Projeto possível
Pode não ser o ideal, mas é o possível. Essa foi uma das conclusões tiradas da audiência pública realizada para discutir o modelo de Zona de Processamento de Exportação que o governo Paulo Piau propõe implantar em Uberaba. Com boa participação popular, a audiência pública contou também com esclarecimentos prestados pelo presidente da Associação Brasileira de ZPE (Abrazpe), Helson Braga, que veio a convite do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes. Foi altamente proveitoso o depoimento dele, já que foi o consultor responsável pela implantação das ZPEs no Brasil.
Modelo padrão
A primeira pergunta durante a audiência pública foi feita pelo vereador Marcelo Borjão. Ele quis saber se Helson Braga conhecia o projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara e se o modelo de ZPE proposto contém ilegalidade. Braga foi categóric ilegalidade alguma. Diante da resposta, Borjão disse que acabava de definir seu voto e pediu licença para se retirar. Não havia mais nada a esclarecer, na opinião do vereador.
Detalhes
Mas a audiência pública continuou. A certa altura veio à tona a indagação de onde sairão os recursos públicos para os investimentos iniciais na ZPE. Explicações dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico foram convincentes: os cerca de R$3 milhões necessários sairão do Fundo Municipal de Desenvolvimento, que tem em caixa atualmente quase o dobro desse valor. Os recursos desse fundo só podem ser usados para investimentos do gênero, sendo vedado o desvio para aplicação em outras áreas, como Saúde e Educação. Portanto, a Prefeitura não irá sangrar os próprios recursos para colocar a ZPE em funcionamento.
Riscos – Presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, gostou das explicações sobre o projeto de lei que trata da criação da Companhia Administradora da ZPE, alterando a composição societária da Prefeitura de Uberaba de 5% para 40%. Manoel pondera que esse modelo é semelhante a condomínio e tem muitas chances de sucesso. E, na avaliação de Manoel, é preciso tentar viabilizar logo a ZPE, antes que Uberaba perca essa conquista para algum vizinho. Vale lembrar que o PL 60/2014 vai a plenário no dia 16.
Como será – Se o PL 60/2014 for aprovado, os recursos investidos pela Prefeitura de Uberaba nas obras de implantação da ZPE serão recuperados posteriormente em área. Será criada uma espécie de condomínio entre município, proprietário do imóvel e Aciu. As grandes empresas exportadoras comprarão os lotes na área da ZPE. As microempresas fornecedoras das grandes exportadoras poderão ser contempladas com terrenos doados ou cedidos pela Prefeitura. É por aí que caminha a proposta do Executivo.
Vai de jegue, volta de tartaruga
Quem perde a carteira de identidade está literalmente perdido. Para obter a segunda via do documento o uberabense está tendo que esperar 45 dias, no mínimo. Um verdadeiro absurdo. Com toda a parafernália digital do século XXI, parece que ainda estamos na Idade da Pedra para obter documento em Minas Gerais. Isso porque a UAI (Unidade de Atendimento Integrado) da avenida Santa Beatriz manda a papelada para Belo Horizonte. E o cidadão tem que esperar mais de um mês para ter o RG novo. Haja paciência!
Irresponsabilidade
Depois do reajuste de quase 15% nas contas de energia, agora a Cemig pode nos deixar sem água. Isso mesmo. Uma interrupção no fornecimento de energia e não comunicada ao Codau poderá afetar o abastecimento nos próximos dois dias. Segundo o presidente Luiz Guaritá Neto, essa desagradável surpresa da Cemig não permitiu que o Codau se preparasse, evitando o drástico desabastecimento de os seus 10 centros de reservação. Resultad o Codau está operando com apenas 40% nos níveis de reservação. Um absurdo o que a Cemig faz conosco. É uma tremenda falta de respeito aos uberabenses!
Plano Diretor
Projeto que modifica o Plano Diretor de Uberaba volta a plenário no dia 28 deste mês, segundo confirmou ontem o presidente da Câmara, vereador Elmar Goulart. Depois das exaustivas discussões e audiência publica para tratar do assunto, Elmar entende que o tema está maduro para votação.
UBS
Vereador Kaká Se Liga acompanha de perto o projeto para viabilizar a nova UBS do Santa Maria. Nesta quinta-feira ele fez visita técnica nesta ao local, acompanhado do engenheiro responsável pelas medições da área. A obra já tem recursos assegurados da ordem de R$1 milhão, conquistados pelo vereador através de um convênio com o Estado. Nos próximos dias Kaká se reunirá com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, e de Educação, Silvana Elias, para adequação do espaço, pois no local também funciona uma creche.
Skank hoje
Teatro Sesi de Uberaba será palco hoje para apresentação da Orquestra de Câmara Sesiminas acompanhada da banda Skank. A apresentação será exclusiva para convidados, em número limitado, a partir de 20h.