Ladeando o presidente João Eurípedes Sabino, Romélia Pontes Zaidan e Sylvia Pontes Prata Oliveira mostraram aos acadêmicos o livro concebido pelo avô, historiador Hildebrando Pontes, entre 1928 e 1929
Era uma vez
Avenida Santana Borges não terá as vias marginais, ao contrário do previsto inicialmente. Os poucos trechos existentes não serão completados, por falta de recursos. Mas o secretário de Planejamento, Nagib Facury, acredita que esses trechos, aliados à sinalização a ser implantada no local, serão suficientes para melhorar o escoamento de veículos, assim que o BRT entrar em circulação no corredor Sudoeste. É uma pena que essas marginais não componham desde já o projeto do BRT naquela região de movimento intenso e uma das principais entradas da cidade.
A caminho
Por falar em BRT, as concessionárias do transporte coletivo em Uberaba já estão aptas a adquirir os 17 novos veículos necessários para operar nas linhas Sudeste e Sudoeste. Foi o que garantiu Rodrigo Oliveira, cap da Piracicabana, em visita ao JM na manhã dessa terça-feira. Segundo Rodrigo, os novos ônibus serão mais leves que aqueles já em circulação na avenida Leopoldino de Oliveira. O investimento das duas empresas será expressivo para a compra dos veículos, considerando que cada um custa hoje em torno de R$400 mil.
Medalha de prata
O modelo de BRT adotado em Uberaba será apresentado durante o Congresso de Políticas Públicas para Transporte Coletivo, a ser realizado no mês que vem no Rio de Janeiro. Sob iniciativa do ITDP (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento), ONG com atuação em vários países, esse congresso será destinado a gestores públicos das principais capitais brasileiras. Uberaba será a única cidade de interior convidada para o evento. Vale ressaltar que recentemente o mesmo ITDP premiou Uberaba com medalha de prata em nível mundial graças ao modelo de corredor de BRT aqui implantado. Sabia?
Big Brother - Segundo Rodrigo Oliveira, um dos itens que chamaram a atenção da ONG para o sistema de Uberaba foi justamente a segurança, pois todas as estações são monitoradas por câmeras controladas por uma central instalada no terminal Oeste. Além disso, não há operações com dinheiro em espécie nas estações, nem nos terminais, nem nos ônibus, o que inibe assaltos.
Prestígio - Produtores, lideranças rurais e autoridades seguem para Campo Florido hoje e amanhã, onde participam da maior feira do setor sucroenergético do Estado. Entre as personalidades que serão homenageadas durante o 9º Canacampo Tech Show estão o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, e o secretário da Fazenda de Minas Gerais, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva. Evento tem tudo para repetir o sucesso das edições passadas.
Sem saída
Acredite, se quiser: sabe qual é o entrave aos reparos na pavimentação das avenidas Terezinha Campos Waack e Alexandre Campos? O tombamento pelo Patrimônio Histórico... Francamente! Alguma solução precisa ser encontrada. Não faz sentido as duas avenidas, em região nobre da cidade, continuarem com aqueles desníveis e abatimentos no calçamento. Contam os moradores que até galeria de água pluvial arrebentada não pode ser consertada porque o Codau alega impossibilidade de refazer a pavimentação original.
Saúde motorizada
Depois de entregar mais três ambulâncias para o Samu de Uberaba, o deputado estadual Tony Carlos está tentando conseguir que um dos dois helicópteros de resgate do Estado venha para a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como parte do sistema do Samu Regional. Ele admite, porém, que essa demanda é bem mais difícil, mas não perde a esperança. Segundo o deputado Tony Carlos, se conseguir o helicóptero de resgate, a base será em Uberaba, já que o Samu Regional terá seu principal ponto na cidade. A outra aeronave deve ir para a região de Governador Valadares. Oremos!
Promoção especial
No mês do advogado, a CAA/VANGUARDA está realizando várias campanhas e promoções, entre elas a campanha de prevenção às doenças oculares. Além do material informativo, a CAA irá promover sorteio de óculos Ray-Ban para as compras na Ótica Santo Ivo de Uberaba, em valores acima de R$500. Para o mês de setembro, a CAA/VANGUARDA já prepara o tradicional Faça Justiça à sua Saúde.
Inédito
Netas do historiador uberabense Hildebrando Pontes, Romélia Pontes Zaidan e Sylvia Pontes Oliveira apresentaram aos imortais da Academia de Letras do Triângulo Mineiro o original em manuscrito do livro no qual o famoso avô descreve sua fase anterior aos seus 50 anos de vida. Duque, como era carinhosamente chamado, vivia e não fazia segredo de uma espécie de pressági “Não passarei dos 50”. Assim, encabulado e usando a caneta tinteiro, escreveu todas as dúvidas, tensões e preocupações por curtir esse falso pressentimento. Falso, porque acabou ele vivendo, e muito bem, até os 61. O livro será digitalizado pelo Arquivo Público Municipal, ganhando assim novas e grandes dimensões.