ALTERNATIVA

Avante teve oito desistências de pré-candidatos, revela presidente

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 02/08/2024 às 20:15Atualizado em 09/08/2024 às 22:08
Compartilhar

De acordo com o presidente do Avante, Leonardo Queiroz, oito dos 22 pré-candidatos a vereadores pelo Avante desistiram de disputar as eleições, depois que Franco se tornou vice de Tony. Tiveram de ser substituídos por outros filiados à última hora. No entanto, a chapa está completa, com 15 homens e 7  mulheres.

FIDELIDADE A TODA PROVA
“Não vamos fazer como o Novo, que liberou seus candidatos para apoiar quem quiserem. No Avante vamos seguir a diretriz da estadual e manter a fidelidade partidária”. Declaração foi dada nesta sexta-feira pelo presidente da Executiva municipal, Leonardo Queiroz, em entrevista à Rádio JM. Por outro lado, ele disse que teve muito trabalho para apaziguar os ânimos dos filiados. Segundo Leonardo, o grupo estava confiante no propósito de trabalhar pela eleição de Franco Cartafina a prefeito e foi colhido de surpresa com a decisão dele de se juntar a Tony Carlos (MDB).

NAMORO
Quando Franco anunciou a composição com Tony Carlos, o grupo do Avante achou que poderia escolher outro candidato para apoiar na disputa para prefeito. Uns queriam seguir com Elisa, outros com Anderson Adauto. Aí veio a diretriz da executiva estadual para que o partido marchasse com Franco. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo” – explicou Leonardo Queiroz.

DIA D
PV, PT, PCdoB e PSB fazem sua convenção neste sábado,  às 10h, no UTC, oportunidade em que devem ser oficializadas a candidatura de Anderson Adauto a prefeito e as chapas de vereadores. A expectativa maior fica por conta do nome do vice, ou da vice dele, depois que a vereadora Rochelle Bazaga (PDT) declinou do convite.

UM DEGRAU POR VEZ
Na manhã desta sexta-feira, Rochelle esteve com Anderson para dar sua resposta. Ela disse entender que não é o momento de dar esse passo e agradeceu o convite recebido. Rochelle optou por seguir candidata à reeleição a vereadora, com chances concretas de ser uma das mais votadas.

É ELA?
Depois do “não” de Rochelle, as expectativas se voltaram para Tetê Rodrigues da Cunha. Filiada ao PT, ela foi secretária de Ação Social e de Saúde no governo Anderson. Tetê reúne vários predicados, dentre os quais a experiência na administração pública e a lealdade a Anderson. Cairia como luva na composição da dobradinha.

PPP DO RIO GRANDE
Mesmo defendendo a captação de água no Rio Grande, o pré-candidato Paulo Piau não endossa a contratação de empréstimo internacional em dólares. Segundo ele, há outras formas de executar o serviço, sem endividar a população, como no caso de Parceria Público-Privada (PP). Ele cita como exemplo a PPP da Iluminação Pública, que começou no seu governo e hoje se mostra um sucesso em Uberaba.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Será aberta na segunda-feira a Semana de Enfrentamento à Violência  Doméstica e Familiar contra a Mulher. Por iniciativa do juiz criminal Fabiano Veronez, a data será marcada com exposição de trabalhos artísticos produzidos por mulheres convidadas especialmente para essa ocasião. O evento pretende chamar a atenção para um problema que cresce assustadoramente no nosso país: a violência contra a mulher. Para se ter uma ideia, Minas Gerais está entre os estados que mais registram crimes contra a mulher no Brasil. Conforme dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), no ano passado foram contabilizados 183 feminicídios em Minas. Os números colocam o estado no segundo lugar do ranking da violência, perdendo apenas para São Paulo, que registrou 221 crimes do tipo.

QUADRO RUIM
No 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, divulgado recentemente, os indicadores de violência contra a mulher pioraram sensivelmente, incluindo homicídios e feminicídios, agressões em contexto de violência doméstica, ameaça, perseguição (stalking), violência psicológica e estupro. Quando somadas, as ocorrências atingiram 1 milhão 238 mil 208 mulheres em 2023.

MEDIDAS PROTETIVAS
Titular da Vara de Violência Doméstica, o juiz Fabiano Veronez revela que recebe 350 processos novos por mês envolvendo casos do tipo. No ano passado, ele deferiu nada menos do que 1.143 pedidas protetivas, contra 447 registradas em 2017. O crescimento dos casos pode se dar, em parte, porque as mulheres estão reagindo mais contra a violência. Mas não se pode perder de vista que o número de casos também está crescendo. “A mulher despertou e busca a rede de proteção” – destaca o magistrado. Segundo ele, nenhum caso de feminicídio foi registrado contra mulheres que procuraram a rede. Aliás, Uberaba é uma das cidades consideradas modelo no Estado, no enfrentamento à violência doméstica, com destaque especial à Patrulha (PPVD) mantida pela Polícia Militar em Uberaba.

MUTIRÃO
Ainda na próxima semana, o juiz Fabiano Veronez pretende realizar um mutirão de audiências na Vara de Violência Doméstica, presidindo cerca de 10 audiências por dia. Vale destacar que as audiências nesses casos têm sido marcadas rapidamente, dentro de 40 dias, em média, o que representa uma resposta bastante rápida do Estado.

NO XADREZ
Em que pese muita gente não confiar na eficácia da tornozeleira eletrônica como mecanismo de defesa da mulher contra seu agressor, o juiz Fabiano Veronez alerta que esse instrumento é fundamental para materializar a prova em caso de descumprimento de medida protetiva, levando o cidadão direto para a prisão.

DIVISÃO DE ÁREA
A vacância na titularidade do 1º Cartório de Registro de Imóveis de Uberaba, com o falecimento da oficiala Beatriz Teixeira, deverá resultar na divisão territorial de competência. Ao que tudo indica, a área do 1º CRI será dividida em três menores, para agilizar a prestação de serviço aos cidadãos. Hoje os cartórios estão abarrotados de escrituras à espera do registro, principalmente com os novos empreendimentos imobiliários por toda a cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por