ALTERNATIVA

Baixas no Governo Elisa geram especulações

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 23/01/2022 às 08:00Atualizado em 18/12/2022 às 18:05
Compartilhar

Desde a noite de sexta-feira não se fala em outra coisa senão as exonerações de secretários municipais publicadas no Porta Voz. Nas redes sociais houve quem lamentasse a saída da presidente do Ipserv, considerada profissional séria e competente. Outras exonerações, no entanto, foram vistas como naturais e até esperadas. Mesmo assim, geraram especulações e versões variadas. Teve até quem dissesse que “onde precisaria mexer, Elisa não mexeu ainda”.

Embora o governo municipal tenha dito que os desligamentos foram feitos a pedido dos exonerados, as publicações no jornal oficial do município não trazem essa informação.

PROBLEMA DE SAÚDE

Consta que a exoneração do secretário Carlos Roberto Lopes teria sido motivada por problemas de saúde dele. Mas, nos bastidores, os comentários dão conta que a prefeita não andava satisfeita com o ritmo de trabalho do secretário de Obras. Apesar de ser um técnico de primeira linha e ter um currículo invejável, Carlinhos tinha dificuldade para “sair do lugar”. Já o subsecretário, Pedro Arduini, tem perfil oposto. É proativo, “ligado no 220”, e acabou tomando a frente das soluções mais importantes da Sesurb. Com isso, ele se cacifou para assumir a pasta, ainda que interinamente neste primeiro momento. Na verdade, todas as demandas internas e externas ligadas à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos já vinham sendo levadas ao Pedro, com a certeza de pronta resposta.

OLHA O PERIGO!

O caso do secretário Carlos Delfino é diferente. Ele vinha acumulando duas pastas pesadas, a de Planejamento e a de Meio Ambiente, desde o início do governo Elisa. Consta que ele teria optado pela Semam, com as bênçãos da prefeita, para conduzir os projetos de arborização e de revitalização das praças e parques da cidade. O problema talvez tenha sido entregar a Secretaria de Planejamento à jovem e inexperiente Fúlvia Mendes, a subsecretária. A moça foi nomeada para o cargo em meados do ano passado e logo de cara se envolveu num BO, por ter usado o computador da Prefeitura para compras online em horário de trabalho.

BYE BYE

A exoneração de Pollyana Silva de Andrade do cargo de presidente do IPSERV, o instituto de previdência dos servidores, foi surpresa para muita gente, mas não para aqueles que convivem com ela, pois há tempos Pollyana vinha dando sinais de insatisfação. No entanto, a “rádio peão” diverge sobre os motivos dessa insatisfação…

TROCA TROCA

Embora seja natural o troca-troca de integrantes de primeiro e segundo escalões, chama a atenção a frequência com que as exonerações têm acontecido na Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes. Nesta sexta-feira foi exonerado mais um. Desta vez, Fabiano Henrique Sene, que era chefe da seção de Educação no Trânsito.

MAIS UMA ADJUNTA

Uns saindo, outros entrando. A Secretaria de Administração acaba de ganhar uma secretária adjunta. Trata-se de Ana Cristina de Paula e Silva Castro.

OLHA ELE AÍ!

Ex-goleiro do Uberaba Sport Club em seus áureos tempos, Diron Francisco Nunes foi nomeado chefe da seção de Complexos Esportivos e Praças, da Funel. Também na Fundação de Esporte e Lazer, caiu o presidente adjunto, Roberto Andaki. Para o lugar dele foi nomeado Guilherme Cecílio Resende.

NAS NUVENS

Boletim epidemiológico deste sábado revela 1.116 casos novos de Covid em Uberaba, em 24 horas. Dois óbitos também foram registrados. Já estamos com mais de 9.700 casos ativos, ou seja, gente que testou positivo. E mesmo assim os barzinhos, os supermercados, as farmácias, os ônibus estão lotados. Salve-se quem puder, já que quase ninguém está dando bola para o decreto com medidas restritivas.

MUITO POUCO

Testagem da Funel neste sábado distribuiu apenas 250 senhas. Isso significa que os números do boletim epidemiológico deste domingo deverão ser infinitamente menores. Menos testes, menos casos confirmados.

EM ORAÇÃO

Estimado colega Luiz Crosara, comunicador de primeira grandeza do Canal do Boi, está lutando contra a Covid e teve de ser entubado neste sábado. Todos nós, seus amigos, estamos em oração por sua saúde.

ESCORREGÃO

Levando o nome do avô de saudosa memória e que era um médico dedicado a salvar vidas, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, mais uma vez se envolveu em polêmica ao assinar uma nota técnica defendendo o kit Covid para o tratamento da doença, e, por outro lado, negando eficácia à vacina. O assunto mereceu destaque nos principais jornais do país e do mundo, colocando o secretário numa posição extremamente desconfortável.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por