De volta. Nada como férias para recarregar as baterias. Desta vez fomos conhecer o Leste europeu, começando por Viena, passando por Budapeste (uma cidade surpreendentemente linda!), Praga, até chegar a Berlim, a fantástica capital da Alemanha. Foram evidentes os contrastes entre dois mundos divididos anteriormente por ideologias políticas, tendo de um lado o capitalismo impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e cultural da Áustria e da Alemanha, e, de outro lado, os dissonantes países egressos do comunismo, Hungria e República Tcheca. Chamou nossa atenção a imensa dificuldade com que os húngaros e os tchecos estão convivendo com a abertura da economia e o fim da ditadura comunista e o quanto ainda precisarão remar para atingir os níveis de desenvolvimento dos seus vizinhos territoriais. Talvez esteja no turismo a redenção desses países, porque as belezas naturais de Budapeste e Praga enchem os olhos, enquanto as histórias contadas sobre as atrocidades praticadas pelos comunistas contra aquela gente soam inacreditáveis, embora verídicas.
Civilização é isso! Na capital da Áustria, até os guardas de trânsito e taxistas falam um inglês perfeito (o idioma oficial é alemão) e as ruas são superlimpas (não se vê papel jogado no chão nem bituca na rua). Seus palácios são bem conservados e os monumentos, impecáveis. Os austríacos são extremamente cultos, civilizados, prestativos. É uma gente que respira e transpira cultura, que cultiva o hábito de assistir à ópera assim como o brasileiro gosta de futebol. Os vienenses apreciam música clássica e valorizam suas tradições. Viena é uma cidade absolutamente fascinante.
Prioridades culturais. Já na Alemanha é perceptível o esforço do governo para equiparar o desenvolvimento das partes reunificadas, pós-queda do muro de Berlim. Todos os novos hotéis de luxo, redes de lojas badaladas (Galerias Lafayette, inclusive) e sedes do Parlamento e Governo estão hoje na antiga parte oriental. Detalhe: os prédios do Executivo e Legislativo são totalmente transparentes, permitindo que o povo possa ver o que está se passando lá dentro. Impensável algo semelhante no nosso Brasil de tantas maracutaias. Aliás, é preciso dizer que a primeira-ministra, Ângela Merkel, mora num apartamento pequeno (que é dela) e dirige o próprio carro (modesto, por sinal). Lá as pessoas valorizam o saber, e não a aparência.
Despreparo – A julgar pelo que vi no desembarque em Guarulhos, o Brasil precisa investir pesado para aparelhar os aeroportos internacionais até a Copa do Mundo. O despreparo do pessoal da Infraero chega a ser irritante! De nada adianta construir estádios faraônicos, se a infraestrutura dos aeroportos continuar essa lástima.
Alô, alô! - No programa Linha Aberta hoje, Renato Lima conversa com Márcio Mengatti, diretor executivo do Cesube. Na pauta, a polêmica envolvendo o pagamento de salários de professores da antiga Fumesu. Fique ligado, a partir de 9h30, pela Rádio JM, AM 630.
Especulações. O tititi em torno da ausência da primeira-dama Angela Mairink de suas atividades como chefe de gabinete não passam de... tititi. Segundo fonte muito bem informada e ligada à primeira-dama, Angela estaria dedicando-se exclusivamente aos estudos, de olho no exame de Ordem para obter sua carteira de advogada.
De boa. A propósito do comentário publicado aqui, sábado, José Luiz Alves garante que não está decepcionado com os eleitores. “Ao contrário, me sinto honrado com os votos recebidos dos uberabenses e de todos os mineiros de inúmeras cidades que abraçaram a minha candidatura. Agradeci e continuo agradecendo a todos, inclusive às manifestações públicas de carinho dos amigos e companheiros que tenho recebido após o resultado das urnas”, disse Zé Luiz.
Opção pessoal. Ainda segundo Zé Luiz Alves, sua volta para participar da Administração Municipal só não ocorreu ainda “por opção pessoal”. Atualmente, ele se dedica ao fechamento das contas da campanha e depois quer descansar uns dias com a família.
Férias. Passando o segundo turno das eleições presidenciais, o prefeito Anderson Adauto também vai tirar uma semana de férias, na sua casa de praia, na Bahia.
Pegou mal. A propósito, essas desastradas negociações envolvendo a ida do vereador Tony Carlos para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estão deixando o titular da pasta, João Franco, numa situação muito desconfortável. O prefeito poderia evitar esse desgaste público com o companheiro de longa data...
Bombando! Concurso para escolha da garota da capa da próxima edição da JM Magazine está bombando! Ontem, no quiosque montado no Shopping Uberaba, dezenas de interessadas fizeram fotos e inscrição. Vai ser difícil escolher só uma dentre tantas garotas lindíssimas que estão participando do concurso, coordenado por Geraldo Djalma!