Gê Alves - redatora interina
gealves13@gmail.com
Vermelhos de raiva - Não sem razão, a comitiva de Uberaba e região quase deu meia volta ontem, em São Paulo, quando soube de atitude de total indelicadeza do presidente da Azul. Ele simplesmente viajou. Mas os prefeitos e lideranças, capitaneados por Paulo Piau, ficaram e foram recebidos pelos diretores da companhia.
Avanço - Segundo Piau, o jogo foi duro com a Azul, reclamando do monopólio sobre o aeroporto de Uberaba, preço excessivo das passagens e descaso com a clientela da região. Números da Infraero foram levados para provar que os voos partiam de Uberaba lotados - ou quase - diariamente. A pressão valeu. A Azul reconheceu que precisa rever o relacionamento com Uberaba e firmou compromisso de, passada a Copa do Mundo, restabelecer em caráter experimental voo diário para Brasília, além de aumentar e melhorar os voos para BH (Confins apenas).
O ninho tucano define a chapa que pretende levar à sucessão ao governo de Minas. Na segunda-feira o deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, será apresentado como o nome a dobrar com o ex-ministro das Comunicações de FHC, Pimenta da Veiga. Não são poucos os que entendem que Dinis merecia cabeça de chapa
Ritual - E falando em eleições, na festa de aniversário preparada pelo empresário João Pinto Ribeiro ao ex-governador, seu amigo de longa data, Antonio Anastasia, mais uma vez um banquinho roubou a cena. Todo ano eleitoral é a mesma coisa e, garantem os convidados, nunca falhou. O anfitrião sobe, saúda os convidados e depois sobem pretensos candidatos. Seria uma espécie de banco da sorte. Aécio subiu e ganhou, Anastasia também. Na dúvida, Pimenta da Veiga fez questão de não quebrar o ritual. Anastasia, mais que agradecer como aniversariante, também usou o minipalanque como pré-candidato a senador.
Hum? - Que ninguém estranhe se virem durante as eleições os ex-prefeitos Anderson Adauto e Marcos Montes no mesmo palanque. Não será miragem. Não está descartada e é cada vez mais possível que os dois arqui-inimigos subam no caminhão do tucano Pimenta da Veiga.
Estratégia - O ninho tucano vê em AA um peso interessante para contrapor o apoio do governo municipal ao concorrente Eduardo Pimentel, que é do PT. Mas calma, mesmo que a ideia vingue, também não precisam imaginar AA e MM de mãos dadas (naquela imagem que tem a cara do entusiasmo eleitoral). Certamente vão ficar fisicamente em lados opostos, apesar de no mesmo caldeirão.
Profissional - O colega jornalista e marqueteiro Tharsis Bastos trocou Wagner do Nascimento Júnior por Heli Andrade “Grilo”. Nas eleições passadas a criatividade e competência de TB foram reconhecidamente importantes para a popularidade de Júnior. Mas, sabe-se lá por que cargas d’água, a parceria foi desfeita. O novo assessorado, Grilo, parece encantado com as ideias, estratégias, textos e peças propostas por Tharsis.
Poético - No início de sua petição de 84 páginas, onde acusa o ex-prefeito Anderson Adauto, o ex-secretário municipal João Franco e outros de cometerem atos de improbidade administrativa na contratação da Home Care, o promotor José Carlos Fernandes Júnior cita Machado de Assis: “Dizia não sei que homem de estado, que é de boa política fazer o mal, porque depois toda a concessão é considerada um bem de valor real”.
Forte - Já no encerramento daquela peça, Fernandes Júnior cita Balise Pascal: “A Justiça sem a força é impotente; a força sem a Justiça é tirânica. A Justiça sem a força será contestada, porque há sempre maus; a força sem justiça será acusada. É preciso, pois, reunir a Justiça e a força; e, dessa forma, fazer com que o que é justo seja forte, e o que é forte seja justo”. Como já é sabido, os dois réus, Franco e AA, foram condenados e preparam recurso.
Novo prefeito - Publicado segunda-feira à noite acórdão confirmando sentença condenatória de perda de mandato contra o prefeito de Araxá, Jeová Moreira, e vice, Edna Castro, fruto de investigações por crimes eleitorais. Mesmo condenados por unanimidade, vão recorrer ao TSE com pedido de liminar com efeito suspensivo para não deixar os cargos até julgamento final. Pelo sim, pelo não, o presidente da Câmara, vereador Miguel Alves Ferreira Júnior, assumiu ontem a Prefeitura e já marcou as posses de Aracely de Paula (que já foi prefeito) e Lídia Jordão para terça-feira. Como está deputado federal, Aracely terá que renunciar à cadeira na Câmara Federal se quiser garantir o trono municipal.
Missão - O publicitário e jornalista Marcos Rocha concluiu ontem sua história por aqui na Terra.