberabense Claudiovir Delfino foi convidado e aceitou a vice-presidência do Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais. Escolha faz jus a quem sempre pautou sua vida e carreira profissional na ética.
Alô, Azul!
Persiste o erro. Ainda ontem, leitor acionou a coluna para informar que o preço de R$49.900 para o bilhete entre Uberaba e Fortaleza continuava no site da Azul. Há mais de uma semana está desse jeito. Aliás, o descaso da companhia aérea com os passageiros uberabenses é visível e não apenas no quesito preço. Quem voa daqui para Campinas padece com o calor infernal no interior da aeronave. O ar-condicionado raramente funciona e não adianta reclamar. Parece que a Azul faz de propósito ao colocar essa geringonça de 5ª categoria para transportar passageiros uberabenses.
Début
A promoção 15 Anos do Shopping Uberaba foi lançada nesta quinta-feira pela gerente de Marketing, Lucy Jardim. Pela promoção, os clientes terão a chance de concorrer a cinco viagens, uma para cada continente (América, África, Ásia, Europa e Oceania), para o país que cada ganhador escolher, com direito a um acompanhante. Para concorrer basta trocar as notas fiscais de compras no valor mínimo de R$300 por cupons e torcer. Campanha já está valendo.
Casa nova
Inauguração oficial da nova sede da Fundação Cultural está confirmada para segunda-feira, às 19h30, com presença do prefeito Paulo Piau e de ex-presidentes da casa, que serão homenageados pela atual presidente, Sumayra Oliveira.
LEGENDA:
Rose Dutra
Lucy Jardim e Guilherme Vilela, com diretores da Assoceu, durante o lançamento da campanha de marketing comemorativa dos 15 anos do Shopping Uberaba. Um sucesso!