A César o que é de César
Codau só vai assumir a culpa dos problemas que são dele. Os outros não. Esta foi a orientação dada pelo presidente Luiz Guaritá Neto ao pessoal do Codau. Segundo ele, muitas queixas populares não se referem a fatos relacionados especificamente ao serviço prestado pelo Codau, como por exemplo falta d´água em prédios onde as caixas-d’água são insuficientes para atender a todos os moradores. Ele lembra também que recentemente moradora do Fabrício reclamou que ficou sem água por dois dias e quando o abastecimento foi restabelecido, a água saiu suja das torneiras. Luiz Neto explica que, neste caso, a sujeira era da caixa-d’água e não da água. Por conta dessas queixas – principalmente as recebidas pelo 115 – o presidente orientou sua equipe a checá-las, uma a uma, e dar respostas à população, sendo o erro do Codau ou não.
Vapt-vupt
Luiz Neto revela que o volume de queixas motivadas por vazamentos d’água continua grande. Mas o Codau conseguiu reduzir de três meses para três dias o tempo de reparo.
De volta
Os técnicos que ocuparam diretorias no Codau há oito anos foram todos chamados de volta para reassumir as funções. Muitos voltaram, como Molinar e Olavo Resende. Luiz Neto considera fundamental a experiência dessa “velha guarda” do Codau para a solução de problemas técnicos.
Fora de combate - No pátio da Piracicabana é possível ver 14 ônibus do BRT parados, com poeira se acumulando no teto. Há meses os veículos estão nessa situação, esperando a hora de entrar em circulação...
Obra grande - Todo o esgoto da rua Ricardo Misson está sendo refeito pelo Codau, nas imediações do Hospital Hélio Angotti. O tamanho da obra surpreendeu até mesmo a equipe técnica do Codau.
Sinal de alerta
Até o fim do mês a Band deverá enxugar 10% de sua folha de pagamento. Medida foi tomada para manter a saúde financeira do grupo. Com isso, a Band deve encerrar agosto com 350 funcionários a menos. Em Uberaba, os cortes foram feitos esta semana, incluindo a área de jornalismo. Eventos tradicionais da rede, como os concursos de Miss e a Fórmula Indy, só serão exibidos se captarem patrocínios. A tesoura também entrou em ação na rede Vitoriosa de Rádio, com cortes expressivos nos quadros funcionais, inclusive na emissora de rádio AM em Uberaba, onde serão mantidos apenas dois programas locais, pela manhã. Este ano, várias empresas de comunicação também apelaram para demissão em massa para manter a saúde financeira. Agora a Band e a Vitoriosa acendem a luz amarela e pisam no freio também. Com a economia dando piruetas novamente, fica difícil para toda e qualquer empresa manter o nível de emprego e planejar o futuro. Quem aguenta tantos sobressaltos?
Seda pura
No coquetel de lançamento da ExpoCigra, segunda-feira, o presidente da ALMG rasgou a maior "seda" para o secretário de Estado Narcio Rodrigues. Dinis Pinheiro é um dos nomes cotados para a sucessão do governador Anastasia e sabe que Narcio é uma das vozes mais ouvidas no ninho tucano. Aliás, Narcio também está cacifado para encabeçar chapa do PSDB ao governo do Estado.
Prazos suspensos
A presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) suspendeu, após reivindicação da seção mineira da OAB, os prazos dos processos que tramitam pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe), desenvolvido para a automação do Judiciário. O motivo foi a lentidão, aliado ao mau funcionamento de algumas funcionalidades do sistema. Os prazos estarão suspensos até amanhã, com remanejamento das respectivas pautas e sessões. A instabilidade no sistema passou a ser observada por vários advogados desde segunda-feira.
Sujeira - Vigilância Sanitária foca as atenções nos açougues, mas precisa enxergar com urgência outros ambulantes que comercializam alimentos ao ar livre ou em locais totalmente inadequados. Uberaba está lotada de exemplos de churrascos assados na calçada, sanduíches feitos sem as devidas condições de higiene e por aí afora. Tem até carrinho de lanches estacionado em frente de hospital, puxando energia direto de poste e esparramando banquinhos nas calçadas. Neste caso, os pedestres são obrigados a disputar a rua com os carros. Vamos agir, Vigilância? O que vale para um tem de valer para os outros também...
Boa ideia
O Rio Janeiro está multando quem joga lixo na rua. A ideia deveria se estender para o resto do país. No Primeiro Mundo não há necessidade de leis para punir quem joga lixo na rua, mas aqui infelizmente as pessoas só aprendem quando “dói no bolso”.
Festival
O Jornal da Manhã não está promovendo festival de música popular, nem propondo qualquer projeto cultural do gênero. Da mesma forma, não autorizou terceiros a levantar patrocínios para o tal evento. Aliás, a Fundação Cultural de Uberaba também está divulgando nota em que deixa claro que não deu apoio ao festival de MPB que promete trazer shows de Nando Reis, Família Rodrigues e Jorge Vercilo. É papo-furado de quem está usando – sem autorização – o nome do JM e da Fundação na divulgação do tal evento.