Foto/Marco Aurélio Cury
Flagrante do amigo Marco Aurélio Cury mostra a descontração do encontro entre o ministro Gilberto Kassab, prefeito Paulo Piau e deputado Marcos Montes. Todos na mesma sintonia
Gol de placa
Com auditório da PMU completamente lotado, o encontro do G70 marcou um tremendo gol de placa para Uberaba nessa segunda-feira. Lideranças do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, prefeitos novatos e reeleitos, deputados estaduais e federais marcaram presença no evento, idealizado e organizado pelo prefeito Paulo Piau. Ponto alto do encontro foi a vinda do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab. Ele proferiu palestra e, depois, sugeriu aos prefeitos a produção de um documento conjunto com as principais reivindicações da região, a ser entregue ao Presidente da República. Kassab agradou em cheio não apenas pelo conteúdo do seu pronunciamento, como também pela solicitude com os presentes!
De onde?
Uma das grandes preocupações que emergiram dos prefeitos durante o encontro do G70 foi obviamente a questão financeira. Voz unânime é que o governo federal precisa definir claramente quais os tributos serão destinados aos Estados e aos municípios. Entendem os prefeitos que se a União continuar ficando com 75% dos impostos arrecadados, todos os municípios vão quebrar, se é que já não estão quebrados...
Repatriação
Outro ponto de destaque no encontro do G70 foi levantado pelo prefeito Rui Ramos. Na sexta-feira ele protocolou ação na Justiça Federal, visando a assegurar para os cofres de Pirajuba uma parte do dinheiro a ser repatriado. Até onde se sabe, Pirajuba foi o primeiro município da região a tomar essa iniciativa.
Carga pesada – Para quem pensava que esse assunto estava relegado a segundo plano, enganou-se. O projeto de criação de um aeroporto de cargas no Cinquentão voltou à baila no encontro do G70. Pleito vai ganhar reforço regional, com mais peso, obviamente.
Privê - Além de proferir palestra aos presentes e ouvir os prefeitos no encontro do G70, o ministro Gilberto Kassab recebeu representantes dos veículos de comunicação de toda a região em audiência. Na pauta, pedido para a retomada da fiscalização da Anatel às emissoras de rádio “piratas” na região. Kassab assumiu esse compromisso com o grupo.
Transição
Todas as secretarias municipais, fundações e autarquias entregaram na sexta-feira o relatório completo de cada qual. Todos os projetos concluídos, parados ou em andamento, todas as pendências judiciais, situação dos convênios e dos servidores de cada pasta estão no relatório, já em poder da equipe de transição. Tudo isso para que os próximos gestores assumam com total conhecimento de cada área. A iniciativa do prefeito vai permitir maior agilidade no começo do novo governo.
Agora vai?
Na semana em que esteve fora do país, prefeito Paulo Piau certamente teve tempo e paz suficiente para refletir sobre a composição da próxima equipe de governo. E precisa começar logo a definir seus secretários, antes que um deles cometa algum desatino. Vale lembrar que, em depoimento à Polícia, a mulher do secretário Rodolfo Turkinho atribuiu as supostas agressões sofridas no fim de semana ao descontrole emocional do marido por não saber se vai permanecer no cargo...
Vai ficar?
Sem entrar no mérito dos motivos do desentendimento do casal, é certo que o episódio de domingo comprometeu bastante a permanência de Rodolfo Cecílio no comando da pasta do Governo. Além do mais, bastou Turkinho ser detido sob acusação de agressão à esposa e posse ilegal de armas para pipocarem outras tantas denúncias contra ele nas redes sociais.
Anistia, não!
Deputado Marcos Montes marcou posição firme contra a anistia ao caixa dois eleitoral, na sua coluna publicada domingo no Jornal da Manhã. Vejam: “Considero sem qualquer fundamento a ideia de que pessoas que fazem caixa 2 sejam beneficiadas com anistia cível e criminal, como alguns têm defendido. Defendo, inclusive, que o caixa 2 seja criminalizado como proposto, aliás, no pacote apresentado pelo Ministério Público Federal para o combate à corrupção”. Perfeito!
Nas ruas
Ao contrário da antecessora, o presidente Michel Temer tratou logo de evitar as concentrações populares nas ruas para protestar contra eventual anistia ao caixa 2 eleitoral. Conseguiu convencer Renan Calheiros e Rodrigo Maia a fazerem um pacto contra qualquer tentativa de tramitação ou aprovação de caixa 2 no Congresso. E reuniu a imprensa no domingo para anunciar o pacto dos dois poderes, Executivo e Legislativo. Resta saber quais os argumentos que Temer usou para convencer os presidentes do Senado e Câmara Federal...
Segurança já!
Por falar no novo Brasil que queremos, o Movimento Acorda Uberaba volta a se reunir nesta quinta-feira, às 18h, para discussão sobre o projeto de segurança pública para o Município. Esse tema foi proposto durante a campanha eleitoral e agora deverá ganhar mais musculatura.