Papo furado?
A ausência do governador Fernando Pimentel no palanque da inauguração da ExpoZebu, domingo, 3, deu margem a muitos comentários. Houve quem duvidasse da confirmação prévia da visita dele, feita pelo prefeito Paulo Piau. Houve também quem dissesse que Pimentel “correu” das vaias, uma vez que teria sido informado das articulações de manifestantes no Parque Fernando Costa. Houve até uma versão de que o governador cancelou a visita à última hora porque amanheceu com piriri. De certo apenas que a equipe do cerimonial do governo do Estado estava em Uberaba desde sexta-feira, preparando a visita de Pimentel. Impossível imaginar que o governador seja tão intempestivo a ponto de impor aos cofres públicos o ônus desnecessário da viagem de seus assessores de cerimonial, se ele não pretendia vir a Uberaba...
Na mão
O vice-governador Toninho Andrade foi quem deu a notícia do cancelamento da visita de Pimentel ao presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos. Ele também teria afiançado a vinda do governador ainda esta semana, para prestigiar a ExpoZebu. Sem palanque e sem manifestantes, obviamente.
Marcando presença
Por falar no presidente da ABCZ, seu pronunciamento na abertura oficial da maior feira mundial de gado zebu repercutiu mais em razão da crítica pública que fez à entrega da Medalha da Inconfidência pelo governo de Minas ao João Pedro Stédile, do MST, do que pelos outros vários pontos importantes que ele destacou, todos relacionados à pecuária brasileira. Foi aplaudido demoradamente pelos ruralistas presentes quando tocou naquela “ferida”.
Apitaço – Prefeito Paulo Piau e o vice-governador Antônio Andrade quase não conseguiram concluir seus discursos, tal o apitaço no Parque Fernando Costa. Nenhum dos dois escapou das vaias do público.
Faltoso – Senador Aécio Neves foi a ausência mais comentada na festa da ExpoZebu. Ele seria homenageado, mas deu o bolo.
Tucanato representado
Com ausência notada do senador Antônio Anastasia (PSDB), que sempre prestigiou a ExpoZebu, desta vez os tucanos foram representados pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e pelo candidato derrotado a governador de Minas, Pimenta da Veiga. Alckmin veio no sábado, foi hóspede do pecuarista Jovelino Mineiro, mas não ficou para a inauguração no domingo.
Má impressão
Simpatia não foi a característica do presidente da Câmara dos Deputados na visita a Uberaba. Quem esteve com ele voltou com a mesma opiniã o deputado Eduardo Cunha não tem carisma algum, deixou a impressão de ser um político arrogante e mal-educado.
Tietagem
Do alto de seus quase dois metros de altura, cabelos grisalhos e fala contundente, o senador Ronaldo Caiado foi alvo de tietagem explícita na abertura da ExpoZebu. E não só por parte da mulherada ávida por selfies com ele. Até os produtores rurais queriam fotos ao lado de Caiado. Pois é. Como a vida dá voltas: nos tempos em que Caiado presidiu a UDR, ninguém queria ser visto ao lado dele. Pegava mal.
Presença discreta
Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, esteve em Uberaba no fim de semana, participando de leilões de elite. Discretíssimo, o ministro circulou em traje esportivo e passou despercebido de muita gente.
Prestígio
Presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, também esteve em Uberaba no movimentado fim de semana. Pecuarista, ele circulou por vários leilões de gado. E em determinada roda social num dos eventos de domingo, Aroldo Cedraz fez rasgados elogios ao deputado federal Marcos Montes, PSD, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura.
Fala, PT!
O PT usa o horário gratuito de rádio e TV hoje, das 20h às 20h10. Nas redes sociais já se articula novo buzinaço para esses 10 minutos.
Rolezinho
Foi preciso recorrer ao Judiciário para o Praça Uberaba Shopping Center obter liminar proibindo a entrada de jovens que estejam em grupos com mais de três pessoas, sem documentos de identificação e desacompanhados dos pais ou responsáveis. Nem bem abriu as portas e o novo shopping foi alvo de sucessivos “rolezinhos”. Depois Uberaba perde os investimentos e jogam a culpa na “crise”...
Casa nova
Depois de amanhã, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais vai inaugurar suas novas instalações em Uberaba, na avenida Maranhão, próximo ao novo Fórum da Justiça estadual.
Posse
A solenidade de posse do presidente eleito da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, acontece nesta quinta-feira, às 18 horas, em Belo Horizonte. Vice-presidente da República, Michel Temer, tem agenda confirmada para o evento.