AGENDA COMPLETA
Reativada agora, no final do ano, a Comissão de Monitoramento em Eventos Esportivos e Culturais – Comovec - pretende organizar uma agenda de eventos para 2022 e planejar, previamente, o monitoramento de cada um. Segundo o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública de Uberaba (Comseg), coronel Alexandre Oliveira, a ideia é estabelecer regras a serem seguidas pelos promotores de eventos, de tal forma que as forças de segurança possam planejar suas ações. O calendário desses eventos que reúnem mais de 3 mil pessoas não pode impactar negativamente a segurança da comunidade, segundo pondera Cel. Alexandre.
CADA UM NA SUA
Ainda de acordo com o secretário executivo do Comseg, eventos de maior porte, como a CIA por exemplo, movimentam um aparato de segurança muito grande. Por isso, exigem um prazo maior para o planejamento das ações e mobilização das equipes. O que se está pensando, neste momento, é estabelecer prazos mínimos para a comunicação dos eventos à Comovec, sendo de 7 dias úteis para eventos com até 500 pessoas, e de 60 dias para eventos com 5 mil pessoas ou mais. O importante é a comunicação do evento com antecedência, detalhadamente, para o devido planejamento de segurança.
NO CAMPO
Ponte Alta, Peirópolis e Capelinha do Barreiro deverão ganhar câmeras do Cidade Vigiada em 2022. Outros bairros rurais poderão igualmente ser contemplados, de modo a manter o controle de seguranças nos seus respectivos acessos.
VIDA AO CENTRO
Decisão da prefeita Elisa de levar para o Banco do Brasil a movimentação bancária da Prefeitura deve impactar o centro da cidade de forma positiva. Avaliação é do vice-prefeito Moacyr Lopes, em entrevista à Rádio JM esta semana. Ele ressaltou que a ocupação de seis andares do prédio do Banco do Brasil por secretarias municipais levará “vida” ao miolinho da cidade, além de gerar economia aos cofres públicos já que se livrarão do pagamento de aluguéis de imóveis. Bom para a PMU, ruim para os locadores…
NO FOCO
Ainda na entrevista ao colega Paulo Garcia, o vice-prefeito garantiu que ao final dos quatro de anos de mandato deverá voltar a atuar exclusivamente na iniciativa privada. Não tem pretensões de novos voos políticos. Por outro lado, Moacyr Lopes prevê um futuro promissor para a prefeita Elisa no cenário nacional.
NATAL, NATAL
Num ano de perdas significativas para todos nós, em que Educação e Ciência perderam alguns de seus grandes expoentes em Uberaba, como os professores Décio Bragança e Eduardo Crema, e tantos mais vitimados pela Covid, como o amigo Rodrigo Mateus e o colega jornalista Luiz Gonzaga de Oliveira, temos de celebrar a vida e o privilégio de estarmos vivos neste 25 de dezembro. Um ano difícil, um ano de dor, de sofrimento, mas também de aprendizado e de superação. Temos de ser gratos pela enorme bênção que é estarmos vivos. Feliz Natal a todos vocês!